Descubra os encantamentos destes verdadeiros paraísos portugueses. Aventure-se nestes 5 lugares paradisíacos para descobrir no Centro de Portugal.
É frequente usarmos a palavra paraíso em diferentes contextos e com diferentes interpretações. Por um lado, este termo pode ser associado à religião. De acordo com o Antigo Testamento, paraíso é o lugar das delícias onde se encontravam Adão e Eva; Éden. Por outro lado, o termo paraíso pode significar ainda morada dos anjos e dos bem-aventurados e justos depois da morte.
Assim, esta é uma expressão que remete sempre para um agradável e bonito. Daí que não seja de admirar que o usemos para falarmos sobre estes destinos portugueses que fazem da região centro o local certo para realizar a sua próxima escapadinha de fim de semana.
5 lugares paradisíacos para descobrir no Centro de Portugal
1 – Covão da Ametade
Certamente que já ouviu falar desta localidade tão popular da zona centro do país. Um dos pontos fortes deste destino situado na Serra da Estrela é a sua depressão de origem glaciar. A beleza da sua vegetação é outro atrativo para quem não dispensa admirar os encantos naturais.
Assim, se está a precisar de respirar ar puro, não hesite em visitar este recanto de Natureza, onde a paz, a calma e a tranquilidade imperam. Escape da confusão da cidade e renda-se àquilo que este esconderijo verde tem guardado para quem o vem explorar.
2 – Portas de Ródão
As Portas de Rodão ficam situadas em Vila Velha de Ródão, no interior do país, banhada pelo incrível rio Tejo. O cenário é incrível, onde impera a Natureza, com exemplares incríveis da fauna e da flora locais. Uma riqueza e uma diversidade que não deixa ninguém indiferente.
Convém dizer que esta é uma formação geológica que se carateriza por um estreitamento natural, capaz de albergar uma garganta rochosa impressionante que atravessa o Rio Tejo. Um capricho da Natureza que encanta quem o observa.
Esta é uma região particularmente rochosa que resulta da interseção do duro relevo quartzítico típico da serra das Talhadas com o curso do rio Tejo. Na origem das Portas de Rodão estão duas paredes escarpadas, com uma altura de cerca de 170 metros.
O nome – Porta de Ródão – deve-se, precisamente, ao facto desta formação se assemelhar a duas portas. Uma situada mais a norte, no concelho de Vila Velha de Rodão, e outra no concelho de Nisa. É a sua localização que origina o estreitamento do rio e um efeito deslumbrante.
Se for até lá, posicione-se na margem direita, pois lá encontrará um miradouro que permite admirar melhor toda a paisagem.
Para ir até lá, siga pela A23, passando por Abrantes e saindo no nó de Vila Velha de Ródão. Já quem vai do Alentejo, via Nisa, pode seguir para norte pela N18.
3 – Cabril do Ceira
Cabril do Ceira é um desfiladeiro que fica situado no sopé da Serra da Lousã, em Serpins, mais exatamente.
A Garganta de Cabril do Ceira, como também é conhecida, é um segredo muito bem escondido. Trata-se de um acidente geográfico que a Natureza, sabiamente, criou e cuja beleza deixa qualquer um boquiaberto.
Importa dizer que os acessos ao mesmo não são fáceis, uma vez que todo o cenário é maioritariamente selvagem e inexplorado, o que significa que parte do caminho é em terra batida e não está sinalizado.
Se for até lá, aproveite ainda para dar um mergulho na praia fluvial de Cabril do Ceira, a qual fica situada, exatamente, à frente da referida Garganta, um fenómeno geomorfológico e natural verdadeiramente surpreendente. Não deixe de admirar as paredes do desfiladeiro, as quais formam um espelho de água que reflete as paredes quartzíticas das encostas. Um efeito único!
Outras atrações locais que pode e deve visitar são: a ermida de Nossa Senhora da Candosa; a capela do Mártir; o Cerro da Candosa, a Capela do Carapinhal ou o Núcleo Museológico de Vila Nova do Ceira.
Uma vez na região, usufrua do melhor dos seus petiscos, como é o caso do Bucho recheado; Cabrito assado no forno; Chanfana; Chouriço e morcela preta; Galinha corada e os Torresmos.
Se preferir peixe, opte por: Trutas à varzeense; Papas de nabos com sardinha frita e o Bacalhau com batatas a murro. Já no campo das sobremesas, delicie-se com: Arroz-doce; Pão de ló; Bolo da Várzea; Filhoses, entre outros.
Leia também:
- A vila que fica mesmo no centro de Portugal
- A aldeia “berço” da rainha das Maçãs no Centro de Portugal
- Espanhóis rendidos aos encantos de aldeia presépio no Centro de Portugal
4 – Foz d’Égua
Conhecida como aldeia Hobbit pelas suas semelhanças com a aldeia que surge na saga de filmes “O Senhor dos Anéis”, este exemplar nacional fica situado na Serra do Açor, mais precisamente no concelho de Arganil.
Próxima de Piódão, esta é uma aldeia verdadeiramente encantadora e que merece uma visita. Ela é feita de xisto e de lousa e o casario convive em perfeita harmonia com a vegetação envolvente.
Passeie pelas ruelas e pontes de xisto e maravilhe-se com a paisagem em socalcos. Se o tempo estiver de feição, aproveite para ir até à praia fluvial. A água cristalina da ribeira contribui e a Natureza envolvente são realmente mágicas e permitem relaxar completamente.
5 – Cortes do Meio
Situada na Serra da Estrela, esta aldeia ainda é desconhecida para muitos. Porém, esta pequena aldeia guarda encantos muito próprios e que merecem ser mais divulgados. Localizada perto de Tortosendo, na Covilhã, esta aldeia possui cascatas e piscinas naturais que fazem as delícias de qualquer um, principalmente nos dias quentes de verão.
Não é, por isso, de estranhar que ela seja considerada por muitos “a capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”. Para ter uma noção, neste destino, há nada mais, nada menos, do que 14 piscinas naturais localizadas no leito da ribeira de Cortes!
Agora que já conhece 5 destinos encantadores do centro de Portugal, só precisa de traçar o roteiro e decidir por qual destes destinos começa a sua exploração desta região incrível de Portugal, tantas vezes esquecida, mas repleta de atrações encantadoras que vale a pena admirar e ficar a conhecer, seja em família, seja na companhia de um grupo de amigos!