É possível ter um café espetacular em casa. Reunimos um conjunto de dicas imperdíveis que permitem impressionar os convidados. Os especialistas partilharam truques e técnicas especiais que permitem fazer um café simplesmente perfeito.
Pode convidar amigos e/ou familiares para um evento e surpreendê-los com uma bebida especial, um café que apresenta um aroma irresistível e um sabor verdadeiramente impressionante, o que prova que tirar um café de excelência é uma arte. Contudo, todos podem aprender a preparar um café espetacular.
Os segredos de baristas profissionais foram desvendados. Por isso, o conhecimento para um café memorável está ao seu alcance…
6 dicas infalíveis para um café espetacular
O café é uma das bebidas mais populares e consumidas em todo o mundo. Esta é a bebida predileta de muitos portugueses. Muitos afirmam mesmo que não consegue viver sem café. Há quem beba café várias vezes ao dia. Começa no pequeno-almoço, depois seguem-se repetições, a meio da manhã, depois do almoço, ao lanche, ao jantar… Contudo, beber muitas vezes não significa beber com qualidade.
Existem vários tipos de café e formas distintas de o preparar. Naturalmente, este último aspeto é determinante para se conseguir ter um café fantástico. Todos temos gostos diferentes, podendo ter um café mais forte ou mais fraco, mais intenso ou mais suave. No entanto, todos desejam um café saboroso e aromático.
Aprenda a fazer como um expert e apresente um café espetacular em todas as ocasiões. Reunimos um conjunto de truques que fazem toda a diferença. É possível fazer em casa um café maravilhoso que satisfaz os nossos sentidos.
Saiba como dominar a arte de fazer um café de excelência. Reunimos truques de especialistas que são infalíveis e que asseguram um café simplesmente divinal. Experimente!
1 – Usar água mineral / filtrada
Deve fazer o seu café com água mineral ou filtrada. Mesmo que a água da torneira esteja apta para consumo, deve preferir as outras opções, porque impede que a bebida sofra alguma alteração do seu sabor (por menor que seja).
Se a máquina de café que usar tiver um filtro interno, significa que irá conseguir apresentar um café ainda mais puro e mais fiel ao seu aroma e paladar originais. Pode colocar em prática esta dica e comprovar a diferença no respetivo resultado.
2 – Ajustar as proporções
Saber equilibrar a quantidade de água com o café é fundamental. Esse equilíbrio permite apresentar um café que não é nem demasiado forte, nem demasiado aguado. Desta forma, deve juntar 30 ml a 50 ml de água a 7 g de café, se quiser um café curto ou expresso normal.
Contudo, se desejar fazer um café caseiro, com um filtro de papel, então deve destinar 5 a 6 colheres de sopa de café para 1 litro de água. Tenha em conta que estas quantidades são referências gerais, meras medidas indicativas, para que o café não fique nem excessivamente intenso, nem sem sabor. Por isso, pode variar ligeiramente indo ao encontro do seu gosto.
3 – Evitar que a água ferva
Muitas pessoas gostam de café quente. No entanto, essa temperatura não é a melhor para o café. No momento de preparar o café, deve assegurar-se que a água não ultrapassa os 90 ºC de temperatura. A temperatura elevada leva a uma perda de oxigénio que interfere na acidez do café.
Se não tiver termómetro, não se preocupe. Quando não se tem como avaliar a temperatura da água, deve ter o cuidado de confirmar se a água começa a apresentar as primeiras bolhinhas de fervura, pois isso significa que está pronta a usar.
4 – Não adoçar a água com açúcar
Se não resiste à tentação de adoçar o café, deve apenas colocar o açúcar após o café se encontrar totalmente pronto. Ele pode interferir no ponto de ebulição do café e, desta forma, promover uma alteração no sabor do café. Idealmente, deve beber o café sem açúcar, para fruir de todo o sabor e propriedades do café em estado puro.
5 – Beber o café de imediato
O café deve ser bebido fresco, acabado de fazer e pronto a beber. No entanto, se guardá-lo numa garrafa térmica, o objeto permite manter a bebida com qualidade, mas não vai conservar todas as suas propriedades. Idealmente, deve preparar e fazer o café no exato momento em que deseja consumi-lo.
6 – Guardar o café em pó no frigorífico
Após usar a embalagem do café em pó, deve ter o cuidado de conservá-la de imediato no frigorífico. Assim, as temperaturas reduzidas ajudarão a preservar os aromas e os sabores do café. É fundamental certificar-se de que o café se encontra hermeticamente fechado, num frasco ou embalagem.
Outras questões importantes
Quais os efeitos do café no organismo humano?
A cafeína presente no café pode ligar-se a recetores da adenosina, bloqueando-os. Desta forma, devido à cafeína, o café fomenta um aumento da energia, reduz a sensação de cansaço, atua sobre a descarga das células nervosas e liberta neurotransmissores e algumas hormonas como a adrenalina.
Quantos gramas de café tem uma bica?
Por lei, uma tradicional ‘bica’ apresenta 7 gramas de café. No entanto, muitos estabelecimentos têm a esperteza de cortar 1 ou 2 gramas para ganhar mais.
Quanto tempo o café começa a fazer efeito?
As pessoas reagem de forma distinta. Geralmente, a cafeína começa a ser absorvida pelo nosso corpo pouco depois de ser ingerida. No entanto, a cafeína atinge o pico de concentração no sangue após cerca de 30 a 60 minutos.
O efeito desta substância pode durar 3 a 5 horas. Contudo, pode variar segundo a quantidade ingerida, a forma de consumo (café, chá, refrigerante, etc.),…