Fique a conhecer alguns dos melhores atributos dos melhores destinos transmontanos. São pequenos paraísos para descobrir em Trás-os-Montes.
Quem não gosta de viajar? Todas as pessoas gostam, porque uma viagem não se cinge a uma movimentação de um lado para o outro. Uma viagem é uma experiência que promove um enriquecimento. Portugal tem muitas regiões que encantam viajantes de todo o mundo.
O nosso país tem um conjunto de regiões particularmente encantadoras. Uma das regiões que reúne um conjunto de atrações imperdíveis é Trás-os-Montes. A beleza das paisagens é uma caraterística comum a alguns dos destinos mais encantadores de Trás-os-Montes.
No entanto, cada um dos destinos que reunimos apresenta uma série de qualidades que os torna em locais singulares, fascinantes. Fique a conhecer alguns dos melhores atributos dos melhores destinos transmontanos. São locais com atrações imperdíveis.
8 paraísos para descobrir em Trás-os-Montes
1 – Rio de Onor
Esta aldeia encantadora encontra-se presente no Parque Natural de Montesinho. Rio de Onor é uma aldeia fronteiriça, que se localiza no concelho de Bragança. Curiosamente, esta aldeia é atravessada pela fronteira com Espanha, por isso muitos consideram Rio de Onor “uma aldeia, dois países”. Rio de Onor está presente no lado português. Rihonor de Castilla está do lado espanhol.
Rio de Onor é uma aldeia conhecida pela sua identidade, pelas fortes raízes comunitárias. O coração comunitário desta aldeia é o seu maior património. Os seus habitantes gostam de partilhar tudo o que têm. O dialeto local é o rionorez, criado por via da proximidade com a aldeia espanhola, Rihonor de Castilla.
Esta aldeia assegura uma experiência singular, verdadeiramente enriquecedora. A Casa do Touro é uma das suas atrações. Antigamente, o edifício onde se encontra este espaço museológico acolhia o touro comunitário da aldeia. Foi no final de 2018 que este espaço museológico foi inaugurado.
Aproveite a oportunidade para dar um salto à “aldeia gémea” espanhola, Rihonor de Castilla, uma aldeia presente no condado de Senabria, que pertence ao município de Pedralba de la Pradería, na província de Zamora, em Espanha.
2 – Lagos do Sabor
Lagos do Sabor é um destino maravilhoso, um verdadeiro paraíso! Conhecer Lagos do Sabor é uma experiência imperdível. Este destino de sonho está presente em Trás-os-Montes, sendo um local que defende bem os encantos da região.
A beleza que circunda este destino é deslumbrante, além de não faltarem encantos. Lagos do Sabor permite que se viva muitas experiências distintas. A diversão e os bons sabores estão garantidos…
Lagos do Sabor revela-se uma experiência imperdível. Há um espaço de 70 km de lagos que, segundo uma afirmação presente no comunicado da Associação de Municípios do Baixo Sabor (que agrega concelhos como: Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo), estão “ligados entre si por gargantas e penhascos, que formam um verdadeiro santuário da vida selvagem e oferecem aos visitantes um céu azul e um horizonte de cortar a respiração.”
Houve um momento histórico que levou à formação dos lagos. Estes lagos surgiram como uma consequência natural de uma construção importante na área. A barragem do Baixo Sabor (em 2016) foi a construção que esteve na origem deste conjunto de lagos. Ela alterou o curso de água, modificou o cenário local por completo.
3 – Pitões das Júnias
O mosteiro local é uma das atrações imperdíveis desta aldeia. A sua construção revelou-se de grande importância, por isso deu nome à localidade. A sua fundação remonta ao século XII.
Nessa altura, era conhecido por Senhora das Unhas. O Mosteiro Benedito mantém o seu traçado original, distinguindo-se pelo estilo românico. Este mosteiro está classificado como Monumento Nacional.
Outra atração bastante popular é a cascata. Além da beleza da queda de água, há a paisagem envolvente, verdejante e deslumbrante. A aldeia tem nesta incrível cascata uma das razões que a torna num dos destinos mais apreciados da região.
A cascata com águas da Ribeira de Pitões apresenta vários níveis de altura. A água límpida desagua num magnífico lago, que se encontra junto a um carvalho com séculos de História.
4 – Vilarinho de Negrões
A aldeia Vilarinho de Negrões apresenta uma beleza rara. Esta aldeia pode ser encontrada em Montalegre, junto da freguesia de Negrões, na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão, cuja construção da barragem foi concluída no ano de 1964.
Vilarinho de Negrões tem um património verdadeiramente único, sendo circundada por uma paisagem. Por isso, revela-se um destino de visita obrigatória.
Vilarinho de Negrões é uma aldeia pitoresca, com ruas amorosas. Um passeio por estas ruas permite testemunhar a riqueza do património desta aldeia. O seu casario típico dispersa-se sobre uma península estreita. Há poucas pessoas a habitar Vilarinho de Negrões, apesar desta ser considerada uma das aldeias mais bonitas de Portugal.
Entre as atrações locais, estão o forno em granito e os canastros esguios, espaço no qual se conserva milho e o centeio. Outros destaques da região são castros de Negrões, Vilarinho e Lamachã.
5 – Parque Natural de Montesinho
Este parque é uma das atrações mais encantadoras na Região de Trás-os-Montes (Nordeste Transmontano). O Parque Natural de Montesinho apresenta uma área com cerca de 74.224,89 ha, por isso é considerado um dos maiores parques naturais de Portugal.
No seu território, o Parque Natural de Montesinho apresenta uma diversidade assinalável de espécies de avifauna. São mais de 120 espécies de aves nidificantes. Neste Parque, também pode encontrar cerca de 70% das espécies terrestres que estão presentes no nosso país, tais como: o lince ibérico (Lynx pardina) ou o javali (Sus scrofa).
Há até um animal especial. Trata-se do Lobo-Ibérico (Canis lupus). O Parque Natural de Montesinho é um território onde se encontra uma das mais importantes populações desta espécie.
Alguns investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) anunciaram recentemente que se encontram a desenvolver um Mapa geral de Extinção das Espécies do Parque Natural de Montesinho.
Ele será feito através do projeto MontObEO e trata-se de algo que nunca foi feito até ao momento. De forma a avaliar devidamente o risco de extinção da flora e fauna, os investigadores vão recorrer a metodologias inovadoras.
Leia também:
- As 8 aldeias mais bonitas de Trás-os-Montes
- 6 locais de visita obrigatória em Trás-os-Montes
- Lagos do Sabor: um paraíso em Trás-os-Montes
6 – Parque Natural do Alvão
O Parque Natural do Alvão tem cerca de 7.238,3 ha. Este parque tem uma zona essencialmente granítica. Um dos destaques deste parque é rio Olom que se encontra associado à queda de água das Fisgas do Ermelo. Esta atração é uma das mais populares do Parque Natural do Alvão. Trata-se mesmo de uma das maiores cascatas do nosso país.
É possível encontrar diversas plantas raras no Parque Natural do Alvão. Entre elas, encontram-se a orvalhinha ou rorela (Drosera rotundifolia). Esta é uma espécie de planta carnívora que só cresce em terrenos encharcados. É possível encontrar esta planta carnívora nas margens dos cursos de água.
Há muitos outros destaques no Parque Natural do Alvão, especialmente no que diz respeito à fauna, como o Lobo-Ibérico (Canis lupus). A borboleta-azul-das-turfeiras (Phengaris alcon), que encanta pela sua beleza, é outro dos atrativos do Parque Natural do Alvão.
Esta encantadora borboleta habita em turfeiras e lameiros húmidos, em locais onde se encontra a planta genciana-dos-pauis (Gentiana pneumonanthe) e formigas do género Myrmica. Esta espécie de borboleta depende de ambas para completar o seu ciclo de vida.
7 – Chaves
Chaves é uma cidade que se tornou num símbolo da região. Esta cidade transmontana reúne um conjunto de qualidades que faz de Chaves um destino imperdível, inigualável. A beleza natural desta cidade é formidável. Além desse património natural, Chaves revela ainda um legado histórico e cultural riquíssimo, incomum.
Esta cidade é banhada pelo rio Tâmega. A cidade de Chaves tem um elemento importante neste rio. O rio Tâmega reivindica protagonismo nas melhores paisagens locais, tornando Chaves particularmente bela.
A localização de Chaves revela-se um ponto a favor desta cidade, pois torna-a bastante apelativa e procurada. Esta bela cidade transmontana encontra-se muito próxima de Nuestro Hermanos. Chaves parece quase beijar a vizinha Espanha.
Uma estadia em Chaves facilmente se torna inesquecível devido ao conjunto de atrações da cidade. Entre as melhores atrações da cidade e da região estão a Torre de Menagem do Castelo Medieval e o perímetro da muralha. Tratam-se de espaços icónicos que conquistam qualquer visitante da cidade Transmontana.
Há ainda uma atração que chama à atenção de muita gente que visita a cidade de Chaves. Trata-se da ponte romana de Trajano, uma construção com muita história. Existem ainda outros elementos que dizem muito sobre a história da cidade, como as termas romanas ou os fortes de São Francisco e São Neutel.
Existem também diversas construções religiosas pela cidade. Entre os maiores destaques estão as igrejas Matriz e da Misericórdia. Estes dois templos são dois exemplares imperdíveis para os amantes da arquitetura religiosas. Outra atração importante desta cidade é o paço dos Duques de Bragança. Neste local vive-se outra experiência fantástica.
Já no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso encontrará um espaço que será do agrado de todos e não apenas dos amante de arte. Este museu foi inaugurado em julho de 2016. O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso encontra-se presente num edifício projetado pelo famoso arquiteto Siza Vieira.
8 – Arribas do Douro
O Parque Natural das Arribas do Douro está presente a oeste das províncias espanholas de Zamora e Salamanca. Este parque encontra-se em plena Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica.
Foi devido ao rio Douro que um profundo e escarpado vale foi cavado. Ele encontra-se disperso ao longo de várias dezenas de quilómetros, servindo até como uma fronteira natural entre Portugal e a Espanha.
O Parque Natural Arribas do Douro (e Arribes del Duero) e o Parque Natural do Douro Internacional, realizam um trabalho em estreita colaboração. Ambas as entidades atuam na proteção da Natureza desta zona fronteiriça.
Existem miradouros soberbos no Parque Natural das Arribas do Douro, locais com vistas privilegiadas sobre o Canhão do Douro. Entre os miradouros mais populares estão: o Miradouro do Grande Meandro do Rio Douro, o Miradouro das Barrancas ou o Miradouros da Puente de Requejo. O cenário nestes locais é sempre deslumbrante. Neste destino, há muita vida selvagem, trilhos fantásticos, onde se destacam as idílicas cascatas.