Uma vila encantadora com uma biodiversidade única! Descubra as 20 razões para visitar Ponte de Lima. Não se vai arrepender!
Ponte de Lima é uma vila icónica do nosso país. Esta é uma das vilas mais antigas. Ponte de Lima tem uma riqueza histórica fascinante. A vila tem uma beleza natural que encanta os habitantes e todos os que decidem visitar a vila. Além das paisagens deslumbrantes, a vila apresenta um conjunto de atrações que a torna particularmente atrativa.
Por isso, Ponte de Lima é considerada umas das vilas mais pitorescas de Portugal. Fique a conhecer alguns dos diversos motivos que justificam uma visita a Ponte de Lima, uma vila encantadora!
20 razões para visitar Ponte de Lima
Localização
Ponte de Lima localiza-se no distrito de Viana do Castelo. Esta vila portuguesa está presente em pleno Minho.
1 – A beleza
Esta vila apresenta uma singular beleza. A beleza está presente em diversos pormenores. Ao longo destas razões para visitar Ponte de Lima, poderá testemunhar a beleza da vila a apresentar-se em diferentes formatos…
2 – Natureza
A Natureza apresenta-se em Ponte de Lima no seu máximo esplendor. Ela está presente em todo o lado. Nesta vila, podemos encontrar florestas, jardins, ecovias, parques, área protegida… As atrações naturais são mais que muitas. Uma visita à vila deixará qualquer visitante rendido.
3 – Avenida dos Plátanos
Esta zona pedestre apresenta plátanos centenários. Estes plátanos foram plantados em 1901. Esta avenida é um dos locais preferidos dos habitantes de Ponte de Lima no verão.
Nos dias de maior calor, estas pessoas visitam este espaço que assegura momentos de frescura, existindo espaços com sombra que asseguram bons momentos.
No outono, a Avenida dos Plátanos apresenta um contraste de cores quentes e convida a um passeio sobre o tapete de folhas caídas. A beleza está presente em cada metro deste espaço. São mais de 400 m de comprimento com 83 plátanos, com uma altura superior a 30 metros.
A Avenida dos Plátanos é majestosa. Ela acolhe os visitantes, nomeadamente os milhares de peregrinos que anualmente fazem o Caminho Português de Santiago.
4 – Rio Lima
A vila de Ponte de Lima estabeleceu uma relação de proximidade com o rio. O rio Lima era denominado pelos romanos de Lethes (o Rio do Esquecimento). Eles acreditavam que qualquer pessoa que atravessasse este rio perderia a memória para sempre.
5 – Parque Temático do Arnado
O Parque do Arnado é um jardim temático. Este espaço permite-nos realizar uma fascinante viagem pela história da arte dos jardins, cujas raízes se encontram profundamente associadas à cultura rural.
Este parque arquitetónico temático apresenta vários estilos, de todo o mundo. Entre os destaques deste local estão: o jardim barroco (que reflete o esplendor dos jardins franceses), o jardim renascença (inspirado no Renascimento europeu), o jardim romano, o jardim labirinto (construído em socalcos), entre outros.
No interior do Parque Temático do Arnado, ainda encontrará o horto botânico que apresenta uma coleção de plantas sistematizada, permitindo aos visitantes do espaço uma fácil identificação.
6 – Ecovia do Lima
As ecovias encontram-se na moda. Várias pessoas procuram estes espaços, porque estão mais conscientes da importância de se manter uma vida ativa. A ecovia do Lima é uma opção bastante procurada. Esta atração reúne em si todas as condições. Há vários percursos que podem ser realizados neste espaço.
Existem muitos quilómetros para percorrer na Ecovia do Lima. Ao longo do caminho, pode contemplar as deslumbrantes paisagens. Enquanto percorre as margens do rio Lima, poderá contemplar um cenário fantástico.
Pode optar por fazer o percurso a pé ou de bicicleta. Pode manter a circulação sanguínea bem ativa, da forma que desejar. O que importa é exercitar; manter-se ativo. Ter as belíssimas paisagens como pano de fundo torna o esforço menos penoso.
7 – Museu do Brinquedo Português
Este espaço está localizado junto à ponte romana, na casa do Arnado. Este museu leva-nos numa viagem pelo mundo dos brinquedos portugueses. No Museu do Brinquedo Português, há brinquedos que vão desde os finais do século XIX até 1986.
No primeiro andar deste museu, encontram-se à disposição brinquedos distribuídos por décadas. Este espaço permite-nos que haja uma noção de fabricantes brinquedos, de técnicas de fabrico de certo brinquedos, de matérias-primas e até de distribuição geográfica das indústrias portuguesas.
O percurso para conhecer o museu passa ainda pelo jardim, havendo o acesso à sala das brincadeiras. Neste espaço, há ainda a oficina do brinquedo e a sala de exposições temporárias.
8 – Ponte romana e medieval
Esta ponte é um monumento muito importante para a vila. Esta construção deu o nome à localidade, conjuntamente com o rio (lima). Por isso, facilmente se percebe que a ponte se tornou no ex-libris de Ponte de Lima.
A Ponte romana e medieval foi construída há cerca de dois mil anos pelos romanos. Esta ponte serviu para ligar Bracara Augusta (atual Braga) a Asturica (atual Astorga, em Espanha).
Durante a época medieval, a ponte foi alargada devido ao desvio do leito do rio. Por isso, é identificada como ponte romana e medieval. Esta ponte era a única passagem segura do rio Lima.
Atualmente, esta ponte continua a ser muito estimada. Ela marca a paisagem de Ponte de Lima, continuando a assumir uma grande importância na região. O caminho português de Santiago de Compostela passa por esta ponte.
9 – Centro histórico de Ponte de Lima
Este é um espaço de passagem obrigatória. A maioria das pessoas fica maravilhada quando tem a oportunidade de realizar um passeio pelo centro histórico de Ponte de Lima.
Realizar uma caminhada nas típicas ruas empedradas leva as pessoas a viver uma experiência bastante agradável num cenário particularmente pitoresco.
No Largo de Camões, podemos usar os bancos que asseguram um precioso descanso, enquanto se recupera energias para voltar a explorar a riqueza da vila. Enquanto se recupera as energias, é possível contemplar a beleza local e sentir o pulsar da vila.
No centro do largo, destaca-se a presença do monumental chafariz que data de 1603, destacando-se ainda os típicos edifícios antigos que o rodeiam.
10 – Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos
Este espaço foi declarado Zona Húmida de Importância Internacional, devido à raridade dos seus habitats e devido à elevada biodiversidade que sustenta a Área Protegida. Este espaço desenvolve-se em torno de duas lagoas e das margens do Rio Estorãos, numa área total de cerca de 350ha.
11 – Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde
Este espaço encontra-se presente num imóvel de interesse público, em pleno centro histórico de Ponte de Lima. Este local visa contribuir para a promoção do vinho verde.
O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde promove esta bebida tão popular na região através da investigação e divulgação do seu património. Este espaço também promove o desenvolvimento e afirmação do enoturismo na região dos vinhos verdes.
12 –Torre de São Paulo e Torre da Cadeia Velha
As Torres de São Paulo e da Cadeia Velha situam-se de frente para o rio Lima. Estas construções são os testemunhos visíveis do que resta da muralha da vila. A muralha foi construída no século XIV.
Na Torre de São Paulo, existe um painel de azulejos magnífico. Destaca-se no local a marca dos três sítios que revelam até onde a água do rio chegou nas três inundações que mais afetaram a vila.
A Torre da Cadeia Velha foi uma prisão, como o próprio nome indica. Este espaço serviu essa função a partir do século XIV e até aos anos 60 do século passado. Atualmente, a torre é um espaço cultural, que acolhe exposições temporárias. Além disso, a torre alberga o Posto de Turismo de Ponte de Lima.
A Porta Nova encontra-se mesmo ao lado da Torre da Cadeia Velha. Esta porta é uma das entradas da vila fortificada. Pode passar por baixo para descobrir a antiga judiaria (uma construção dos séculos XIV e XV) e subir à muralha para ter outra perspetiva da vila.
13 – O Museu dos Terceiros
Este espaço surgiu na década de setenta do século XX. O Museu dos Terceiros foi criado após a realização de obras de restauro na Matriz de Ponte de Lima. Foi o resultado da constatação da falta de espaço para colocação do valioso espólio de arte sacra.
Em janeiro de 1975, foi então criado o Instituto Limiano (que se trata de uma associação cultural sem fins lucrativos) que teria a sua sede no conjunto arquitetónico constituído pelo extinto convento de Santo António dos Frades e pela igreja (e instalações anexas) da Ordem Terceira de S. Francisco e que foi designado por Museu dos Terceiros.
O riquíssimo conjunto arquitetónico é constituído por duas igrejas, por alas de apoio (Ante Sacristias, Sacristias, Salas de Lavabo), claustro, quintal e jardim e foi alvo de várias intervenções desde a fundação do convento, no século XV, até ao século XX.
14 – Igreja Matriz
Este templo encontra-se presente no centro histórico de Ponte de Lima. A igreja matriz é um dos monumentos mais emblemáticos da vila. Esta igreja foi erguida no século XV. A igreja matriz foi construída precisamente no local onde se encontrava um templo do século XII. Esta construção antiga tornou-se muito pequena para acolher a população.
O templo tem traços caraterísticos de diversos estilos (romântico, gótico e neoclássico), devido às transformações e ampliações ao longo dos séculos. No interior da igreja Matriz, podemos encontrar numerosas estátuas (de várias épocas) sob um teto de madeira. Além disso, encontra-se a capela de Nossa Senhora da Conceição, de estilo manuelino, com dois altares barrocos.
15 – A Igreja de Santo António da Torre Velha
Esta igreja está presente na margem direita do rio. Visite a Igreja de Santo António da Torre Velha e contemple a beleza singular deste espaço religioso. Este templo tem mais encantos.
16 – Capela do Anjo da Guarda
Esta construção encontra-se nas imediações da ponte velha. Este templo é um dos vários pontos de interesse de Ponte de Lima. A Capela do Anjo da Guarda terá oferecido proteção aos viajantes, além de ser um lugar de culto.
Neste espaço, podemos encontrar uma imagem de São Miguel. A zona envolvente é muito agradável e até se encontram bancos no local onde se pode sentar e relaxar.
17 – Grandes eventos ao longo do ano
Em Ponte de Lima, encontram-se diversos eventos durante todo o ano. Há festivais (culturais, gastronómicos, temáticos…), festas populares, eventos desportivos, entre outros.
O Festival Internacional de Jardins é um evento anual importante de Ponte de Lima. Ele decorre desde o fim de maio até ao final de outubro. Em junho, revive-se a tradição da Vaca das Cordas. Em véspera do Dia de Corpo de Deus, ao final da tarde, milhares de pessoas esperam para assistir a vaca guiada por cordas. O animal segue por algumas ruas do centro histórico e conclui o seu percurso no areal junto ao Rio Lima, numa cadência de espetáculo e emoção.
18 – As suas gentes
O povo de Ponte de Lima é simpático e acolhedor. As suas gentes revelam a sua autenticidade constantemente. Os habitantes da vila adoram partilhar os melhores segredos da sua terra.
Leia também:
- Viana do Castelo é a cidade da maior romaria portuguesa
- Viana do Castelo e os pontos de visita principais
- Viana do Castelo tem uma das melhores paisagens do mundo
19 – História
Ponte de Lima é uma das vilas mais antigas de Portugal. Esta vila tem uma história tão longa quanto notável. O seu património encontra-se espalhado por todo o lado e há vários monumentos que ajudam a contar a história da vila.
20 – Gastronomia
A gastronomia local é de elevada qualidade. Ponte de Lima é muito famosa devido à sua comida tradicional. Todos os fins de semana, muitos apreciadores de boa comida fazem a viagem até esta vila encantadora.
As tentações gastronómicas de Ponte de Lima são várias. No entanto, há petiscos mais populares, como o arroz de sarrabulho. Este prato é um dos petiscos desta localidade mais apreciados e mais saborosos…
A lampreia do Rio ou Bacalhau de Cebolada são outros pratos populares, dos mais procurados nas tascas e restaurantes. As iguarias podem ser acompanhadas pelo afamado Vinho Verde de Ponte de Lima. Eis alguns dos restaurantes mais populares:
Alameda
Morada: Alameda de S. João 4990-027 Ponte de Lima
Contactos: 258 941 630
Brasão
Morada: Rua Formosa 4990-117 Ponte de Lima
Contactos: 258 941 890 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Açude
Morada: Caminho São Gonçalo, 4990-150 Ponte de Lima
Coordenadas: 41º 45″ 55.91′ N 8º 35″ 28.71′ W
Contactos: 258 944 158 / 925 017 856/7 – 910945782 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Manuel Padeiro
Morada: Rua do Bonfim, nº 20 4990-105 Ponte de Lima
Contactos: +351 258 941 649 | +351 919 903 920 / [email protected]