Prepare-se para viver uma experiência absolutamente deslumbrante. Conheça as melhores aldeias históricas do Gerês.
Portugal tem aldeias que são verdadeiramente encantadoras. As pessoas que procuram fugir ao rebuliço das grandes cidades optam por realizar uma escapadinha em aldeias que assegurem a tranquilidade de que necessitam.
Uma das zonas com aldeias absolutamente deslumbrantes é o Gerês. Por isso, este é um destino de referência para quem deseja passar uns dias tranquilos, num cenário memorável. Reunimos um conjunto de aldeias fantásticas que devem ser colocadas na sua agenda, seja para uma escapadinha, seja para umas férias de verão.
O parque nacional da Peneda-Gerês
Sabia que este espaço é o único parque nacional do país? O parque nacional da Peneda-Gerês contém no seu espaço um verdadeiro santuário da Natureza e da vida selvagem. É reserva mundial da biosfera.
Visitar este local representa viver uma experiência singular, com uma riqueza patrimonial inigualável. Além das aldeias que iremos explorar, há castelos, igrejas, pontes, lagoas, quedas de água, montanhas, miradouros, espigueiros, entre muitas outras atrações.
Reunimos neste artigo 8 aldeias verdadeiramente imperdíveis. Fique a conhecê-las.
8 aldeias históricas do Gerês de visita obrigatória
- Castro Laboreiro
- Lindoso
- Fafião
- Soajo
- Pitões das Júnias
- Peneda
- Vilarinho das Furnas
- Gavieira
1. Castro Laboreiro
Esta aldeia situa-se em Melgaço, enquadrando-se num cenário em que a Natureza evidencia toda a sua beleza. A riqueza desta aldeia é fantástica. Há muito para ver. Em Castro Laboreiro, existe um património arquitetónico extremamente rico.
Há vestígios pré-históricos que comprovam que Castro Laboreiro tem uma história longa. Os antepassados e os tempos pré-históricos encontrados são reveladores. Há gravuras e pinturas rupestres neste território, além de uma centena de dólmenes, preciosidades com mais de 5000 anos.
O património arquitetónico desta aldeia é composto por um tipo de construções tradicionais, as castrejas. As construções castrejas da aldeia são parte do encanto desta aldeia. O Castelo de Castro Laboreiro é o ex-líbris da aldeia, um monumento nacional com grande relevância.
A Igreja Matriz e o Pelourinho (datados do século XVI) também merecem a nossa atenção. Outros destaques são os fornos comunitários e os famosos espigueiros.
Onde ficar em Castro Laboreiro?
Hotel Castrum Villae – Walk Hotels
Morada: Lugar de Vila – Castro Laboreiro, 4960-061 Castro Laboreiro, Portugal.
2. Lindoso
Lindoso é uma encantadora aldeia que se situa junto à fronteira com Espanha, estando presente no município de Ponte da Barca. Esta aldeia é famosa pelos seus espigueiros comunitários.
Os tradicionais espigueiros de Lindoso são uma criação datada do século XVII. Os 50 espigueiros do Lindoso são o maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica. Eles encontram-se ao lado das muralhas.
Os espigueiros eram utilizados para secar cereais, além de os proteger dos animais. Estas construções são feitas em pedra. Além de servirem como uma lembrança da vida comunitária de antigamente, os espigueiros formam uma atração turística inquestionável.
O castelo de Lindoso é o ex-libris local. Esta construção do século XIII foi realizada com o propósito de proteger a fronteira com Espanha. Este castelo encontra-se muitíssimo bem conservado. Tem muralhas e torres que servem como um miradouro fantástico para um cenário memorável.
A barragem foi uma construção que criou impacto no cenário, alterou a paisagem envolvente, formando um enorme lago azul.
Onde ficar no Lindoso?
RH Casas de Campo Design
Morada: Parada – Lindoso, 4980-453 Parada, Portugal.
3. Fafião
Fafião é uma aldeia pequena que se encontra na Montanha em Cabril, Montalegre. A aldeia é encantadora e existem muitas atrações turísticas. A gastronomia da região é boa. Por isso, na aldeia (ou nas redondezas) pode experimentar verdadeiros petiscos, nomeadamente nos 3 restaurantes da aldeia.
Contudo, a beleza do cenário também pode levar-nos a querer realizar um belo piquenique. Há muito para ver em Fafião, nomeadamente o fojo do Lobo, que é uma das melhores atrações do parque nacional. O fojo do lobo consiste numa antiga armadilha criada com o propósito de caçar lobos. Assim, é uma construção que ilustra a criatividade, o engenho e a arquitetura rural.
O fojo do lobo de Fafião é uma armadilha que apresenta o formato de V, revelando paredes com mais de 2 m de altura e com 64 metros de comprimento. É uma construção feita em pedra e termina num poço, espaços onde os lobos caçados seriam mortos.
Onde ficar em Fafião?
Casa Da Quelha
Morada: Rua Dos Alambiques Nº 6, Vila Real, Portugal, 5470-017.
4. Soajo
Esta aldeia encontra-se no concelho de Arcos de Valdevez, na margem norte do rio Lima.
As casas tradicionais desta aldeia são feitas em pedra, uma realidade que torna um passeio pelas ruelas particularmente agradável.
Soajo é rústica, charmosa e memorável. Esta é outra aldeia famosa devido ao conjunto de espigueiros comunitários. No total, são 24 espigueiros tradicionais. Estes espigueiros são uma atração local.
A construção destes espigueiros feitos em pedra foi realizada em cima de uma rocha granítica enorme, uma originalidade que contribui para a criação de um cenário incomum, tornando estes exemplares bastante fotogénicos.
Realizar uma caminhada pelas ruas locais representa uma experiência distinta, uma espécie de viagem no tempo. Há um conjunto de atrações que encanta o nosso olhar. Além dos espigueiros, a igreja destaca-se. Os antigos moinhos também são bastante fotogénicos. O pelourinho do século XVI é outra referência que não foge das objetivas dos visitantes. As atrações naturais que se encontram bem perto da aldeia são imperdíveis.
Entre os maiores destaques estão o Poço Negro do Soajo e o Poço Bento. As cascatas do Soajo podem ser pequenas, mas a existência de uma piscina natural revela-se uma atração imperdível num dia quente de verão. Ninguém desperdiça a oportunidade de dar um mergulho nas águas puras e transparentes, uma experiência refrescante e inesquecível.
Onde ficar no Soajo?
Casas do Cavaleiro Eira
Morada: Caminho do Sagramento Lage s/n, 4970-655 Soajo, Portugal.
Casa de RioBom
Morada: Caminho de Riobom 6, 4970-665 Soajo, Portugal
5. Pitões das Júnias
Esta aldeia está presente no município de Montalegre, na zona nordeste do parque nacional da Peneda Gerês. Embora esta seja a zona menos visitada do parque, não faltam atrações. Há muito para ver e fazer em Pitões das Júnias e nas redondezas.
Esta aldeia tem uma longa história e ainda guarda tradições únicas. Pitões das Júnias revela-se um local sossegado e tranquilo. Esta aldeia facilmente conquista o nosso coração pela sua identidade bem vincada.
Se isto não for suficiente, deve também saber que fica num lugar de uma beleza natural incrível, o que faz de qualquer visita a Pitões das Júnias, uma viagem bem agradável. Ainda para mais, tem duas atrações turísticas bem engraçadas e as Quedas de Água.
O mosteiro de Santa Maria das Júnias foi um monumento importante para a região e tornou-se até numa atração singular. Na verdade, o Mosteiro foi abandonado após a abolição das ordens religiosas em Portugal, a qual ocorreu no século XIX.
Com o passar do tempo, boa parte do mosteiro caiu em ruínas. Com o abandono, a Natureza começou a tomar conta dele.
Atualmente, o cenário continua a apresentar os seus encantos,. Tornou-se num lugar bucólico, idílico, que parece saído de um filme de ficção científica em que a Natureza supera a civilização.
É um espaço fantástico para relaxar, usufruir do cenário, ouvir a Natureza. Um espaço encantador para refletir ou orar.
Onde ficar em Pitões das Júnias?
Casa do Preto
Morada: Largo do Salgueiro, n. 3 Pitões das Júnias, 5470-370 Pitões das Júnias, Portugal.
6. Peneda
Esta aldeia encontra-se num lugar de uma beleza natural única, em Arcos de Valdevez. A existência da aldeia está relacionada com o Santuário da Peneda. A peregrinação de Nossa Senhora da Peneda ocorre entre 31 de agosto e 8 de setembro. Por isso, muitas pessoas escolhem este período para visitar esta bela aldeia.
A queda de água presente nas proximidades é outra atração que torna esta aldeia particularmente encantadora. Contudo, para ver a cascata em toda a sua glória, devemos visitar a aldeia no inverno. Se o fizermos no pico do verão, a cascata apresenta-se com dimensões reduzidas ou até completamente seca.
O miradouro de Tibo é outra atração imperdível para quem visita a Peneda. Este é considerado um dos melhores miradouros do Gerês. Visitar este miradouro representa contemplar vistas arrebatadoras sobre o vale.
Onde ficar na Peneda?
Casas da Peneda – Gerês
Morada: Beleiral – gavieira, 4970-150 Gavieira, Portugal.
7. Vilarinho da Furna
Vilarinho da Furna é uma das aldeias mais populares. Esta aldeia comunitária encontra-se no município de Terras do Bouro. Vilarinho da Furna foi completamente abandonada e com a construção da barragem de Vilarinho da Furna, no Rio Homem, a aldeia ficou completamente submersa.
A barragem implicou a criação de um lago enorme que revolucionou todo o cenário local. O desaparecimento desta aldeia histórica foi uma consequência natural da barragem.
Desta forma, tornou-se numa atração local. Atualmente, esta antiga aldeia comunitária é bastante procurada durante o pico da época seca, principalmente quando a água da albufeira está muito baixa ou a barragem se encontra em manutenção.
Assim, nem sempre é fácil conseguir realizar uma visita em que seja possível ver a aldeia, mas quando tal acontece, a experiência revela-se verdadeiramente fascinante. Nesses dias, é possível ver parte do que a aldeia foi. Ver as ruas, as casas em ruínas e os muros da aldeia conquistados pela Natureza. E se a barragem se encontrar suficientemente baixa, até é possível descer ao local.
Onde ficar em Vilarinho da Furna?
Casa da Fonte
Morada: Rua da Fonte da Portela, nº10, 4840-030 Campo do Gerês, Portugal.
8. Gavieira
A aldeia da Gavieira é uma das aldeias do Gerês com muita história. Esta aldeia tem algumas atrações que encantam quem escolhe visitar este destino. O isolamento da Gavieira é um dos seus encantos. Ela encontra-se escondida no meio de uma Natureza que se apresenta rica e deslumbrante.
O Santuário da Nossa Senhora da Peneda é um local emblemático muito perto da aldeia, espaço onde ocorrem muitas romarias. Outra atração local está na Cascata da Peneda. As pessoas adoram assistir a este monumento natural, quedas de água de 30 metros.
O trilho Tibo-Lagoa dos Druidas será do agrado dos amantes das caminhadas e representa uma experiência encantadora. Estes são alguns dos exemplos que facilmente nos fazem constatar que existem muitos encantos na Gavieira ou nas proximidades.
Onde ficar na Gavieira?
Penedino Mountain Cottage
Morada: Lugar da Peneda, Gavieira, 4970-150 Arcos de Valdevez, Portugal.
Adorei a matéria. Leio sempre NCULTURA porque todos os assuntos são interessantíssimos. Mudei-me para Portugal há cerca de 1 ano e vivo na aldeia de Frades, muito próximo do Parque Nacional Peneda Gerês. Portanto, qualquer tema relacionado com essa região, quer seja sítios a visitar, gastronomia, monumentos históricos etc, tem a minha atenção. É uma zona que tenho intenção de explorar. Obrigada pela matéria!
É muito interessante, pois os portugueses ficam a conhecer melhor o seu país é pena que essa informação não seja mais divulgada, de forma a alcançar maior número de pessoas.
Informação interessante e que promove o que temos de bom em Portugal…
Lembram-se…” vá para fora cá dentro”….
Muito interessante ver Portugsl com os olhos fos outros.
Vou aproveitar e fazer este toteiro de visitas