A natureza tomou conta delas mas a sua história continua a atrair pessoas. Fique a conhecer algumas cidades abandonadas que atraem turistas.
Há vários motivos que podem justificar o abandono destas cidades. A verdade é que muitas delas foram importantes centros económicos mas, a certo momento, o seu abandono, ou destruição, ditou o seu fim.
Hoje, ficam as ruínas e o que delas restou e que ajuda a contar um pouco da sua história e do seu passado. Um pouco por todo o mundo é possível encontrar cidades abandonadas que, para muitos, são tidas como cidades fantasmagóricas, envoltas em lendas e mitos de almas penadas que por ali passeiam e amaldiçoam o espaço. Fique a saber mais.
22 cidades abandonadas que atraem turistas
KOLMANSKOP, NAMÍBIA
Esta cidade fica entre as dunas da areia do deserto e servia de residência aos trabalhadores da mina de diamantes. Nos anos 50 do século passado, a cidade foi abandonada e, depois, tomada pelo deserto. Por isso, as casas estão recheadas de areia.
HUMBERSTONE E SANTA LAURA, DESERTO DE ATACAMA, CHILE
Estas cidades ficam no norte do Chile e foram abandonadas nos anos 50 do século passado. Contudo, ainda existem edifícios bem conservados, como é o caso de habitações, do teatro, de um hotel, mercearias e até de uma piscina em ferro fundido. Em 2005, a cidade e as construções foram declaradas Património da Humanidade pela UNESCO.
BHANGARH, RAJASTHAN, ÍNDIA
Bhangarh foi abandonada já na primeira metade do século XVIII, quando foi conquistada pelo rajá de Jaipur. Hoje, é possível admirar as suas ruínas, compostas por templos, pavilhões, um forte e um bazar medieval.
PYRAMIDEN, SVALBARD, NORUEGA
Abandonada no final do milénio passado, esta cidade pertencia à União Soviética e estava ligada à extração de carvão. Possui uma zona para os trabalhadores, um pavilhão desportivo e um busto de Lenine. Atualmente, ainda é possível ver uma biblioteca recheada de livros, um teatro e uma sala de música, com o piano de cauda mais setentrional do mundo.
BELCHITE, PROVÍNCIA DE SARAGOÇA, ESPANHA
Aqui foram protagonizados vários conflitos durante a Guerra Civil Espanhola e foi um cerco que destruiu Belchite. Todavia, as ruínas dos seus edifícios mantêm-se preservadas até hoje, funcionando como um testemunho vivo dos horrores da guerra e da destruição.
BODIE, CALIFÓRNIA
No século XIX, esta era conhecida como uma cidade de extração de ouro, com cerca de 8500 habitantes. Porém, com o declínio das minas, os habitantes começaram a abandonar a cidade, até ela ter ficado deserta. No entanto, mais de uma centena dos seus edifícios continuam preservados e visitáveis, por quem os quiser conhecer.
HERCULANEUM, NÁPOLES, ITÁLIA
Neste caso, temos de recuar até 79 d.C., altura em que o Monte Vesúvio entrou em erupção e soterrou a estância romana de Herculaneum.
Posteriormente, as escavações arqueológicas permitiram expôr as vilas privadas, os estabelecimentos comerciais, os balneários e os muitos objetos quotidiano que faziam parte do dia a dia desta vila.
CHACO CANYON, NOVO MÉXICO
Entre 800 e 1000 d.C, esta cidade serviu de palco a rituais, a comércio e de centro cívico. Havia casas e estruturas circulares (kivas), usadas para cerimónias, e feitas de tijolos de lama, arenito e madeira. Algumas destas construções ainda são visíveis e visitáveis, hoje em dia.
KAYAKÖY, ANATÓLIA, TURQUIA
Esta aldeia tinha quase 2000 habitantes, mas ficou deserta com o repatriamento dos gregos que residiam na Turquia, após o final da guerra greco-turca, em 1923. Atualmente, é possível observar centenas de casas em ruínas e, ainda, duas igrejas gregas ortodoxas.
ST. ELMO, COLORADO
St. Elmo funcionou como uma cidade com minas e comércio, a qual era atravessada por um comboio. Porém, nos anos 20 do século passado, os caminhos de ferro foram encerrados, o que contribuiu para o abandono da cidade. Porém, hoje ainda é possível ver alguns dos seus edifícios, como estabelecimentos comerciais, casas e uma igreja.
FORDLÂNDIA, BRASIL
Em 1927, Henry Ford adquiriu 15 mil kms de terreno para criar a Fordlândia, a qual iria abastecer sua empresa de látex. Porém, a terra revelou-se infértil e o projeto acabou por não se revelar um sucesso. Atualmente, é possível ver vários dos seus prédios em ruínas.
POMPEIA, ITÁLIA
A erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C fez esta cidade ficar soterrada. Só no final de setecentos ela foi descoberta e começou a ser escavada, tendo sido descobertos vestígios de casas, comércios, aquedutos, teatros, objetos e frescos. Estas são das ruínas mais visitadas em todo o mundo.
PRIPYAT, UCRÂNIA
Criada em 1970, para a Central Nuclear de Chernobyl, esta cidade chegou a ter quase 50.000 habitantes. Porém, em 1986 foi evacuada, na sequência do desastre de Chernobyl. A radiação que a cidade ainda possui faz com que ela continue a não poder ser habitada.
ORADOUR-SUR-GLANE, FRANÇA
Esta aldeia foi destruída em 1944 pela Waffen-SS. Charles de Gaulle determinou que este sítio fosse transformado num museu e num monumento em homenagem a todos os habitantes desta cidade que perderam a vida, após a sua invasão.
DALLOL, ETIÓPIA
Situada no deserto de Danakil, esta cidade acolhia uma comunidade que trabalhava na mineração de sal. Quando essa atividade decaiu nos anos 60 do século passado, a cidade foi abandonada.
TAWERGHA, LÍBIA
Esta cidade libanesa foi evacuada pelo Conselho Nacional de Transição da Líbia, em 2011. Tinha à época 24.000 habitantes.
COPEHILL DOWN, INGLATERRA
Esta foi uma cidade usada para treinar as forças armadas. Por isso, ela foi construída para se parecer com uma vila alemã da Baviera.
SANZHI POD CITY, TAIWAN
Esta aldeia futurista foi pensada como um retiro de férias para os mais abastados. Porém, os acidentes e o pouco investimento ditaram que o projeto fosse suspenso.
CHAITÉN, CHILE
A erupção do vulcão Chaitén obrigou à evacuação da cidade em 2008, ficando desabitada até aos nossos dias, uma vez que Chaitén chegou a ficar submersa.
HASHIMA ISLAND, JAPÃO
Esta ilha existia junto de um grande depósito de carvão e tinha mais de 5000 moradores. Todavia, o encerramento da mina levou a que nos anos 60 e 70 do século passado a cidade ficasse desabitada.
CRACO, ITÁLIA
Os terramotos constantes fizeram com que esta aldeia fosse abandonada nos anos 60 do século passado.
ANI, TURQUIA
Esta cidade medieval chegou a ser capital do reino medieval arménio que se estendia pela atual Arménia e Turquia oriental. Além do comércio, Ani era conhecida pelos seus edifícios religiosos, palácios e fortificações. Teve mais de 200 mil habitantes, mas hoje é uma cidade deserta.
Leia também:
- 20 incríveis lugares abandonados em Portugal
- As 20 Cidades e Vilas mais bonitas de Portugal
NCultura
Se leu “22 cidades abandonadas que atraem turistas” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…