Surpreenda todos com estas 8 dicas para fazer um churrasco inesquecível. O churrasco é um recurso muito usado em convívios e festas, pois é muito prático, todos gostam e é relativamente fácil de preparar. Isso não significa que não tenha a sua técnica e não haja truques para conseguir um churrasco verdadeiramente memorável. Escolher os ingredientes certos é um passo importante, mas também há que ter em conta alguns truques e dicas que podem fazer a diferença entre um churrasco banal ou verdadeiramente delicioso. Fique a saber.
Leia também: Aprenda a fazer carne assada tenrinha
8 dicas para fazer um churrasco inesquecível
Organize o churrasco
Para um churrasco bem-sucedido, é preciso apostar no planeamento e não ter pressa.
O processo de acender o carvão não deve ser subestimado. O carvão deve estar em brasa durante pelo menos uma hora, até começar a ganhar uma cor cinza clara. Só nessa altura deve colocar a carne.
Depois, deve contabilizar o tempo de confeção da carne, de acordo com o tipo de carne em questão, claro.
Tempere bem
Embora o sal seja um condimento importante do churrasco, não se deve abusar dele e, para isso, o ideal é conjugá-lo com outros temperos como tomilho, com azeite ou manteiga. O sal deve, contudo, ser colocado em primeiro lugar (e no momento de levar a grelhar) e, só depois de a carne o ter absorvido, incluir os restantes condimentos, que também podem incluir ervas secas, como aipo, alho, entre outras ervas.
Considere os acompanhamentos
Deve escolher bem o acompanhamento do seu churrasco, de modo a ele não se sobrepor ao sabor da carne, mas também não ser “engolido” por ela. Assim, deve procurar um complemento perfeito.
Os hidratos de carbono são sempre opções bem recebidas como o arroz ou as batatas, as quais até podem ser assadas na grelha, embrulhadas em papel de alumínio por 30 minutos.
Uma escolha mais light e saudável são as saladas, podendo neste caso selecionar folhas mais picantes e de sabor mais fortes, como o agrião e a rúcula. Não se esqueça de poupar na gordura extra (a carne já tem quanto baste) e, por isso, evite maionese ou outros molhos de compra.
Prepare molhos caseiros para as carnes
O vinagrete é um molho simples, capaz de tornar a carne mais saborosa e picante. Outra opção é também o molho de chimichurri, feito com dois molhos de salsa picados e uma cabeça de alho. Depois, junte orégãos, duas colheres de sopa de molho de tomate, azeite, sal e pimenta a gosto. Reserve por uma hora e está pronto.
Asse as peças corretamente
Só usando as técnicas de grelha certas é possível obter peças de carne com a maciez, suculência e sabor pretendidos.
As carnes devem ficar bem próximas da brasa do carvão, entre 5 a 15 minutos. Isto, serve para que elas selem a superfície e o seu interior se mantenha suculento. Para algumas carnes, este processo pode ser o suficiente para a sua confeção.
Já no caso das carnes mais grossas ou que se querem mais bem passadas, as peças, depois de seladas, devem ser colocadas num espaço da grelha mais distante do fogo, para que grelhe lenta e homogeneamente.
Calcule a porção de carne por pessoa
No geral, destina-se cerca de 400g de carne por pessoa. Depois, resta considerar o número de pessoas que vai ter no seu churrasco e distribuir a quantidade total pelas várias peças de carne que esteja a pensar comprar.
Tome nota das carnes imprescindíveis
Por norma, um churrasco quer-se variado e com uma oferta de carnes bem completa. Porém, há algumas mais populares como a picanha, o frango, as febras, a entremeada, as costeletas, entre outras, claro. Porém, mais do que a quantidade, importa aposta na qualidade.
Junte frutas e vegetais
Enquanto estiver a grelhar as carnes, aproveite para também grelhar frutas e vegetais, como o abacaxi, a manga, a banana ou o pimento e a courgette. Como acompanhamento ou sobremesa, esta é uma proposta deliciosa e surpreendente.