6 Tradições madeirenses para descobrir quando visitar a Madeira
Coisas típicas do deslumbrante arquipélago da Madeira, para ficar a conhecer: 6 Tradições madeirenses para descobrir quando visitar a Madeira.
Todos os que visitam a Madeira sabem que podem contar com um clima agradável e paisagens floridas a perder de vista. Contudo, este destino guarda muitos mais encantos e atrações como, por exemplo, as suas tradições.
Elas dizem-nos muito sobre a sua história e cultura, por isso uma visita à Madeira não fica, definitivamente, completa se não provar uma boneca de massa ou se não participar num arraial típico. Fique a conhecer estas e outras tradições madeirenses.
BONECAS DE MASSA
As bonecas de massa madeirenses são muito comuns nos arraiais e festas locais. Tratam-se de produtos feitos à base de farinha, água, fermento, corante de ovo ou de tangerina e sal.
Depois de feita a massa, ela é moldada formando o corpo de uma boneca. Os olhos são feitos com sementes e os cabelos e roupas com fitas coloridas. Finalmente, elas são levadas ao forno e depois vendidas e degustadas pelos mais gulosos.
COLARES DE REBUÇADOS
Ainda para os gulosos, existem estes colares que, em tempos de menor abundância, faziam as delícias dos mais pequenos.
Além de doces, os colares destacam-se por serem barulhentos e coloridos. Pode encontrá-los em festas e arraiais com uma grande variedade de sabores como funcho, eucalipto, maracujá ou banana.
MISSAS DO PARTO
Esta tradição religiosa tem lugar no período entre 16 e 24 de dezembro. Tratam-se de 9 missas que anunciam e antecipam o nascimento de Jesus e são acompanhadas de cânticos católicos entoados por coros locais.
Após a missa, há animação nos adros das igrejas, com comes e bebes. Esta é uma bela forma de começar o dia, até porque estas missas ocorrem bem cedo, às 06h da manhã.
ARRAIAIS
Também na Madeira, os meses de verão são repletos de festas e romarias, algumas de cariz religioso. Pode contar com muita música, bandas filarmónicas, decorações de rua, barraquinhas de madeira decoradas com louro e vegetação, onde pode comprar guloseimas, brinquedos, bebidas e petiscos.
Além disso, não faltam iguarias tipicamente madeirenses como espetada, bolo do caco com manteiga de alho, vinho da região e laranjada.
TRAJE REGIONAL
O traje madeirense é carismático e um dos símbolos da região. Na versão feminina, a cor dominante é a vermelha para as casadas e a azul para as viúvas, na região da Ponta do Sol. Já no Funchal, Machico e Santa Cruz, o traje é composto por uma saia de lã, de cor ou listada, um colete e um corpete vermelhos e uma carapuça azul.
No que toca ao traje masculino, ele caracteriza-se por um calção branco com franzido sobre o joelho e uma camisa com pregas, que pode ser bordada. As botas (botachas ou bota-chã) são feitas de pele de vaca curtida e são usadas por homens e mulheres.
MECHELOTE E PONCHA
Mechelote é a designação do “pau” que esmaga e mistura os ingredientes com que se fazem a famosa poncha madeirense. Este pau é construído com madeira de cedro ou de laranjeira. A sua forma caracteriza-se por uma cabeça com 8 dentes curvados (que funciona como triturador e misturador dos ingredientes).
A poncha é uma bebida tradicional feita com 2 limões, 3 colheres de sopa de mel e 1/4l de aguardente. Existe uma outra variante, a “poncha à pescador”, em que o mel é substituído por açúcar. Outras versões são as de poncha de maracujá, kiwi e laranja, onde a aguardente é substituída por vodka.
_