Se procura por um destino encantador em Portugal para uma escapadinha de fim de semana ou para férias de sonho, as aldeias do Alentejo são uma escolha imperdível. Com a sua arquitetura tradicional, ruas estreitas e casas caiadas de branco, estas belas aldeias alentejanas oferecem uma experiência única aos visitantes que procuram uma imersão na cultura e história local. Seja na planície ou no montado, as aldeias do Alentejo têm um charme que cativa todos os que as visitam. Neste artigo, destacamos as aldeias mais bonitas do Alentejo que tem mesmo de visitar, para que possa planear a sua próxima viagem com total confiança.
Além da beleza arquitetónica e rural das aldeias do Alentejo, os visitantes podem desfrutar de uma gastronomia rica e saborosa, com pratos típicos como o ensopado de borrego, migas alentejanas e o famoso pão alentejano. Não deixe de provar os vinhos da região, famosos pela sua qualidade e sabor único, que são perfeitos para acompanhar uma refeição tradicional alentejana.
Além disso, as aldeias do Alentejo também oferecem uma grande variedade de atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e passeios a cavalo, para que possa explorar toda a beleza natural da região. Não perca a oportunidade de descobrir os tesouros escondidos das aldeias do Alentejo na sua próxima viagem!
8 das aldeias mais bonitas do Alentejo
1 – Santa Susana
Esta povoação encontra-se presente em Alcácer do Sal. Santa Susana é uma aldeia encantadora que se situa a apenas 1h30 da capital portuguesa. Trata-se de um destino tranquilo e cheio de encantos. Neste local formidável, podemos ter umas férias reparadoras ou fazer uma escapadinha de sonho. Nesta povoação, podemos encontrar tudo o que se necessita para uma estadia tranquila, repleta de elementos que nos farão viver momentos inesquecíveis. Santa Susana apresenta-nos um conjunto de atrações encantadoras.
Santa Susana é uma aldeia recente, que surge na década de 50 do século passado, numa época em que foi preciso encontrar um espaço no qual se pudesse alojar os diversos trabalhadores agrícolas que se encontravam a trabalhar nesta parte do Alentejo. As famílias destes trabalhadores foram aumentando com o passar do tempo. Por isso, uma comunidade formou-se naturalmente. A prosperidade deste lugar originou o desenvolvimento de Santa Susana.
Nesta aldeia, podemos encontrar meia dúzia de ruas. A experiência de passear nelas é bastante agradável. Em Santa Susana, vive-se um quotidiano tranquilo a um ritmo relaxado. A arquitetura rural desta aldeia é tradicional. As casas de Santa Susana são charmosas. Tratam-se mesmo da grande atração da aldeia. Elas contribuem para a criação de um cenário de grande beleza.
O conjunto de casas tradicionais integra-se perfeitamente numa paisagem deslumbrante. Facilmente se percebe por que razão esta aldeia se tornou num símbolo para a região do Alentejo. A Igreja de Santa Susana é uma das muitas atrações da aldeia. A Igreja Matriz é um dos quatro monumentos principais desta povoação. A ponte barroca submersa, o cruzeiro e o Teatro Comunitário são outras atrações imperdíveis. O Tubthen Puntsok Gephel Ling encontra-se presente nas proximidades da aldeia, a menos de 5 km da aldeia. Trata-se de um retiro de budistas tibetanos.
2 – Brotas
Brotas deve a sua origem ao facto de ter sido erguida uma pequena ermida no local. Esta ermida já não existe, no entanto, encontrava-se num espaço onde atualmente se pode encontrar o Santuário de Nossa Senhora de Brotas. Esta construção religiosa é imponente e invulgar. Naturalmente, é uma das atrações da aldeia. Esta povoação tem outros pontos de interesse. Este destino muito peculiar reúne algumas atrações imperdíveis.
As primeiras construções civis em Brotas permitiram formar um pequeno bairro. O pequeno aglomerado urbano inicial da aldeia foi chamado de Barroca de Nossa Senhora de Brotas. Foram romeiros, organizados em confrarias, que mandaram erguer estas importantes construções civis. Ainda se encontram na aldeia lápides que confirmam essa origem.
A Igreja Matriz de Brotas é uma atração imperdível. Esta construção religiosa também é conhecida como Igreja de Nossa Senhora das Brotas. Este templo é classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1956. A Torre das Águias é outra atração local. Ela encontra-se presente na povoação de Águias, mas está integrada na freguesia de Brotas.
3 – Veiros
Esta povoação é mais um destino alentejano encantador. A Aldeia de Veiros revela-se mais um tesouro rural presente no Alentejo. Apesar de ser uma ilustre desconhecida entre as aldeias históricas do nosso país, esta pacata aldeia proporciona uma experiência bastante agradável aos seus visitantes. Esta aldeia tem muitas atrações. Veiros é originária de um castro. O território desta povoação tem uma longa história. Noutros tempos, Veiros chegou a ter ocupação romana. Este espaço encantador recebeu benefícios de vila, como o comprova o Pelourinho de Veiros. Este Pelourinho é um ponto de interesse local, um elemento que ajuda a explicar a longa história de Veiros.
Entre os principais pontos de interesse desta localidade está o seu castelo. O Castelo de Veiros é uma atração imperdível, com os seus torrões redondos medievais. Ele encanta, sendo protagonista num cenário singular. A Igreja Matriz de Veiros é outro elemento que revela o rico património histórico desta aldeia. Esta construção religiosa revela-se um templo interessante, merecedor de uma visita.
4 – Evoramonte
Evoramonte (ou Évora Monte) é uma das aldeias mais encantadoras do Alentejo. Esta singular povoação encontra-se presente no alto de uma colina. Os seus encantos são mais que muitos. A sua posição estratégica permite-lhe usufruir de uma paisagem invulgar, deslumbrante. Evoramonte apresenta-se como uma aldeia fortificada. Esta povoação tem no seu centro medieval uma atração imperdível. Neste local, o Castelo ergue-se e assinala a sua presença. Este fantástico elemento arquitetónico tem muitas histórias para contar.
A origem desta fortaleza remonta ao século XVI. Neste espaço territorial, podemos ainda destacar outro ponto de interesse, a torre de menagem. Esta construção também merece a nossa atenção. A experiência de nos aventurarmos pelo interior desta povoação é memorável. Nesta singular aldeia podemos encontrar outras atrações. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é uma das suas construções mais encantadoras.
Este templo foi construído no século XVI. Há outra construção merecedora de uma visita, a Igreja de São Pedro. Este templo foi construído no século XV. O Santuário da Misericórdia é outra construção imperdível que poderá encontrar nesta aldeia.
Leia também:
- Aqui D. Afonso Henriques magoou-se com gravidade perto do Alentejo
- A aldeia que foi ocupada por visigodos e muçulmanos no Alentejo
- Conhece a cidade-museu que é Património Mundial no Alentejo?
5 – Monsaraz
Esta povoação revela-se um destino fantástico. Todos os visitantes ficam rendidos aos encantos de Monsaraz. Esta vila pode ser encontrada no topo de uma colina, junto ao Guadiana. O Castelo é o ex-libris da povoação. Trata-se de uma construção singular. Este elemento arquitetónico imponente servia como ponto de vigia. Era a partir desta construção que se observava e vigiava a fronteira com Castela.
As ruas estreitas de xisto que se encontram em Monsaraz proporcionam momentos agradáveis. As ruelas da vila são perfeitas para passear tranquilamente. As paredes caiadas de branco que se encontram nesta povoação concedem um charme especial à vila medieval. Em Monsaraz, poderá encontrar vários locais, nos quais é possível contemplar cenários incríveis, espaços com vistas arrebatadoras sobre a paisagem alentejana e sobre a albufeira de Alqueva.
O Menir do Outeiro é um dos grandes destaques desta povoação. A experiência de visitar a Igreja Matriz de Santa Maria da Lagoa é encantadora. Este templo deixará rendido qualquer admirador de construções religiosas. Quem visita Monsaraz deve visitar o Centro Náutico de Monsaraz. Nos meses de verão, a Praia Fluvial de Monsaraz revela-se um ponto de passagem obrigatória, proporcionando momentos refrescantes nos dias de calor.
6 – Melides
Melides é uma pequena aldeia costeira que se encontra presente na freguesia homónima. Este destino rural deslumbrante está situado no concelho de Grândola. O território de Melides apresenta um conjunto de caraterísticas que tornam esta aldeia num autêntico paraíso. Esta aldeia pitoresca é deslumbrante. Esta povoação apresenta diversos pontos de interesse que encantam todos os seus visitantes. As pessoas que escolhem visitar Melides tomam uma decisão acertada, pois nesta aldeia há vários motivos que tornam o quotidiano memorável.
No território circundante de Melides, podemos encontrar vários elementos históricos e arqueológicos. A Necrópole de cistas das Casas Velhas é uma das diversas atrações que se podem ver nesta local. Outras atrações que comprovam a riqueza deste lugar singular são o Dólmen da Pedra Branca e as Ruínas Romanas. A Igreja de S. Pedro é uma construção religiosa particularmente interessante. Este templo merece ser destacado. A Igreja de Santa Marinha é outra construção religiosa presente neste território que merece ser visitada.
7 – Messejana
Esta povoação é de origem muito antiga, desconhecendo-se quem a fundou. O nome da vila é estranho, Messejana. Este nome é originário da palavra árabe masjana que tem o significado de prisão ou cárcere, derivando do verbo sajana (que significa encarcerar, meter em prisão). O território Messejana foi conquistado no longínquo ano de 1235. A sua conquista foi feita pelos Cavaleiros da Ordem de Santiago de Espada. A povoação local foi anexada e recebeu a categoria de concelho de D. Dinis, algo que seria foi confirmado mais tarde pelo Foral Novo. Este foral foi concedido no dia 1 de julho de 1512, por D. Manuel I.
Entre as atrações locais, podemos encontrar a Torre do Relógio e algumas casas solarengas. Nesta vila, há ainda outros pontos de interesse, como o Fontanário de Alonso Gomes e o Cruzeiro da Independência. As construções religiosas desta vila são atrações imperdíveis, destacando-se a Igreja Matriz, naturalmente. No entanto, a Igreja da Misericórdia, a Ermida de Nossa Senhora da Assunção e a Ermida dos Santos Reis são outras construções religiosas merecedoras de uma visita. A capela da Aldeia dos Elvas é uma construção mais recente, que não gera o mesmo fascínio.
Nesta vila, podemos também visitar as ruínas do Convento Franciscano de Nossa Senhora da Piedade e as ruínas do Castelo Medieval, duas atrações que nos ensinam muito sobre a história local. A tourada é uma das mais antigas e enraizadas tradições desta vila. Em 1573, realizaram-se três touradas neste espaço territorial. Esse momento acontece quando o rei D. Sebastião se encontrava no sul de Portugal. O monarca passou 4 dias na vila de Messejana.
Uma das atrações locais é o Museu de Messejana. Neste espaço, podemos encontrar uma série de informações relevantes e ficar a conhecer diversas curiosidades que nos permitem saber mais sobre esta povoação. No museu, é realizada a reconstituição de várias dependências das casas típicas alentejanas, (como, por exemplo, a despensa, cozinha, o quarto de cama e a casa da costura).
8 – Ouguela
Esta povoação está presente no concelho de Campo Maior. A aldeia Ouguela faz parte da freguesia de São João Batista, mais precisamente. Esta aldeia tem pequenas dimensões, existindo poucos habitantes em Ouguela. São menos de 100 pessoas a habitar este local encantador! O castelo de Ouguela é uma atração local. Trata-se de um espaço com muita história. A origem desta construção remonta a 1300. Esta fortaleza serviu como uma das praças-fortes que permitia defender o Alto Alentejo das invasões castelhanas.
Este castelo esteve envolvido em inúmeras batalhas, destacando-se o seu papel em momentos históricos marcantes. O castelo de Ouguela teve importância no desenrolar de confrontos relevantes, especialmente na Guerra da Restauração, na Guerra da Sucessão Espanhola e na Guerra das Laranjas. Nesta povoação, poderá viver uma experiência relaxante. A aldeia de Ouguela é um destino perfeito para quem deseja fugir da agitação das grandes cidades e viver momentos tranquilos.