Na língua portuguesa há palavras divertidas, palavras capazes de lhe fazer soltar uma gargalhada… 22 palavras mais engraçadas da língua portuguesa.
Uma língua pode ser séria, solene e até formal e cuidada. Porém, ela também é capaz de ser divertida, surpreendente e engraçada. Por exemplo, a sonoridade de certas palavras pode originar gargalhadas ou risos em quem as ouve. A conjugação de letras ou o tema para o qual elas remetem são outras razões possíveis para estas palavras serem consideradas as mais engraçadas.
Nesta lista, incluímos termos que fazem parte do léxico português falado nos mais variados países onde a língua portuguesa é língua oficial, desde Portugal ao Brasil.
Leia as palavras em voz alta ou reúna um grupo de amigos, de preferência de diferentes nacionalidades ou com diferentes sotaques e pronúncias, e ponha em prática o divertido exercício de ler as seguintes palavras.
Abrunho
Este é um nome masculino que designa o fruto (comestível) do abrunheiro. Este é um fruto sumarento, de cor variável e forma arredondada.
Balofo
Adjetivo que qualifica algo ou alguém como volumoso, gordo, fofo, mole ou inchado; de consistência leve.
Beiço
Nome masculino que designa as partes carnudas que contornam externamente a entrada da boca; lábio. Pode, também, referir-se ao bordo de uma ferida; rebordo; borda saliente.
Bugiganga
Nome feminino que se refere a um objeto de pouco valor; coisa inútil; bagatela. É muito comum utilizar este termo para nomear acessórios como brincos, colares ou anéis sem valor material, ou seja, que não são feitos com metais preciosos, como ouro ou prata.
Chinfrim
Nome masculino usado como sinónimo de barulho e confusão de vozes ou outros sons; algazarra; banzé; balbúrdia. A repetição da sonoridade “in/im” acaba por contribuir para que esta seja uma palavra divertida, de pronúncia leve e animada.
Escanzelado
Adjetivo que descreve alguém que é muito magro; subnutrido.
Escaganifobético
Sim, esta palavra existe mesmo e é um adjetivo. Podemos usá-la para qualificar algo fora do comum; estranho; esquisito; pouco hábil ou ágil; desastrado.
Esculacho
Esta palavra é uma forma do verbo esculachar – o qual é, já por si só, um termo engraçado. Significa descompor; humilhar; ofender. Apesar do seu significado não ter nada de divertido, o termo em si é engraçado.
Esgrouviado
Este adjetivo advém da palavra “grou” (tipo de ave) e descreve alguém que é magro e alto, com aspeto desalinhado; desgrenhado; distraído. O termo não é dos mais comuns e, por isso, além de engraçado, é capaz de causar um certo espanto.
Estapafúrdio
Mais um adjetivo que, neste caso, carateriza alguém que é esquisito; excêntrico. Pode, também, servir para descrever alguém exagerado ou para qualificar um acontecimento ou atitude como disparatado.
Faniquito
Nome masculino, cuja terminação “ito” indicia que se trata de algo pequeno ou de tamanho reduzido. Neste caso, esta palavra pode referir-se a um pedaço muito pequeno de algo; migalha; pequeno ganho ou lucro. Além disso, esta expressão pode ser sinónimo de desmaio; chilique (este último termo também bastante engraçado).
Gambozinos
Nome masculino plural que, neste caso, se torna engraçado, sobretudo porque se refere a algo que não existe. Gambozinos remete para uma espécie de pássaros ou peixes imaginários que se mandam os mais distraídos ir caçar ou apanhar. Dizer que alguém foi apanhar gambozinos é o mesmo que dizer que essa pessoa não foi fazer nada de útil.
Jururu
Apesar do significado, este adjetivo torna-se engraçado pela repetição do som “ruru”. No entanto, esta palavra descrever alguém ou algo como triste; melancólico.
Lambão
Nome e adjetivo masculino que carateriza alguém como lambareiro; glutão; preguiçoso; madraço.
Paralelepípedo
Nome masculino que designa um poliedro cuja superfície é constituída por seis faces que são paralelogramos, cada duas geometricamente iguais e contidas em planos paralelos. Esta palavra é, normalmente, aprendida na escola e, apesar de dar algumas “dores de cabeça” no que respeita à forma como deve ser escrita, é também uma palavra curiosa e engraçada.
Pororoca
Nome feminino para planta brasileira da família das leguminosas, também denominada jutaipeba. A repetição da vogal “o” “abre” esta palavra, tornando a sua sonoridade divertida e engraçada.
Trambolho
Nome masculino que pode significar peça de madeira que se fixa na pata de alguns animais domésticos para que não se afastem para longe; peia; trangalho; molho grande; o que incomoda ou atrapalha; embaraço, empecilho; pessoa que, para outrem, constitui um encargo penoso.
Troglodita
Adjetivo de 2 géneros que remete para pessoa que vive em cavernas ou debaixo da terra; cavernícola; pessoa rude ou grosseira. Mais uma vez, a presença das vogais “i” e “o” confere a este termo uma graça muito própria.
Trombone
Nome masculino para instrumento musical de sopro, formado por dois tubos encaixados um no outro e que se alongam ou encolhem.
Umbigo
Nome masculino que designa a cicatriz abdominal, saliente ou reentrante, no ponto em que o cordão umbilical se prendia ao indivíduo durante a sua vida fetal (anatomia); depressão existente na base da concha de alguns moluscos (zoologia).
Urucubaca
Nome feminino que significa azar; má sorte; feitiçaria. As sílabas curtas e simples fazem com que esta palavra pareça uma linguagem básica de bebé.
Zarolho
Adjetivo e nome masculino que descreve uma pessoa ou animal que não vê de um olho; vesgo; pessoa ou animal que tem um desvio nos olhos.