A quadra natalícia só está completa com feiras e vilas de Natal, onde as decorações, as iguarias e as atividades estão todas em sintonia e direcionadas para o mesmo tema: a grande festividade natalícia. Vá até estas Vilas de Natal na companhia da sua família e viva o espírito da época, com toda a magia e encanto que ele implica. Aqui, não falta espaço para divertimentos, jogos, iguarias e tudo mais que possa imaginar e se enquadre nesta época natalícia, cheia de cor e luz.
Apesar destas vilas serem particularmente atrativas para os mais pequenos, há também muitas coisas interessantes para os mais crescidos e, por isso, estes são espaços para visitar em família, já que é uma oportunidade única de começar a viver o espírito do Natal, logo a partir do início do mês de dezembro.
5 vilas de Natal portuguesas para conhecer nesta quadra festiva
Vila de Natal de Óbidos
As muralhas de Óbidos guardam, até dia 05 de janeiro de 2020, um segredo cheio de magia e encanto. A vila de Natal de Óbidos promete surpreender miúdos e graúdos com uma série de atrações natalícias.
Há simuladores de realidade virtual; pistas de esqui e de patinagem no gelo; um mercado de Natal; um comboio turístico; labirintos e muitos animais. Para os mais pequenos, pode ainda contar com jogos, pinturas faciais e carrosséis. E, claro está, não falta uma incrível roda gigante!
A agenda desta vila de Natal inclui, ainda, alguns espetáculos, tais como: “Quando ainda não havia Natal”, “Equilibrium”, “Back to the moon” (um espectáculo de marionetas) e concertos alusivos a esta quadra festiva. Tudo boas razões para ir até Óbidos e festejar em família.
Vila de Natal de Cascais – “Cascais Christmas Village”
De 05 de dezembro a 01 de janeiro, o Parque Marechal Carmona, em Cascais, acolhe uma vila de Natal, dedicada ao tema “Viagem à Magia do Natal”.
Para os miúdos, existe a Casa do Pai Natal, o Bosque Encantado (com renas verdadeiras!), a Casa do Mago na Árvore, a Árvore de Natal e o Globo de Neve, os duendes da vila, o carrossel e o Comboio de Natal.
Para os mais crescidos, há recriações da história do presépio, do nascimento de Jesus e da visita dos três Reis Magos. Existe ainda um acampamento romano com Legionários e Gladiadores e um Mercadinho de Natal, ideal para quem ainda não começou a comprar as prendas de Natal.
Para toda a família, há uma pista de patinagem no gelo e uma Rampa Radical.
Para mais informações, clique aqui.
“Perlim – Uma Quinta de Sonhos” (Santa Maria da Feira)
Perlim é o maior parque temático de Natal português. Na Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira, está montada uma vila de Natal que é verdadeiramente mágica e encantadora.
A inauguração aconteceu no dia 29 de novembro, quando chegou o Pai Natal, acompanhado de um arco-íris feito de fogo de artifício. O parque está de portas abertas para toda a família até ao dia 05 de janeiro.
Da programação fazem parte espetáculos musicais, enquadrados pelos maravilhosos cenários de Perlim, repletos de histórias, doces, decorações, cor e, claro, todo o espírito natalício.
Para mais informações, clique aqui.
Cabeça, Aldeia Natal (Serra da Estrela)
Esta vila de Natal estará aberta ao público entre os dias 07 de dezembro e 01 de janeiro. Desloque-se até à aldeia de Cabeça, na Serra da Estrela, e deslumbre-se com um cenário deslumbrante e encantador. A inspiração é, claro, a fantasia do Natal, mas escusado será dizer que a paisagem montanhosa dá um charme muito particular a esta vila.
Outro aspeto importante e digno de nota é o facto das decorações da vila serem ecológicas, ou seja, produzidas com materiais naturais, tendo em conta as caraterísticas daquele meio ambiente e a sua biodiversidade. A lã, por exemplo, serve como uma excelente simulação da neve e foi oferecida pelas empresas têxteis locais.
Todas as ruas estão decoradas e há feiras, presépios e uma casa de chocolate. Pode, ainda, participar em workshops de culinária (vocacionados para a quadra natalícia) e em passeios temáticos pela aldeia e pelos mercados de Natal, com decorações para venda, as quais foram criadas pelos habitantes da aldeia.
Para mais informações, aqui.
Presépio de Penela (Aldeias do Xisto)
A partir do mês de dezembro, Penela deixa-se contagiar pelo espírito de Natal. A vila assenta arraiais no castelo medieval do século XI, na Quinta das Lapas e no Mercado do Espinhal. Há exposições e mercados natalícios, um comboio de Natal, uma pista de patinagem no gelo, um parque infantil inovador, uma exposição de modelos ferroviários e muitas histórias, concertos e um jogo para smartphone. Tudo isto garante um dia divertido e bem passado em família.
Existe, ainda, um magnífico presépio que recorre às novas tecnologias e às impressões 3D para construir um cenário animado com mais de 200 figuras ligadas à quadra natalícia. A vila está disponível até ao dia 05 de janeiro.
Para mais informações, clique aqui.
E a de Prisco? O presépio vivo é um espetáculo.