Já se questionou se é ou não possível secar roupa mais rápido? As lides domésticas são bastante exigentes. Há tanto para fazer que somos frequentemente confrontados com excesso de tarefas. Por vezes, há muita roupa a secar, fazendo com que o tempo de secagem se estenda. Por isso, quando queremos usar uma peça de vestuário, percebemos que ela ainda está molhada! É frustrante, não é?
No entanto, nesses casos de emergência, podemos recorrer a alguns truques para secar a roupa de modo mais célere. Atualmente, o nosso quotidiano é vivido num ritmo apressado. Por isso, todas as sugestões que permitam poupar tempo revelam-se bastante preciosas. Fique a conhecer algumas dicas que farão com que seque a roupa de forma eficaz e rapidamente.
7 técnicas comprovadas para secar roupa mais rápido
1 – Máquina de secar
A máquina de secar é a primeira. A dica mais óbvia, quando se fala em formas de secar a roupa mais rapidamente. O eletrodoméstico apresenta diversas vantagens, podendo garantir que as peças se encontram bem secas, até nos dias mais frios e húmidos de inverno.
Com a máquina de secar, não há preocupações com as condições climatéricas, porque não tem de deixar a roupa no exterior para secar. Qualquer pessoa que tenha pressa para usar uma determinada peça de roupa, pode ter o que precisa numa questão de minutos.
Pode colocar uma toalha de banho seca com as roupas molhadas para acelerar ainda mais o processo. Este truque até permite poupar na conta da luz. Depois, deixe a máquina atuar durante 15 minutos. Posteriormente, retire a toalha e deixe a máquina terminar o processo.
2 – Centrifugação adicional
Existem outras soluções para quem não tem uma máquina de secar. Por exemplo, no momento de colocar as peças de roupa na máquina de lavar, deve opte por um programa de lavagem com maior velocidade de centrifugação. Este truque permite enxaguar o máximo de água das peças.
Há máquinas de lavar equipadas com programas próprios só para centrifugar ou para ter centrifugação extra no fim do ciclo. No entanto, se forem peças mais delicadas ou de tecidos leves, deve evitar esta opção, porque as roupas podem ficar danificadas.
3 – Ferro de engomar
As peças de roupa devem encontrar-se algo húmidas no momento de serem passadas a ferro. Contudo, pode recorrer ao ferro de engomar, se necessitar de acelerar o processo de secagem da roupa. Faça-o mesmo em peças de roupa que dispensam ser passadas a ferro, só para secarem rapidamente.
Proceda desta forma. Primeiro, deve retirar todo o excesso de água da peça. Em seguida, estenda a peça de roupa na tábua de passar a ferro (ou simplesmente num local plano). Depois, coloque uma toalha fina e seca (a peça deve ser sem bordados ou estampados) sobre a peça de roupa. Finalmente, passe o ferro quente por cima da toalha, de forma a ir secando a peça de roupa aos poucos.
4 – O “truque” da toalha
Com uma ou duas toalhas grandes e secas, é possível apressar a secagem de roupas. Primeiro, abra uma toalha numa superfície plana (no chão ou numa mesa). Depois, coloque a peça de roupa que pretende secar rapidamente. Posteriormente, enrole tudo junto, fazendo um rolo. Em seguida, aperte bem todo o rolo, desenrole e repita o processo.
O truque da segunda toalha também pode ser usado. A primeira deve ser aberta sobre uma superfície plana. Depois, coloque a peça de roupa que deseja secar. Agora, em vez de enrolar, deve colocar a segunda toalha por cima. Em seguida, pressione repetidamente. As toalhas irão atuar no sentido de enxaguar a água do tecido. Desta forma, farão com que a roupa seque mais rapidamente.
5 – Secador de cabelo ou uma ventoinha
O secador de cabelo pode ser uma boa solução, especialmente para peças de roupa pequenas. Primeiramente, deve retirar todo o excesso de água que conseguir. Em seguida, deve direcionar o ar quente para a sua roupa.
Deve certificar-se de secar o exterior, o interior, os bolsos, o colarinho. Não deve manter o foco do ar quente por muito tempo na mesma parte da roupa, pois poderá queimar a roupa.
Aprenda a lidar com a roupa com estes truques:
6 – Cabides no estendal
Em vez de usar as habituais molas nas camisas, camisolas, vestidos ou casacos, estes devem ser colocados em cabides, porque assim ocupam menos espaço no estendal e secam mais rápido. Desta forma, o ar circula melhor e a roupa nem sequer fica com a marca das molas.
7 – Facilite a circulação do ar
A localização é muito importante. Procure colocar as roupas num local fresco e arejado. A circulação de ar irá acelerar o processo de secagem. Se está um tempo frio e húmido no exterior e tem algum espaço livre em casa, a melhor opção é fazer a secagem da roupa no interior.
Se tiver o aquecimento ligado em casa, será ainda mais rápido. Pode ainda recorrer a um desumidificador. Para assegurar que todas as peças entrarão em contacto com o ar fresco, vire o estendal ocasionalmente ou altere a posição das peças.