Dicas práticas para utilizar a borra de café de forma inteligente. Confira 6 formas criativas de dar nova vida à borra de café. É importante ter uma maior consciência do nosso papel no mundo e investir na sustentabilidade na cozinha. Existem diferentes formas de reaproveitar produtos que estão destinados ao lixo. A borra de café é frequentemente colocada no lixo, mas trata-se de um produto bastante versátil, que pode ser reaproveitado de diferentes formas. Aproveite ao máximo a borra de café. Há diversas ideias criativas para a sua reutilização.
Desta forma, faz uma economia inteligente, porque irá reciclar a borra de café em casa. Ela pode ser usada de formas muito distintas, para cuidados pessoais, como um esfoliante para pele para evidenciar a beleza natural, como adubo orgânico na jardinagem,… Não faltam formas de reutilizar a borra de café e reduzir o desperdício.
6 formas criativas de dar nova vida à borra de café
O café é uma bebida bastante benéfica. Se existir um consumo regular e moderado dá-nos muita energia e gera no nosso corpo diversos benefícios. Os especialistas na área da saúde referem que ajuda a combater o cancro e a depressão e contribui para o rejuvenescimento da pele, entre outras vantagens para a nossa saúde.
Contudo, após beber-se o café, ficamos com uma borra que pode ser destinada ao lixo (como muitos fazem) ou que pode ser usada para outros fins (como alguns recomendam). No presente artigo do NCultura, iremos partilhar consigo 6 sugestões muito úteis e interessantes que permitem reaproveitar as borras de café.
6 dicas para reaproveitar a borra de café. Proteja o meio ambiente e poupe…
1 – Plantas fertilizadas
Existem alguns tipos de vegetais que crescem melhor em solos ácidos, nomeadamente o alho, entre outros. A borra de café contém propriedades que permitem conceder ao solo essa acidez.
Desta forma, ao colocá-la no solo, as plantas irão crescer mais fortes e saudáveis. Também pode aplicar a borra de café diretamente no vaso ou misturar a borra de café com outros fertilizantes, para colocar no solo onde os vegetais serão plantados.
Curiosamente, a borra ainda funciona como repelente de pragas. Por isso, ele consegue proteger as raízes contra o ataque de fungos.
2 – Limpeza doméstica
A borra de café facilita a limpeza das sujidades mais difíceis, porque contém propriedades abrasivas. Se adicionar um pouco de borras de café no detergente, irá conseguir potenciar os resultados deste produto. Use na bancada da pia e confirme os seus efeitos. Tenha somente cuidado com as superfícies porosas, que podem ficar manchadas.
3 – Esfoliante para a pele
As borras de café podem ser úteis na produção de um esfoliante natural de alta qualidade. Se misturar a borra de café com óleo de coco ou água, pode obter uma pasta que permite acabar com a sujidade e remover as células mortas da pele.
Esfregue essa pasta na pele e depois, suavemente, lave com água e sabão. Além de limpar, a pasta origina uma esfoliação e ainda melhora o fluxo sanguíneo. Por isso, ela contribui para a melhoria geral da saúde da pele.
4 – Adubo natural
O café é um produto rico em nutrientes. Contém cobre, potássio, magnésio, ácidos e matéria orgânica. Por isso, este alimento pode ser usado para fertilizar o solo.
Para conseguir os benefícios que esses nutrientes garantem, primeiro deve adicionar 100 g de borra de café num 1 litro de água, misture e depois aplique o adubo natural criado na terra onde cultiva plantas e hortaliças.
Pode ainda preparar adubo orgânico com a borra de café. Primeiro, deve misturar o material com restos (de folha, vegetais, cascas de frutas, cascas de ovo, entre outros). Depois, deve triturar tudo muito bem triturado. Em seguida, deve deixar secar ao sol num recipiente aberto.
Posteriormente, deve aguardar 60 dias. Ao longo do tempo, vá mexendo a mistura, para que ela fermente e se torne homogénea. Desta forma simples, irá conseguir produzir um adubo natural, orgânico, muito nutritivo, O melhor de tudo é que tem custo zero e ainda evita o desperdício desse material todo.
5 – Elimina mau cheiro
A borra de café contém riqueza em nitrogénio. Por isso, ela tem poder de eliminar gás sulfúrico do ar. Assim, este produto ajuda a neutralizar os odores, podendo ser usado em todos os locais da casa.
Primeiro, deve deixar a borra secar ao sol. Em seguida, deve colocar a borra num local que apresente maus cheiros. Por exemplo, pode colocar no frigorífico, pois irá neutralizar o cheiro dos alimentos. Se colocar a borra de café em meias velhas, terá purificadores portáteis. Pode colocar em sapatos, para eliminar o mau cheiro dos pés.
6 – Repelente natural
A borra de café pode servir como um repelente natural. Pode ajudar a combater uma infestação de formigas. Desta forma, pode usar este repelente natural, em vez de recorrer a produtos químicos.
Primeiro, espalhe a borra de café nos espaços por onde as formigas estão a passar. Contudo, as borras devem estar sem açúcar, senão terá o efeito inverso, atraindo as formigas, em vez de afastá-las.
Este produto pode também acabar com as pulgas dos animais de estimação. Basta que esfregue a borra de café na pele do patudo, após do banho. Depois, enxague e deixe o animal secar normalmente. Como as pulgas detestam café, pode eliminá-las sem agredir a saúde do animal de estimação.
Aprenda mais sobre o café:
As pessoas também perguntam
Como usar a borra de café na planta?
A borra de café revela-se um ótimo fertilizante natural para as plantas. Como contém boa riqueza em nutrientes (nomeadamente nitrogénio, potássio e magnésio), a borra de café pode ser usada como fertilizante na planta. O procedimento é simples, sendo feito em poucos passos.
Primeiro, após o uso, aguarde que a borra de café esfrie por completo. Posteriormente, misture a borra de café com composto ou terra do jardim. Faça-o numa proporção de 1:3 (isto é, use somente 1 parte de borra de café para 3 partes de composto/terra) aproximadamente.
Finalmente, espalhe a mistura da borra de café no solo e em torno das plantas, evitando colocá-la em contacto direto com os caules ou folhas. Posteriormente, deve regar o local como faz normalmente para permitir que a borra de café se misture devidamente com o solo. Repita o procedimento a cada duas semanas para fornecer nutrientes adicionais às plantas.
Como fazer adubo com pó de café e casca de ovo?
É possível fazer um adubo caseiro usando pó de café e casca de ovo. Basta seguir as sugestões… Primeiro, recolha a borra de café, após o uso, e deixe-a secar ao ar livre. Depois, triture as cascas de ovos secas, recorrendo à ajuda de um processador de alimentos ou liquidificador. Triture o produto até obter um pó fino.
Posteriormente, misture a borra de café seca com o pó de casca de ovo. Faça em partes iguais. Depois, armazene a mistura num recipiente bem fechado. Finalmente, use o produto como o adubo, aplique-o, espalhe a mistura criada pelo solo, colocando em torno das plantas. Depois, regue normalmente.
Como fazer a leitura da borra de café?
A leitura da borra de café é um jogo divertido. Esta é uma prática de adivinhação tradicional que permite interpretar os padrões formados pela borra de café, após fazer a bebida. Esta prática é levada muito a sério por muitas pessoas.
A “cafeomancia”, como é conhecida, é bastante popular em algumas culturas. Para fazer a leitura da borra de café, somente tem de preparar uma chávena de café, como o faz normalmente. Depois, beba o café, deixando apenas um pouco da bebida no fundo da chávena. Em seguida, coloque a chávena de cabeça para baixo num pires e gire-a algumas vezes.
Posteriormente, vire a chávena de volta ao normal e observe no interior da chávena os padrões que foram formados pela borra de café. Finalmente, para interpretar os padrões, recorra à sua intuição e criatividade para formular significados simbólicos para a sua vida ou para quem bebeu o café.
Como conservar a borra de café?
Se desejar conservar a borra de café da melhor forma, só tem de seguir as sugestões que se seguem: primeiro, antes de armazená-la, deve deixar a borra de café secar por completo. Pode espalhar a borra num prato e deixá-la secar ao ar livre.
Em seguida, deve colocar a borra de café seca num recipiente bem fechado, nomeadamente um frasco de vidro ou uma caixa de plástico. Em seguida, mantenha o recipiente num local fresco e seco, devidamente protegido da humidade.
Tenha em conta que também pode colocar a borra de café num recipiente e guardá-lo no congelador. Esta opção permite prolongar a validade do produto. No entanto, antes de utilizá-la como fertilizante, certifique-se de descongelá-la completamente.