As pontes são construções de grande utilidade, mas existem exemplares de rara beleza. Reunimos 7 das pontes mais belas de Portugal que são de uma beleza singular.
Uma ponte é uma construção que pode ser criada em diferentes materiais (em aço, pedra, madeira, em bambu, entre outros). Este tipo de construção pode visar ser provisória ou permanente, mas tem como objetivo permitir a passagem de uma margem para a outra.
As pontes estão destinadas a estabelecerem a ligação entre dois pontos que estão normalmente separados por um curso de água ou por uma depressão de terreno. Existem em Portugal pontes fantásticas, algumas mais antigas e cheias de histórias.
No nosso país, há pontes que revelaram grande importância histórica e que aliam a sua importância à beleza singular que apresentam. Reunimos algumas das pontes mais fascinantes do país, seja pela ponte em si, seja pelo contexto, seja pelo impacto que criam em nós, quando elas são contempladas.
7 das pontes mais belas de Portugal
- Ponte D. Luís I – Porto
- Ponte de São Gonçalo – Amarante
- Ponte da Cavada Velha – Castro Laboreiro
- Ponte de Trajano – Chaves
- Ponte da Mizarela, Montalegre/ Vieira do Minho
- Ponte Vasco da Gama – Lisboa
- Ponte 25 de Abril – Lisboa
-
Ponte D. Luís I – Porto
Esta ponte é uma das 6 pontes que une as belas cidades do Porto e de Gaia e liga as margens do rio Douro. A Ponte D. Luís I foi erguida no século XIX, mais precisamente em 1881.
A responsabilidade pelo projeto desta ponte foi do engenheiro belga Théophile Seyrig. Este homem já tinha chegado a colaborar com Gustave Eiffel na construção da Ponte de D. Maria Pia. A Ponte D. Luís I é uma construção pequena, que tem pouco mais de 385 metros. A vista é fantástica, nomeadamente sobre a zona Ribeira, com a passagem dos Barcos Rabelos.
-
Ponte de São Gonçalo – Amarante
A Ponte de São Gonçalo está presente no Distrito do Porto. Esta ponte está situada na cidade de Amarante e permite atravessar o rio Tâmega. A Ponte de São Gonçalo é uma construção com história. Houve uma versão mais antiga, datada de 1250.
No entanto, esta ponte teve de ser reconstruída. Tal aconteceu em 1763 devido a uma enchente que assolou o norte de Portugal.
-
Ponte da Cavada Velha – Castro Laboreiro
Esta ponte encontra-se a norte de Portugal, no interior do Parque Nacional Peneda-Gerês, já perto da Espanha. A Ponte da Cavada Velha está presente na pequena e encantadora vila de Castro Laboreiro. Dizer que esta ponte é antiga é dizer pouco, pois a sua origem remonta ao século I.
A Ponte da Cavada Velha é romana. Esta ponte permite cruzar o rio Castro Laboreiro, que empresta o seu nome à vila. Ponte da Cavada Velha é uma construção toda feita em granito. Apesar das reduzidas dimensões desta construção, a Ponte da Cavada Velha é robusta. Esta ponte tem 10,5 metros de comprimento e uma altura máxima de sete metros.
-
Ponte de Trajano – Chaves
Tal como acontece com a ponte de São Gonçalo, esta ponte também permite cruzar o rio Tâmega. Portanto, é outra ponte que se encontra no norte de Portugal. Esta ponte localiza-se na cidade de Chaves, distrito de Vila Real.
A Ponte de Trajano também é conhecida como ponte Romana de Chaves. Esta ponte também é muito antiga, como a anterior. A Ponte de Trajano também é romana e está datada do século I. Esta ponte tem pouco mais de 150 metros. Não sendo das maiores do país (longe disso), proporciona grandes encantos. A Ponte de Trajano está classificada como Monumento Nacional desde 1910.
-
Ponte da Misarela, Montalegre/ Vieira do Minho
Esta ponte é conhecida como a ponte do diabo. A Ponte da Misarela permite ligar as freguesias de Ruivães e de Ferral. A Ponte de Misarela tornou-se numa atração mítica no Parque Nacional Peneda-Gerês.
-
Ponte Vasco da Gama – Lisboa
Esta chegou a ser a maior ponte da Europa, desde a sua criação até meados de 2018. A Ponte Vasco da Gama tem mais de 16 km de extensão. Esta ponte permite atravessar o rio Tejo.
A Ponte Vasco da Gama ocupa um lugar especial no coração dos lisboetas em particular e dos portugueses em geral. Esta construção permite ligar Lisboa à cidade do Montijo.
-
Ponte 25 de Abril – Lisboa
As parecenças com a Golden Gate, dos Estados Unidos da América, não são mera coincidência. Uma inspirou a outra, tendo ambas sido construídas pela mesma empresa. A Ponte 25 de Abril permite ligar a capital Lisboa à margem sul.
A ponte 25 de Abril é uma das pontes mais populares de Portugal. Esta ponte tem pouco mais de 2,5 km de extensão. Esta é uma ponte bastante útil. Diariamente, são milhares as pessoas a cruzar esta mítica ponte que já tem mais de meio século.
A Ponte 25 de Abril foi inaugurada a 6 de agosto de 1966. O projeto foi da responsabilidade do arquiteto Ray M. Boynton.