Aprenda a cozinhar da melhor forma e evite erros frequentes. Tome nota de alguns erros comuns, evite-os e saiba como fazer massa tal como um verdadeiro chef.
A massa é um alimento bastante comum em todo o mundo. Itália tornou-se numa referência no que diz respeito a pratos de massa, fazendo vários pratos famosos com a sua “pasta”. No entanto, existem pratos de massa em todo o mundo, muitos deles com um delicioso molho a acompanhar.
Frequentemente, fazem-se bons pratos de massa com poucos ingredientes ou até com sobras que se possa ter por casa. Apesar de ser uma refeição feita com frequência, nem sempre se come bem, pois há muitos erros que são frequentemente cometidos.
5 erros a fazer massa que muitos cometem
1 – Não adaptar a água ou a panela à massa pretendida
É um erro comum não adaptar a quantidade de água à massa pretendida, nem a panela. Não se deve cozinhar a massa em pouca água, nem se deve fazê-lo numa panela pequena.
Assim, há que escolher o tamanho certo da panela e colocar água suficiente para que a massa cozinhe bem. Deve ter-se em conta que a medida adequada é de 1L de água para cada 100g de massa.
Normalmente, quando se cozinha para 4 pessoas, usa-se um pacote de 0,5kg de massa, devendo ser necessário usar 5L de água. Se cozer a massa com pouco líquido, prejudica a qualidade da refeição. Assim, a massa irá reduzir a temperatura da água, levando a um aumento do tempo de cozimento, algo que torna a massa borrachuda e que se agarra ou pega facilmente.
Para evitar este momento, é fundamental mexer a massa com uma colher de madeira.
2 – O momento do tempero
Não se deve salgar a água no início, pois ao fazê-lo haverá um atraso na fervura da água.
A água deve ser temperada após ferver e antes de se adicionar a massa.
A quantidade de sal deve ser a de um punhado para cada 2 litros de água, uma quantidade que permite evitar que a massa se agarre.
3 – O coar da massa recheada
Existem massas recheadas, como os raviolis ou os sorrentinos, que não devem ser coados depois de estarem prontos.
Quando estão al dente, evite virar o tacho para retirar a água. É um erro fazê-lo, pois irá fazer com que se quebrem, já que a massa recheada é muito frágil. A massa recheada deve ser retirada com a escumadeira. Retire uma a uma, transferindo-a para o prato de servir.
4 – Lavar a massa
A massa, o esparguete ou outras pastas devem ser colocadas na peneira, delicadamente, mas não devem ser lavadas. Este é um erro comum que deve ser evitado.
Não lave a massa, pois isso irá retirar-lhe sabor, além de eliminar o amido, propriedade que enriquece o seu sabor, juntamente com o molho.
5 – Adicionar o molho no momento errado
O molho é um elemento importante como complemento da massa, permitindo dar mais sabor à refeição. Se colocar a massa na panela, juntamente com o picante, este vai continuar a cozinhar a massa, fazendo com que ela perca o ponto al dente.
Se retirar o molho do frigorífico e o colocar logo juntamente com a massa, ela vai esfriar rapidamente. Para servir a massa à temperatura ideal, sem ela perder qualidades, deixe parte do molho no fundo da panela e reserve parte para colocar sobre a massa no momento de servir, antes de misturá-la.
Leia também:
- 4 receitas de massa com carne que todos adoram
- 4 receitas de esparguete à bolonhesa irresistíveis
- 8 receitas de massa com atum práticas e deliciosas
NCultura
Se leu “5 erros a fazer massa que muitos cometem” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre receitas e gastronomia. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Faça uma visita ao mundo da gastronomia NCultura, veja: Aperitivos e petiscos; tome nota de Receitas de sopas, pratos vegetarianos, pratos de carne ou peixe. Pode ainda aproveitar para adoçar a boca com as receitas de sobremesas e bolos.
Se pretende aprender mais sobre o mundo da cozinha, veja os truques e dicas dos grandes mestres da cozinha.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos que irá adorar!