Há receitas que, pelos ingredientes ou pelo aspeto, tornam-se bastante curiosas e peculiares. Conheça 7 pratos estranhos da gastronomia portuguesa que muitos adoram.
Para grande parte dos portugueses, os pratos seguintes não têm nada de intrigante. Desde sempre nos habituámos a degustar estes petiscos e, de alguma forma, “aprendemos” a gostar de quase todos eles.
Porém, para quem nos visita, as iguarias seguintes suscitam muitas vezes alguma curiosidade, dada a peculiaridade de alguns dos ingredientes usados. Fique a conhecer 7 iguarias portuguesas surpreendentes.
7 Pratos estranhos da gastronomia portuguesa
Caracóis
Os caracóis são moluscos terrestres e são, também, um petisco no nosso país, sobretudo em algumas regiões. A receita para este prato é simples. Basta deixar o caracol em jejum durante uns dias e, depois, fervê-lo lentamente em água temperada com especiarias e azeite. Além de ser rico em proteínas, os especialistas consideram este petisco bastante saudável e agradável, sobretudo nos dias quentes de verão.
Tripas à Moda do Porto
Um dos pratos mais emblemáticos do Norte do país, particularmente da cidade Invicta, causa sempre alguma impressão aos turistas e visitantes. A receita leva enchidos, feijão e as tripas, que constituem o ingrediente principal. A fama deste petisco é grande e já mereceu o lugar de finalista no concurso 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.
Arroz de cabidela
A base deste arroz é bastante simples e, certamente, que agrada a uma grande parte dos comensais. Uma receita de arroz cozido com frango/galinha.
Contudo, no arroz de cabidela é acrescentado a esta mistura o sangue do próprio animal, assim como vinagre nele misturado e que serve para atenuar o sabor forte do sangue. Apesar de adorado por muitos, este petisco é bizarro para muitas pessoas.
Morcela
Neste caso não nos referimos a um prato propriamente dito, mas sim a um ingrediente muito consumido, de várias formas e numa grande diversidade de receitas.
Trata-se de um enchido, uma espécie de chouriço bem escuro. A sua cor relaciona-se com o facto de, na sua composição, contar com sangue e gordura de porco. Além destes, há outros ingredientes que se podem juntar a este enchido, cuja confeção vai variando de região para região.
Arroz de sarrabulho
Semelhante ao arroz de sarrabulho, mas com passos diferentes na sua confeção, nesta receita utilizam-se carnes como a de porco, vaca, frango/galinha. Também neste petisco se faz o uso do sangue do animal, neste caso do porco.
Há quem faça muitos quilómetros até às cidades ou vilas onde esta iguaria é mais típica – como Ponte de Lima -, mas há também quem dispense por completo este petisco.
Enguia
A enguia é um peixe, nem sempre apreciado pela sua aparência de cobra. No entanto, no norte do país, ele é muito consumido, frito ou ensopado, havendo inclusive festivais que lhe são dedicados.
Couratos
Os couratos e as sandes de couratos são muito apreciadas, principalmente em algumas regiões de Portugal. Courato é o nome dado à pele do porco, depois de grelhada ou frita.
Neste último caso, este aperitivo costuma ser designado Torresmos de Courato. Apesar de muito gorduroso, são vários os adeptos desta iguaria.
NCultura
Se leu “7 Pratos estranhos da gastronomia portuguesa” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
Dois reparos:
1 – Arroz de cabidela, o vinagre adiciona-se ao sangue para este não coagular.
2 – Ponte de Lima têm orgulho em continuar a ser vila.
Muito bem ,todos eles ja comi e pena nao comer agora .a enguia e de luxo,e tem varias maneiras de fazer,mas as melhores e frita em molho de esbeche e na caldeirada de enguias que e uma maravilha .