Início Cultura 6 erros de português que convém evitar

6 erros de português que convém evitar

O conhecimento sobre estes erros são a chave para não os repetir. Confira estes 6 erros de português que convém evitar.

erros de português que convém evitar
6 erros de português que convém evitar

O conhecimento sobre estes erros são a chave para não os repetir. Confira estes 6 erros de português que convém evitar.

Errar é humano. Todos os fazemos e vamos continuar a fazê-lo. Faz parte da nossa condição. Menos humano é não aprender com os erros cometidos pois, tal como Alexander Pope (1688-1744) defendeu,“Um homem nunca deve sentir vergonha de admitir que errou, o que é apenas dizer, noutros termos, que hoje ele é mais inteligente do que era ontem”.

Assim, devemos aprender com os nossos erros e também o conseguimos fazer quando percebemos os erros cometidos pelos outros. Por isso, é importante o NCultura apresentar artigos com listas de erros frequentes, pois isso permite que se obtenha mais conhecimento sobre esses conceitos. O conhecimento obtido nestes artigos, sobre estes erros, revela-se precioso, pois quem lê os artigos dificilmente repete estas gralhas.


Leia também: Língua Portuguesa: quantas línguas há no mundo?


6 erros de português que convém evitar

Obsessão

Do latim obsessiōne, “ação de sitiar, bloqueio”. Uma obsessão é um ato ou efeito de importunar alguém, perseguição diabólica. Preocupação constante e absorvente, ideia fixa. Estado de pessoa que se crê atormentada pelo espírito maligno, pelo Diabo.

Na medicina, é referente a um estado sintomático de várias neuroses e muito particularmente da psicastenia, caracterizado pelo facto de uma ideia, palavra ou imagem se impor ao espírito, independentemente da vontade, por ação espontânea do automatismo psicológico.

É muito comum esta palavra ser escrita erradamente, nomeadamente sob os seguintes formatos: “obcessão”, “obecessão”, “obesessão” ou “obseção”.

Empecilho

Erro frequentemente cometido: impecilho.

Significado: Termo que advém do castelhano impecillo, com o mesmo sentido. Empecilho é um nome masculino com o significado de coisa que estorva, que causa embaraço. Representa um obstáculo, um impedimento.

Frase exemplo: Este vírus está a ser um “empecilho” para a economia mundial.

Extensão

Erro frequentemente cometido: Extenção.

Definição: Qualidade daquilo que é extenso. A sua definição possui grande abrangência, pode referir-se ao espaço ocupado por determinado corpo, ao comprimento, à dimensão ou à duração de algo.

A palavra pode também ser usada no sentido de gravidade ou alcance de algo (Exemplo: Ainda não sabemos a extensão da tragédia.) ou no sentido de prolongamento (O Sr. Esteves solicitou uma extensão da sua estadia). Existe também o objeto extensão (Comprei uma extensão com 6 tomadas que possui 6m).

Frase exemplo: A extensão dos danos causados pelo vírus ainda estão por determinar.

Vaso

Erro frequentemente cometido: vazo.

Definição: Do latim vasu, com o mesmo significado. Vaso é um nome masculino que significa recipiente; todo o recipiente côncavo que serve para conter substâncias sólidas ou líquidas, um receptáculo. Vaso significa ainda recipiente frequentemente feito de barro, que se enche de terra para cultura de plantas. Bacio. Navio.

Na religião, vaso é ainda píxide. Na anatomia, vaso é um termo referente ao órgão tubular, num organismo, onde circulam líquidos nutritivos (sangue, seiva, etc.). Antiga fazenda preta de lã, para luto. No sentido popular, pode significar vagina. Vaso de guerra é navio. Vaso de noite é bacio. Vaso sanguíneo é referente a qualquer canal que conduza o sangue pelo organismo, o que inclui artérias, veias e capilares.

Frase exemplo: Para o dia da mãe, comprei um belo vaso. Espero que ela goste.

Vereador

Erro frequentemente cometido: Vareador (Veriador é outro erro cometido).

Definição: Pessoa que vereia. Cada um dos membros eleitos para constituírem a câmara municipal. Órgão responsável pela gestão dos serviços administrativos de um concelho, edil.

Frase exemplo: A reunião com o Vereador correu muito bem, não correu?


Leia também: Os 12 erros mais irritantes da língua portuguesa


Abcesso

Erro frequentemente cometido: abssesso (outros erros comuns são: “abecesso”, “absesso” ou “abceço”).

Significado: Termo que vem do latim abscessu. Na medicina, é um termo que significa formação purulenta inclusa numa cavidade formada em resultado da inflamação de um tecido no organismo.

Frase exemplo: Este abcesso foi verdadeiramente terrível. Nunca vi nada assim.

Agora que conhece estes erros comuns da língua portuguesa tem todas as condições para não contribuir para os propagar. Pode não (voltar a) cometer estes, mas irá certamente cometer outros… Não há problema, o importante é que aprenda com eles!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.