Existem mais, mas hoje falamos-lhe destes sete alimentos para cozinhar sem descongelar. Com a azáfama diária, é bom saber que há alimentos que podemos cozinhar diretamente do congelador. O sentido prático é uma ferramenta eficaz, na cozinha e na vida. Muitas pessoas optam por congelar alimentos para não ter de sair de casa, quando pretendem cozinhar algo. Desta forma, podem tirar do congelador o que necessitam para determinada refeição. Normalmente, essa opção implica a programação de uma refeição, porque é necessário descongelar previamente. No entanto, há alimentos que se revelam particularmente práticos, porque podem ser cozinhados diretamente, sem descongelar.
No presente artigo do NCultura, iremos identificar 7 alimentos que podem ser preparados logo após serem retirados do congelador. Este truque é bastante prático, permitindo poupar tempo, não deixando de se ter refeições deliciosas para apresentar aos nossos convidados.
7 alimentos para cozinhar sem descongelar
O congelador é um elemento crucial numa cozinha. Quando se encontra cheio de alimentos dá-nos a oportunidade de programar refeições para vários dias da semana. O truque passa por organizar as refeições para fazer o descongelamento previamente, para se ter o alimento pronto a usar no momento de seguir determinada receita.
Contudo, por vezes, chegamos a casa sem muito tempo para cozinhar. Queremos algo prático que não nos faça perder tempo. Normalmente, os alimentos congelados requerem tempo para descongelar.
No entanto, há alimentos congelados que podem ser cozinhados logo após serem retirados do congelador. Não é necessário esperar o tempo do descongelamento. Estes alimentos podem ir logo para o tacho ou para o forno, diretamente!
7 alimentos para cozinhar saindo diretamente do congelador
1 – Arroz cozinhado
Sempre que lhe sobre arroz no tacho, após uma refeição em família, opte por congelá-lo. Posteriormente, poderá fazer arroz frito em pouco tempo. Idealmente, pode saltear este arroz num wok, mas pode usar mesmo uma frigideira!
Além do arroz branco, pode depois adicionar uns pedaços de carne, umas rodelas de chouriço, uns pedaços de bacon, alguns vegetais, entre outros ingredientes a seu gosto. Desta forma, num espaço de minutos, terá uma refeição muito rápida e bastante deliciosa!
2 – Bacon
Se é uma das pessoas que opta por congelar fatias de bacon, não se esqueça de separar as fatias com papel vegetal ou outro material para que possam ser separadas facilmente.
No entanto, este alimento é excelente depois de congelado, porque pode ser cozinhado diretamente, logo após sair do congelador. O bacon é um alimento que tem bastante gordura e permite que descongele rapidamente, enquanto está a ser cozinhado.
3 – Fruta
Existem muitos tipos de fruta que podem ser congelados e, posteriormente, podem ser usadas diretamente do congelador. As frutas congeladas podem ser usadas em granizados ou gelados. Muitas pessoas usam as frutas congeladas na confeção de compotas e mesmo de bolos.
4 – Legumes e vegetais
Normalmente, estes alimentos são congelados, quando se encontram muito frescos. Por isso, os vegetais e legumes conservam todas as suas excelentes qualidades. No momento de fazer sopa, não hesite em colocar estes alimentos ainda congelados.
Como cozinharão rapidamente, também podem ser usados em salteados de legumes, sem precisar de tempo para descongelar.
5 – Massa fresca
Estas massas podem ser preparadas e, posteriormente, congeladas. As massas italianas do estilo do ravioli servem de um exemplo de massa fresca que pode ser congelada e que se revela bastante útil e prática.
Desta forma, quando se deseja cozinhar, só tem de retirar do congelador e passar para uma panela com água a ferver, diretamente, sem receios.
Faça escolhas acertadas:
- 18 produtos que devia guardar no frigorífico
- 12 produtos a evitar comprar no supermercado
- Aprenda a escolher as melhores frutas e verduras no supermercado
6 – Peixe
Existem alguns tipos de peixe que não necessitam de ser descongelados, como os filetes de pescada, por exemplo. Somente precisa de passá-los por água e secá-los. Apesar de necessitarem de um pouco mais de tempo a cozinhar, eles ficarão saborosos. Desta forma simples e prática, tem mais motivos para fazer refeições de peixe mais vezes.
7 – Rissóis
Ter rissóis no congelador é sensato, porque eles são ótimos como plano B. No momento que algo queimou, não sabe o que cozinhar ou não tem tempo, os rissóis servem perfeitamente para ter uma boa refeição em poucos minutos.
Se gosta de fazer os seus rissóis caseiros, enriquecidos com sabores de que gosta, também os pode congelar. Eles até fritam melhor quando vão para a frigideira diretamente, ainda congelados. Não se corre tanto risco de desfazer a massa dos rissóis.
Estes sete alimentos servem apenas de exemplo de alguns dos produtos que deve ter sempre no congelador. Desta forma, terá sempre um plano B para lidar com imprevistos. É uma grande vantagem ter alimentos que possam ser cozinhados no imediato, ou seja, passarem do congelador ao lume. Fazer as refeições revela-se uma tarefa mais simples e rápida.