Existem truques e dicas surpreendentes que transformam verdadeiramente a nossa forma de fazer as coisas. Conheça os nossos métodos para amaciar carne!
Ao longo da nossa vida, recebemos boas dicas, para diferentes áreas. No mundo da gastronomia, existem diversos truques e dicas que permitem que se façam melhor as coisas que regularmente fazemos.
O problema é que fazer frequentemente não assegura que se faça bem feito. Por isso, existem truques e dicas que se revelam preciosos para o nosso quotidiano, pois transformam verdadeiramente a nossa forma de fazer determinadas coisas.
Estes truques e dicas permitem fazer procedimentos comuns da forma adequada. Mudam completamente a nossa visão, pois percebemos que o que temos feito não está correto ou não é tão eficaz.
No presente artigo, centraremos a nossa atenção na função de amaciar a carne. Nem sempre o fazemos da melhor forma. Comer uma carne dura revela-se uma experiência desagradável, mas comum. Frequentemente, achamos que vamos comer algo delicioso e ficamos dececionados com a dureza da carne.
6 surpreendentes métodos para amaciar carne
1 – Martelo de Carne
Sendo uma dica conhecida, muitos não a seguem. Este utensílio de cozinha ajuda a amaciar a carne.
O martelo costuma apresentar dois lados, um lado com pontas agudas e triangulares que permitem pequenas perfurações na carne (quando se bate com esta parte, permite romper as fibras, que costumam deixar a carne dura), enquanto do outro lado do martelo há pontas menores que são mais planas e que servem para afinar e amaciar o corte.
É um utensílio fácil de usar, bastando dar leves “batidas” na carne. Assim, primeiro deve usar as pontas agudas e triangulares. Depois, faça com o outro lado do martelo. Tenha em conta que não se deve exagerar na força das batidas, pois pode esmagar o corte em excesso, sendo que dará à carne um aspeto desagradável.
Se a carne tiver cortes muito duros de amaciar e difíceis de lidar, para facilitar e agilizar o trabalho deve usar um martelo com a maior quantidade de pontas possíveis.
2 – Vinagre e Azeite
Prepare uma mistura feita com azeite e vinagre. Numa taça, coloque 4 colheres de sopa com azeite para cada 2 colheres de sopa com vinagre. Faça o preparado numa quantidade suficiente para passar sobre toda a carne que deseja amaciar.
Depois, com este preparado, pincele toda a superfície da carne. Ao terminar, coloque no frigorífico por 2 horas, no mínimo.
3 – Bicarbonato de Sódio
Em alternativa, se quiser evitar o uso do tempero para amaciar, pode fazê-lo com o bicarbonato de sódio. Basta polvilhar o produto sobre toda a carne. Depois, deixe a carne repousar no frigorífico por 3 a 4 horas, no mínimo.
Retire do frigorífico 30m a 1h antes de usar a carne. Posteriormente, lave toda a carne, colocando-a em água corrente. Depois, tempere como desejar.
4 – Limão
O limão é um produto que tem propriedades que ajudam a amaciar a carne. É fácil de fazer: basta espremer o sumo do limão, vertendo-o sobre a carne. Depois, com as mãos, espalhe o sumo sobre toda a carne. Deixe a carne de molho no sumo por algumas horas.
5 – Café
Pode parecer estranho, mas sabia que pode marinar a sua carne ou o seu bife em café forte. Apesar de ser algo inesperado, o café assegura uma carne incrivelmente macia. Ficará pronta para grelhar.
6 – Refrigerante
Esta é outra opção surpreendente. Uma lata de refrigerante, como a que tem sabor a Cola, por exemplo, pode revelar-se num truque infalível. Este método pode ajudar a deixar a carne macia e caramelizada.
É muito fácil de realizar. Primeiro, mergulhe a carne ou o seu bife na bebida por alguns minutos, antes de cozinhar. Posteriormente, estará pronta para assegurar resultados incríveis.
Dica final para a carne cozida
Polvilhe com 1 colher de chá com fermento em pó o interior da panela. Servirá para amaciá-la. Assim, nem necessita de ficar de molho, como acontece nas dicas anteriores.
Dica final para a carne assada
Se usar o churrasco, basta regar a carne com um pouco de conhaque, antes de a retirar da churrasqueira. O calor da churrasqueira fará evaporar o álcool do conhaque, por isso não se preocupe com o aroma ou o sabor.