Não importa se é de tecido, couro ou suede. Vamos explicar como limpar diferentes tecidos de sofá com métodos eficientes. O sofá é um elemento importante da casa. Permite-nos assegurar momentos de conforto, descansar, enquanto se assiste a um pouco de televisão, após um dia desgastante de trabalho. No entanto, devido ao uso diário, este tipo de mobiliário tende a apresentar sinais de desgaste. É importante ter um comportamento adequado para que ele possa manter a sua utilidade por mais tempo.
Reunimos um conjunto de dicas de especialistas para que possa saber como limpar o sofá, conforme as suas especificidades. Há sofás com diferentes tipos de tecido. Por isso, para eliminar a sujidade com eficácia e ter um sofá impecável, há que reconhecer essas diferenças.
7 truques eficazes para limpar diferentes tecidos de sofá
Há sofás com diferentes tipos de tecidos: couro, linho, veludo, entre outras opções. Desta forma, para limpar o sofá na perfeição, eliminar sujidades e remover odores, devemos reconhecer como proceder segundo o sofá que se tem.
Reunimos um conjunto de cuidados essenciais que asseguram uma correta limpeza de sofá. Serve como um guia, pois iremos partilhar técnicas adaptadas aos diferentes tipos de tecidos.
1 – Dicas básicas para o dia a dia
É importante ir fazendo uma limpeza regular do sofá. A limpeza em geral faz-se com um comportamento inteligente. Não coma no sofá. Se comer, retire no imediato as migalhas e sujidades que ficam (pipocas, batatas fritas, bolachas, …).
Se remover imediatamente esses elementos, será mais fácil fazer a sua manutenção. Limpe entre almofadas e quando ficam presos em frestas. É importante ter por perto toalhitas humedecidas e um aspirador portátil para agir quando algum acidente acontece.
2 – Limpar sofá a seco em casa
Se o sofá apresenta algumas manchas e mau cheiro, a solução passa por uma limpeza a seco. Não é necessário recorrer a uma ajuda profissional.
Primeiro, deve ler a etiqueta do sofá, pois seguir as orientações e cuidados é importante. Depois, deve testar o procedimento numa área separada e escondida. Desta forma, pode verificar se não ocorrem manchas ou desbotamento da cor sofá. Veja como proceder:
- Primeiro, deve polvilhar com bicarbonato de sódio todo o sofá;
- Depois, deve despejar uma quantidade maior de bicarbonato em áreas manchadas.
- Em seguida, faça o mesmo com mau odor;
- Posteriormente, deixe atuar por cerca de 30 minutos;
- Finalmente, deve remover com um aspirador de pó.
3 – Receita para eliminar manchas e odores
Se as manchas ou odores persistirem, separe bicarbonato e junte vinagre, álcool e amaciador à receita. Coloque uma colher de sopa de bicarbonato num litro de água e misture. Depois, adicione uma colher de sopa de amaciador de roupas, acrescente 250 ml de álcool e 500 ml de vinagre branco. Misture bem, coloque a solução criada num borrifador e dê borrifadelas a alguma distância do sofá, a 40 cm, pelo menos. Em seguida, borrife um pouco mais sobre as áreas manchadas. Depois, deve deixe secar (naturalmente) por alguns minutos. Se for necessário, use um pano para absorver o excesso.
4 – Limpar sofá de veludo e linho
Estes sofás de tecido devem ser limpos regularmente. No entanto, é necessário ter cuidado para que o tecido não fique húmido. Nos sofás de veludo, deve fazer primeiro uma boa aspiração. Este tipo de tecido tende a acumular muito pó. Posteriormente, deve misturar um litro de água morna com 250 ml de vinagre branco de álcool.
Depois, com um pano macio (e que não solte fiapos) deve espalhar por todo o tecido. Faça-o com moderação. Tenha cuidado para não deixar o tecido molhado! Apenas deve passar uma quantidade mínima, que seque em pouco tempo. Idealmente, só deve fazer este procedimento em dias quentes. Esta técnica também vale para os sofás de linho.
5 – Limpar sofá de couro
Os sofás revestidos com diferentes tipos de couro implicam outros cuidados. Se o sofá da for de couro natural ou couro sintético, deve recorrer a um pano húmido, enriquecido com um pouco de detergente neutro e, posteriormente, deve secar o sofá com um pano limpo.
Posteriormente, para hidratar, deve usar silicone líquido, uma vez ao mês. Para o couro natural, deve dar preferência a produtos próprios para limpeza e hidratação. Desta forma, poderá obter um resultado ainda melhor.
6 – Limpar sofá de camurça
A camurça é um tipo de couro muito sensível. A limpeza de sofás de camurça deve ser realizada cuidadosamente. É importante evitar produtos abrasivos. No quotidiano, para a limpeza regular do dia a dia, somente deve usar um pano humedecido.
Se o sofá se encontrar muito sujo, deve fazer pingar no pano algumas gotas de detergente neutro. Em seguida, escove suavemente com uma escova de cerdas macias.
Por fim, deve socorrer-se de um secador de cabelos na potência baixa, de forma a assegurar que o tecido não fique húmido. Também pode utilizar o aspirador de pó para remover os ácaros e outras sujidades, uma vez por semana.
Aprenda mais dicas de limpeza:
- Os melhores métodos para limpar ouro em casa
- Importante! Aprenda a limpar a esponja de cozinha corretamente
7 – Limpar o sofá de suede ou jacquard?
O tecido acamurçado ou peça de jacquard (que é tricotada) apresenta um padrão complexo e colorido, frequentemente geométrico, sobre um fundo de cor distinto. São materiais com as suas especificidades.
Por isso, neste caso, primeiro deve usar o aspirador para remover o pó e os resíduos, nomeadamente nos cantos do sofá. Posteriormente, separe um pano húmido. Coloque um pouco de detergente neutro e passe o pano por todo o sofá. Para eliminar eficazmente as manchas mais difíceis, deve recorrer a uma escova de cerdas macias e esfregue com suavidade.