Descubra 19 factos curiosos sobre a Suíça que provavelmente não conhece. A “terra do chocolate” atrai muitas pessoas para visitar, mas também para viver. Tem cerca de 8 milhões de habitantes, baixas taxas de criminalidade e uma das economias mais estáveis de todo o mundo.
Razões mais do que suficientes para querer ficar a conhecer este país, certo? Se ficou curioso, então prepare-se para 19 factos muito interessantes e surpreendentes sobre a cultura e o modo de vida deste país.
19 factos curiosos sobre a Suíça que provavelmente não conhece
Há um mictório no WC das mulheres
É mesmo verdade, para as mulheres que se sintam confortáveis, na Suíça, é possível urinar em pé, mesmo sendo uma senhora.
Existe uma lei que protege os médicos de alegações de negligência médica
Essa lei pode ser utilizada no caso, por exemplo, de um médico fazer um diagnóstico errado. Aí, ele não poderá ser acusado de erro profissional, nem ser prejudicado por essa situação.
Nas aldeias, há lojas que não têm vendedores
Tratam-se de lojas de produtos agrícolas e, no lugar da caixa registadora, há uma caixa de papelão.
A eutanásia é permitida
Provavelmente já conhecia este facto. Neste país, a eutanásia é legal e não é por acaso que, anualmente, a Suíça recebe vários doentes terminais que pretende pôr termo à sua vida, com o devido consentimento e acompanhamento médico.
Leia também: A boa loucura linguística da Suíça
“Niva” é o carro mais popular
Este é um carro particularmente popular entre quem trabalha no campo e o uso para fazer as suas deslocações diárias.
A licença de maternidade é de 3 meses
Ao contrário do que se possa pensar, na Suíça, a licença de maternidade não é mais extensa do que a portuguesa. Além disso, os pais só têm direito a 2 dias de licença de paternidade.
Quando uma criança nasce, penduram-se cartazes coloridos nas janelas
Um costume divertido e muito curioso. Quando um bebé nasce, os pais têm por hábito pendurar um cartaz com o seu nome e data de nascimento nas janelas. Assim, os vizinhos ficaram a perceber o porquê de ouvirem algum choro durante a noite.
A conhecida indústria de Bollywood filma, muitas vezes, na Suíça
Desde a década de 60 que as paisagens alpinas têm conquistado os realizadores e produtores indianos. Por isso, muitos filmes indianos têm sido rodados na Suíça.
Em Appenzell, as pessoas podem legalmente comer os seus animais de estimação
Um hábito algo bizarro permitido nesta região suíça. Os donos de gatos, cães e porquinhos da Índia, por exemplo, são como seus proprietários e têm total liberdade para fazerem o que quiserem com os seus animais.
Os pais colocam uma coleira nos filhos, durante as caminhadas
Nas montanhas, a lei defende que os pais devem circular com uma coleira nos filhos mais pequenos de forma a evitar quedas e outros acidentes.
Para pescar, é necessária uma licença
Na Suíça, só pode pescar se, primeiro, fizer cerca de 9 aulas e conseguir tirar a licença.
Para obter um passaporte suíço, deve cumprir algumas regras
Ter passaporte suíço pode ser mais difícil do que imagina. Tem de viver e trabalhar há 10 anos no país; morar na mesma cidade há 3 anos; e ser aprovado numa avaliação feita pelas autoridades locais que analisa, desde conhecimentos de geografia ao relacionamento com os vizinhos.
É obrigatório prestar serviço militar até aos 55 anos de idade
Anualmente, os suíços até aos 55 anos frequentam um treino militar de 3 semanas. Durante esse período, os novos recrutas convivem e participam nas atividades que forem necessárias.
A árvore de Natal da estação de Zurique tem cristais Swarovski
É verdade! A árvore de Natal da estação ferroviária central de Zurique é decorada com 6.000 cristais Swarovski. Uma árvore belíssima e muito valiosa.
Há máquinas de venda automática de leite
Se quiser beber um copo de leite e os supermercados estiverem longe ou fechados, saiba que na Suíça existem estas máquinas muito úteis e práticas que dispensam leite a quem desejar.
Os horários dos comboios são muito pontuais
Em qualquer região da Suíça há comboios e a boa notícia é que eles são bem pontuais e muito frequentes, havendo transportes todos os dias, a cada 15 minutos. Por essa razão, grande parte da população usa transportes públicos, independentemente da sua profissão ou estatuto social.
Os suíços costumam urinar sentados
Apesar de ser o país que tem mictórios femininos, é também aqui que os homens têm por hábito urinar sentados, por uma questão de rapidez, mas sobretudo de higiene. E é fácil perceber porquê, certo?
O presente mais popular é uma sepultura
Pode parecer mórbido, mas na Suíça é muito comum presentear alguém de quem se gosta, e independentemente da idade, com um lugar numa sepultura.
O mandato presidencial é de um ano
Na Suíça, é-se presidente durante, apenas, um ano, findo o qual há novas eleições. Outro aspeto interessante é que, nos últimos 10 anos, houve 5 presidentes mulheres e 5 presidentes homens.
Os pais têm direito a 2 dias de licença de paternidade e não 20!
Varia de cantão para cantão e das leis ou regras da empresa que trabalham…