Na área da saúde, há diversos erros que são cometidos regularmente. Conheça alguns. Confira estes 6 erros de português que afetam a sua credibilidade.
A área da saúde é extremamente importante. Todos nós passamos por momentos mais delicados em que somos confrontados com determinados problemas de saúde que envolvem termos mais complicados. Frequentemente, alguns desses termos, são mal pronunciados e mal escritos. Não raras vezes, esses erros até são cometidos por médicos, enfermeiros ou outras pessoas que trabalham na área de saúde (em hospitais, clínicas).
Quer conhecer quais os erros de português que costumam fazer parte do universo da saúde e que são propagados e se perpetuam? Então veja a lista que preparamos para si.
6 erros de português que afetam a sua credibilidade
Náusea
Erro frequentemente cometido: “nausia”, “nausea” ou “náusia”.
Significado: Termo que advém do grego nausía, com o sentido de “enjoo do mar”, pelo latim nausĕa, que tem o mesmo significado. Náusea é a vontade que se tem de vomitar, o enjoo, a sensação de nojo e repugnância.
Leia também: Dúvidas de Português: 10 classes de palavras
Frase exemplo: A náusea foi uma experiência surreal. Obrigado pelo comprimido. Funcionou de forma maravilhosa!
Tomografia
Erro frequentemente cometido: Tomugrafia ou tumografia.
Significado: De tomo + grafia. Este nome feminino, próprio da área da medicina, é referente à técnica que utiliza o raio x para obter imagens, por planos e na profundidade que se deseje, de um órgão ou tecido, o que permite localizar, com precisão, uma qualquer lesão. Imagem obtida por este processo.
Na medicina, há a tomografia axial computorizada, que é o exame médico cujo objetivo é obter imagens detalhadas do interior do corpo humano, ajudando a diagnosticar e a detetar as áreas de intervenção, sem recorrer à cirurgia.
Frase exemplo: Equipa de investigadores analisa tomografias de pulmões afetados por Covid-19. Conclusões serão apresentadas brevemente.
Esterilizar
Erro frequentemente cometido: Estirilizar (embora também sejam erros comuns estrelizar, estrilizar)
Significado: De estéril+izar. Este verbo transitivo significa tornar estéril ou infértil. Destruir os germes nocivos de. No sentido figurado, esterilizar também pode ser usado no sentido de tornar inútil.
Frase exemplo: Com o aumento dos casos do Covid-19, os cuidados devem ser redobrados. É necessário higienizar, esterilizar, desinfetar, sanitizar…
Abcesso
Erro frequentemente cometido: “obcesso” (há outros erros comuns associados a esta palavra, tais como: “abecesso”, “absesso”, “abceço” ou “abssesso”).
Este termo advém do latim abscessu. A palavra abcesso vem da área da medicina, sendo um termo que significa formação purulenta, inclusa numa cavidade, formada na sequência da inflamação de um determinado tecido no organismo.
Frase exemplo: O dentista tinha três décadas de carreira, mas nunca tinha visto um abcesso como o meu.
Disenteria
Erro frequentemente cometido: “desintria” (tal como “disentria” ou “desentria”).
Significado: Termo que vem do grego dysentería, tendo como significado «doença intestinal»; pelo latim dysenterïa, «disenteria». Este termo está ligado à medicina, indicando infeção dos intestinos que, em regra, provoca dores abdominais, evacuações frequentes (por vezes, com presença de sangue) e ulceração da mucosa.
Frase exemplo: Como ele estava com disenteria, não tinha condições para trabalhar. Por isso, faltou.
Leia também: Dúvidas de português: o que é uma hipérbole?
Cirurgia
Erro frequentemente cometido: cirugia.
Significado: Termo que vem do grego kheirourgia, “trabalho manual”, pelo latim chirurgĭa, com o mesmo significado. Nome feminino próprio da medicina, especialidade que se dedica ao tratamento de doenças e de traumatismos por meio de uma intervenção manual ou instrumental no corpo do paciente.
É o método de tratamento que utiliza esse processo; intervenção cirúrgica, operação. Há diversos tipos de cirurgias, tais como estética, plástica, reconstrutiva.
Frase exemplo: A cirurgia está marcada. Contando com o tempo de recuperação, penso voltar ao ativo dentro de 6 meses.