Início Histórias 7 coisas que só pode encontrar em Portugal

7 coisas que só pode encontrar em Portugal

Fique a conhecer coisas que aqui nasceram e fazem parte da alma portuguesa: são 7 coisas que só pode encontrar em Portugal.

coisas que só pode encontrar em Portugal
7 coisas que só pode encontrar em Portugal

7 coisas que só pode encontrar em Portugal

Fique a conhecer coisas que aqui nasceram e fazem parte da alma portuguesa: 7 coisas que só pode encontrar em Portugal.

O nosso país é extremamente rico e possui grande originalidade. Apesar de ter uma extensão territorial reduzida, tendo em conta o tamanho de outros países, Portugal é sem dúvida nenhuma uma nação repleta de tesouros materiais e imateriais.

Alberto Caeiro, heterónimo de Fernando Pessoa, poeta português, defendeu: “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo… Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer. Porque eu sou do tamanho do que vejo. E não do tamanho da minha altura”.

Os portugueses, ao longo do tempo, fizeram muitas obras que comprovam que Portugal e as suas pessoas realizaram feitos que são bem maiores que a porção do terreno que pisavam. São muitos os produtos, as artes, as tradições, os sabores que nasceram em Portugal e que defendem parte da essência do que é ser verdadeiramente português.

Muitos partiram daqui para conquistar o mundo, adquirindo uma reputação e fama internacionais como, por exemplo, o vinho do Porto e o fado. Fique a conhecer, agora, 7 coisas que só existem em Portugal: tradições, produtos e outras criações.

7 coisas que só pode encontrar em Portugal

Arte Xávega

A palavra xávega vem do árabe xábaka, significa rede. A Arte Xávega é uma técnica de pesca tradicional em que se deixa uma ponta de uma rede de cerco presa em terra, sendo a rede lançada ao mar por meio de uma embarcação que a estende por uma área afastada da costa, regressando posteriormente e paulatinamente ao local próximo do ponto de partida, onde a rede é puxada até à praia, geralmente com recurso a força animal (normalmente bois, sendo uma forma menos tradicional quando se recorre à força mecânica, nomeadamente a um trator) para a recolha do peixe.

A xávega é a rede usada nesta pesca de arrasto, mais apropriada para peixe miudinho (cavala, sardinha, entre outras opções). É também o nome da embarcação usada para pescar este tipo de peixe.

7 coisas que só pode encontrar em Portugal

Azulejos portugueses

A placa de cerâmica pintada e vidrada numa das faces que é usada no revestimento de paredes conheceu pelas mãos dos portugueses uma nova dimensão.

Os azulejos portugueses são distintos e profundamente originais, sendo uma evolução da decoração cerâmica que é proveniente da mão dos Árabes e que, em pleno século XIII, chegou à Península Ibérica. São mais de 500 anos de história do azulejo português.

7 coisas que só pode encontrar em Portugal

Caretos

Vem de careta. Termo próprio de algumas regiões do norte do país (maioritariamente transmontanas). Refere-se a rapaz ou homem que percorre a povoação mascarado de figura misteriosa e demoníaca, acompanhando o mordomo no peditório decorrente de certas festividades natalícias.

Durante o entrudo, o mesmo termo é empregue para os rapazes ou homens que, mascarados com traje colorido (e com chocalhos e máscara aterradora), fazem travessuras, nomeadamente fazem invasões a adegas e assustam raparigas e mulheres.

coisas que só pode encontrar em Portugal
7 coisas que só pode encontrar em Portugal

Fado

Além de significar destino, fortuna, sorte, algo que irá necessariamente ocorrer, fado é também um estilo musical português. O som da guitarra clássica ou portuguesa acompanha um cantor de fado (sendo Amália Rodrigues a mais emblemática da história), podendo assumir um ritmo mais lento ou rápido.

O primeiro mais associado à saudade e ao amor, tendo um tom nostálgico. O segundo adquire um tom mais divertido e alegre, quando a temática é a crítica política e social.

coisas que só pode encontrar em Portugal
7 coisas que só pode encontrar em Portugal

Festas e Romarias

Existem festas e romarias de norte a sul de Portugal, ocorrendo maioritariamente entre junho e agosto.

Religião, Santos (como São João, Santo António e São Pedro), Nossa Senhora (nomeadamente dos Remédios ou da Agonia) são algumas temáticas exploradas, mas há também outras motivações como a Festa da Flor (Madeira) ou as Festas do Barrete Verde (Alcochete).

coisas que só pode encontrar em Portugal
7 coisas que só pode encontrar em Portugal

Filigrana

Filigrana é uma peça de ourivesaria feita de fios de ouro ou prata que são delicadamente entrelaçados. É um trabalho ornamental realizado com fios muito finos e bolas de metal pequeninas que são colocadas estrategicamente e soldadas de maneira a assumir a forma ou desenho pretendido.

A região do Norte de Portugal é onde se pode encontrar mais peças desta arte, sendo uma das criações mais emblemáticas o coração de Viana.

coisas que só pode encontrar em Portugal
7 coisas que só pode encontrar em Portugal

Zé Povinho

O Zé Povinho é uma das figuras mais emblemáticas de Portugal, com intenção satírica e que desempenha uma crítica social. Representa o português nos seus excessos e nas suas caraterísticas (boas e más…) e carências.

É um produto que surge da criatividade de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905). Um símbolo com mais de um século, mas que se mantém pertinente. A 1ª caricatura do Zé Povinho surge em 1875, aparecendo n’ “A Lanterna Mágica”. A sua caraterística mais emblemática é o gesto do manguito (“Toma!”), representando uma faceta de revolta e atrevimento.

Márcio Magalhães
Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.