Petiscos tradicionais e saborosos que pode provar numa ida ao sul do país. Conheça 6 iguarias típicas da região do Algarve.
A gastronomia e doçaria nacionais têm muita fama e é fácil perceber porquê. Os produtos são de qualidade, os pratos variados e todas as iguarias são capazes de fazer crescer água na boca a qualquer um.
No caso da região algarvia, deve preparar-se para receitas onde o peixe e o marisco têm lugar de destaque, mas não só.
Há também doçaria regional que vale a pena conhecer e que conjuga na perfeição os melhores ingredientes disponíveis na zona. Rume a sul e prove as delícias que o Algarve põe à disposição na sua mesa.
Cataplana de amêijoas
A cataplana é um prato excelente que traz o melhor do mar para a mesa. Ele é, essencialmente, composto por amêijoas, toucinho e chouriço.
Uma das suas particularidades é a de ser confecionado, precisamente, numa cataplana, uma espécie de panela de cobre com uma tampa fixa. Assim, os ingredientes são cozinhados a vapor, sendo mais saudáveis e saborosos.
Caldeirada
Sendo uma terra de pescadores, não é de admirar que o Algarve seja uma região rica em pratos de peixe e marisco, como esta caldeirada.
Trata-se de um petisco tradicional que é estufado e conjuga vários tipos de peixe e marisco. Além de muito saudável, é uma refeição absolutamente deliciosa.
Sardinhas assadas
A sardinha é apreciada um pouco por todo o país e o Algarve não é exceção. Este é um ingrediente muito procurado no verão, sobretudo na cidade de Portimão.
Por essa razão, até já existe por essa altura do ano e nessa localidade um Festival da Sardinha e qualquer restaurante da região é capaz de servir uma saborosíssimas sardinhas assadas.
Choquinhos fritos
Ainda no setor dos sabores que vêm do mar, eis os chocos que tão populares são no sul do país, especialmente na sua variante algarvia, em que os chocos são fritos na sua própria tinta, com alho. Uma delícia!
Frutos de amêndoa
Estes são pequenos doces tradicionais feitos com massa de amêndoa e recheio de ovos moles que são pintados com corante.
As suas formas vão desde frutos a peixes, podendo também ser pombos, queijos, presuntos, etc.
Tratam-se de doces feitos manualmente e vendidos em caixas ou em cestas de verga. Um excelente souvenir!
Tarte de 3 delícias
Esta tarte conjuga 3 delícias, muito comuns no Algarve – figos, alfarroba e amêndoas.
É comum ser servida como sobremesa nos mais variados restaurantes da região e é uma excelente maneira de ficar a conhecer o melhor da doçaria algarvia.
Maravilhas receitas e paisagens