Explore a beleza e a riqueza de destinos rurais que são segredos turísticos. Confira 15 aldeias quase secretas para descobrir em Portugal.
O nosso país tem um conjunto assinalável de aldeias encantadoras. Algumas aldeias portuguesas tornaram-se destinos populares, uma referência para escapadinhas, atraindo todos os anos diversos turistas. No entanto, há no nosso país algumas aldeias que têm tanta riqueza, como as mais famosas.
São autênticos paraísos rurais, mas não recebem muitas pessoas. Contudo, estas aldeias são destinos imperdíveis, que apresentam tradições fascinantes. Foram locais importantes para a história do país, que apresentam o povo genuíno, os hábitos de antigamente. Explore a beleza e a riqueza de destinos rurais que são segredos turísticos e que têm muito para desvendar.
15 aldeias quase secretas para descobrir em Portugal
1 – Brotas
O local onde a aldeia de Brotas se encontra revela-se por si só uma atração fascinante. A beleza do cenário é encantadora. No entanto, tanto no interior da aldeia, como nas suas imediações, existem várias atrações que tornam esta aldeia particularmente encantadora.
Há alguns monumentos que merecem ser destacados. Entre eles está a Igreja de Nossa Senhora das Brotas (ou a Igreja Matriz de Brotas). Esta construção religiosa datada do século XVI está classificada como Imóvel de Interesse Público desde o ano de 1956.
Este espaço territorial já era local de peregrinação no século XV. Segundo reza a lenda local, a aparição de Nossa Senhora serviu para operar um milagre, que permitiu curar uma vaca.
A Igreja Matriz de Brotas integra um conjunto de edifícios, por isso assemelha-se a um bairro que visava dar todo o apoio necessário às peregrinações dos romeiros das Irmandades de Nossa Senhora das Neves.
Além das casas com dois pisos, nas imediações também se encontra uma fonte com uma bica e o Santuário de Nossa Senhora das Brotas. Outra construção que merece a atenção dos visitante é a Torre das Águias que se localiza na povoação de Águias, na freguesia de Brotas.
2 – Panque
Esta aldeia está presente no concelho de Barcelos. Panque pode não ter a popularidade das aldeias mais famosas do país. No entanto, também tem muitos encantos. Visitar esta aldeia assegura uma experiência memorável.
Panque é uma aldeia que tem várias atrações interessantes. Entre as mais fascinantes estão as construções religiosas, nomeadamente a Igreja Paroquial de Santa Eulália de Panque e a capela de São Martinho de Mondim.
Todos os que visitam esta aldeia ficam com boas memórias, além de ficarem sempre com o interesse em regressar. Por tudo isto e muito mais, não faltam razões para visitar esta aldeia encantadora.
3 – Veiros
Veiros integra a freguesia o concelho de Estremoz, encontrando-se presente na vasta planície alentejana. Por isso, encontra-se num espaço territorial cujo cenário é encantador. A aldeia Veiros é caraterizada pelo seu casario rural. O seu altaneiro castelo é uma das atrações imperdíveis de Vieiros que se trata de uma povoação bem antiga. Em Veiros, encontram-se vestígios de ocupação Romana.
Veiros foi reconquistada aos Mouros em 1217, já por D. Afonso II. Este rei terá doado os domínios à Ordem de Avis. Por essa altura, o Castelo terá sido ou fundado ou apenas recuperado.
A famosa e poderosa Casa de Bragança teve origem em Veiros. O primeiro Duque de Bragança, D. Afonso (que era filho do Mestre de Avis com D. Inês Pires que era natural de Veiros) nasceu aqui, em 1377.
Além do castelo, existem outras atrações nesta pacata aldeia, nomeadamente as construções religiosas, como a renascentista Igreja Matriz ou Igreja de São Salvador do Mundo, que terá sido fundada no século XIII, tendo sido muito alterada posteriormente.
Outra construção religiosa de Veiros é a Igreja de Nossa Senhora da Mileu (datada do século XIII/XIV). Outra atração de Veiros é o seu Pelourinho renascentista. Este belo elemento da aldeia foi construído em 1539.
4 – Lapa dos Dinheiros
Lapa dos Dinheiros é uma aldeia de reduzidas dimensões. Tem um nome incomum, estranho. Por isso mesmo, é fácil de memorizar. Por isso, no próximo momento de organizar a sua próxima escapadinha, tenha este nome na cabeça…
Esta aldeia tem tudo o que se necessita para uma escapadinha de sonho. Lapa dos Dinheiros é uma aldeia da Serra da Estrela, estando presente a mais de 700 metros de altitude. Lapa dos Dinheiros integra a rede de Aldeias de Montanha. Ela encontra-se em plena serra, no concelho de Seia.
Entre as diversas atrações desta aldeia estão as quedas de água de Lapa dos Dinheiros, o ex-libris local. Todos os que vivem a experiência de assistir a esse espetáculo natural ficam fascinados. Trata-se de algo inesquecível.
Contudo, há muitos outros destaques como a rocha dos Cornos do Diabo, cujo nome curioso atrai muitas pessoas a visitar Lapa dos Dinheiros. Outro destaque que se pode encontrar em Lapa dos Dinheiros é o Buraco do Sumo.
5 – Alvoco da Serra
Esta aldeia encontra-se localizada no concelho de Seia. Alvoco da Serra é a povoação que está (topograficamente) mais próxima da famosa Torre da Serra da estrela, que se trata do ponto mais alto de Portugal Continental, atinge quase os 2000 metros.
A aldeia Alvoco da Serra “apenas” se ergue a 684 metros de altitude. Esta aldeia encontra-se situada numa encosta soalheira. A altitude de Alvoco da Serra permite que se tenha acesso a vistas deslumbrantes.
A paisagem nesta aldeia apresenta parte da ribeira de Alvoco. Este é um local particularmente procurado por visitantes durante o verão. Os habitantes da aldeia também usufruem da ribeira de Alvoco nos dias mais quentes do ano.
Esta aldeia apresenta grande riqueza em tradições. Alvoco da Serra é um povoamento com origens bastante antigas, que remontam ao período romano, pelo menos. Alvoco da Serra é uma é das aldeias da Serra da Estrela onde se fez sentir bem a presença da comunidade judaica.
Existem diversas possibilidades de percursos pedestres que permitem explorar a riqueza deste local. Há percursos que nos fazem partir à descoberta da serra pelo Vale Glaciário do Covão do Alvoco. Este é um espaço associado as histórias antigas (e a lendas) que são bastante valorizadas.
Existem também construções religiosas como a igreja matriz e as diversas capelas da freguesia. A presença de uma ponte romana revela-nos a antiguidade deste local. Outra das atrações locais é a Casa-Museu de Alvoco da Serra.
6 – Alcaide
Esta aldeia encontra-se encaixada na encosta norte da Serra da Gardunha. A paisagem local é marcada pela floresta de pinheiro-bravo e as espécies autóctones. A localização privilegiada desta aldeia proporciona a oportunidade de contemplar uma paisagem belíssima para os aluviões da Cova da Beira e para a majestosa Serra da Estrela.
Nesta aldeia, encontram-se ainda muitos imóveis de traça quinhentista. Esta é uma aldeia com monumentos históricos. No entanto, tem em vista uma visão adaptada aos novos tempos. O evento Míscaros – Festival do Cogumelo é imperdível. A sua realização ocorre sempre no terceiro fim-de-semana de novembro.
7 – Candal
Candal está integrada na popular Rede das Aldeias do Xisto. Trata-se de uma das 27 aldeias do Xisto presentes no centro de Portugal. Candal encontra-se encaixada na belíssima Serra da Lousã. Esta aldeia está presente num cenário de grande beleza natural. Candal é uma aldeia pitoresca encantadora.
Nesta aldeia, poderá usufruir de momentos de grande tranquilidade, por isso trata-se de um destino perfeito para quem pretende fugir aos stresses da vida citadina. Em Candal, pode descansar, enquanto explora a imensa riqueza de um mundo rural fascinante.
As casas em xisto tratam-se das construções mais icónicas da aldeia. No entanto, o miradouro local é imperdível. Ele permite o acesso a vistas deslumbrantes, a uma paisagem inesquecível.
O Baloiço do Trevim é outra atração imperdível. Está presente a 1200 metros de altitude, por isso consiste numa atração que mexe com as nossas emoções, fruto da paisagem verdadeiramente arrebatadora!
A Ribeira do Candal é uma das atrações locais. Trata-se mesmo de um elemento bastante importante para a aldeia. A Ribeira concede ainda mais encanto a Candal, um verdadeiro paraíso rural.
8 – Lamas d’Olo
Lamas d’Olo revela-se uma pérola presente em pleno Parque Natural do Alvão. Quem visita esta aldeia do concelho de Vila Real percebe que se trata de um pequeno tesouro rural.
Logo à chegada, o casario em granito da aldeia salta à vista. Contemplar as diversas casas locais que ainda conservam os telhados de colmo revela-se um cenário encantador. Estas casas antigas e os canastros espalhados pela aldeia revelam-se uma imagem do paraíso rural que Lamas d’Olo.
Lamas d’Olo está presente no Parque natural do Alvão, que a rodeia. Ela está cercada por lameiros e campos de cultivo com caraterísticas muito particulares. Uma visita a esta aldeia permite-nos observar um quotidiano que imita as tradições de outros tempos.
Existem algumas atrações imperdíveis por esta zona, nomeadamente as duas barragens locais, a Cimeira e Fundeira do Alvão. As duas albufeiras são atrações a partir das quais se pode avistar os altos cumes do Alvão e do Marão. O Parque de Merendas da Barragem Cimeira é outro espaço imperdível, local onde se pode conviver com familiares e amigos num ambiente especial.
O Miradouro de Lamas d’Olo é outra atração! As Fisgas do Ermelo são outro destaque perto da aldeia. Embora se encontre mais longe, está presente a escassos quilómetros. No entanto, merece uma visita. Trata-se de uma das maiores quedas de água do nosso país. Por tudo isto, não faltam motivos para visitar esta aldeia.
9 – Alte
Esta aldeia está presente no interior do Algarve, no sopé da serra do Caldeirão. Alte é uma aldeia típica presente no concelho de Loulé. Esta aldeia apresenta uma beleza singular. Ela encontra-se perfeitamente integrada num cenário encantador, onde se destaca o verde da Natureza e o azul do céu.
Em 1938, esta aldeia foi finalista do concurso “A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”. Alte é caraterizada pelo ambiente pitoresco.
A arquitetura tradicional presente em Alte encanta todos os que têm a sorte de visitar esta aldeia. O centro histórico de Alte proporciona uma experiência imperdível. Encontra-se muito bem conservado. As casas de Alte apresentam-se pintadas de branco. Elas reivindicam protagonismo no cenário.
Nestas habitações, é possível encontrar as belas chaminés rendilhadas do Algarve. Existem algumas atrações imperdíveis em Alte, nomeadamente construções religiosas (como a Igreja Matriz de Alte e a Capela de São Luís), as Fontes de Alte (a Grande e a Pequena), a Cascata Queda do Vigário e o antigo moinho de água.
10 – Querença
Querença encontra-se no topo de um monte. Esta aldeia portuguesa beneficia de um cenário de rara beleza. Querença encontra-se presente num local onde a Igreja Matriz de Querença, um ex-libris local, ocupa o lugar mais elevado. Esta aldeia encontra-se a meros 10 km de Loulé.
Querença é uma aldeia algarvia típica que revela ter uma beleza singular. As suas casas brancas são encantadoras. Nelas, destacam-se as chaminés rendilhadas tradicionais. Existem alguns monumentos que encantam todos os que visitam a aldeia. Entre os mais interessantes estão as construções religiosas, como a Igreja, a Capela Nossa Senhora do Pé da Cruz e o Cruzeiro local.
11 – Branda da Aveleira
Esta aldeia está presente na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, na freguesia de Gave, que integra o concelho de Melgaço. A aldeia Branda da Aveleira apresenta um conjunto arquitetónico incomum, num cenário bastante encantador, onde as habitações se integram perfeitamente numa paisagem deslumbrante.
Esta aldeia representa a tipicidade da região, destacando-se pelo conjunto de casas rústicas. As cardenhas são casas muito típicas da região e revelam uma beleza que encanta os visitantes.
Algumas das casas presentes nesta aldeia foram recuperadas, tendo como objetivo desenvolver o turismo local. Apesar dessa intervenção realizada nas casas, as habitações mantêm a traça original. Assegurou-se que o estilo local das casas fosse mantido, nomeadamente com mobiliário rústico.
12 – Germil
A aldeia Germil foi em tempos uma terra de lobos e de ursos! Esta realidade fez com que durante muito tempo esses animais se tornassem nas principais preocupações dos habitantes de Germil.
Prova disso mesmo está na presença de armadilhas de outros tempos na região, como o Fojo do Lobo e a Silha do Urso. Era com estas soluções que os habitantes desta aldeia solucionavam o problema da presença desses animais perigosos.
O Fojo do Lobo era uma armadilha ancestral que permitia encurralar o devorador de rebanhos. A Silha do Urso afastava os ursos de um bem precioso para os habitantes, pois permitia proteger as colmeias. Estas são duas das principais atrações de Germil.
No entanto, esta aldeia minhota tem outros pontos de interesse, como os moinhos medievais, um relógio de sol, os espigueiros, entre outras. Há ainda a destacar a presença de uma pequena cascata nas proximidades.
Leia também:
- 6 das aldeias mais bonitas da Serra da Estrela
- Uma das melhores aldeias turísticas do mundo fica em Portugal
13 – Ouguela
A aldeia Ouguela faz parte da freguesia de São João Batista e integra o concelho de Campo Maior. Ouguela pode ser uma aldeia pequena e com poucos habitantes. No entanto, não faltam encantos.
Há menos de 100 pessoas a habitar Ouguela, mas os que nela vivem têm a sorte de ver diariamente o castelo de Ouguela, o ex-libris local. Esta construção tem muita história. O castelo está datado de 1300.
A sua construção serviu os interesses do país, sendo utilizado como uma das praças-fortes que defendia o Alto Alentejo das invasões castelhanas. Por isso, esta construção esteve envolvida em diversas batalhas. O castelo de Ouguela esteve envolvido na Guerra da Restauração, na Guerra da Sucessão Espanhola e na Guerra das Laranjas.
No entanto, esses tempos de guerras já foram. Atualmente, há paz. Apenas poderá viver uma experiência relaxante na aldeia Ouguela. Este é um destino perfeito para quem deseja descansar e fugir da agitação das grandes cidades.
14 – Meitriz
A primeira aldeia de Arouca a ser considerada «Aldeia de Portugal» foi Meitriz. Esta aldeia está presente num cenário encantador. A aldeia Meitriz está situada entre as serras de Montemuro e de Arada.
A aldeia parece ser abraçada pelo rio Paiva. Uma das melhores formas de conhecer os encantos de Meitriz é realizar o percurso pedestre «Rota das Tormentas». Esta experiência permite-nos cruzar a aldeia e ficar a conhecer a beleza das redondezas e os encantos de Meitriz.
Nesta aldeia, encontrará tranquilidade e algumas atrações que não se podem perder. A grande atração da aldeia é o seu conjunto de casas de xisto. No entanto, nas proximidades estão outras atrações fantásticas. Os icnofósseis de Meitriz estão presentes entre as aldeias de Meitriz (Arouca) e Pereiró (Castro Daire). Trata-se de um geossítio imperdível!
15 – São Xisto
Este é um local que parece encantado. São Xisto encontra-se presente num espaço onde a beleza do Douro se apresenta no seu máximo esplendor. Esta aldeia tem diversas atrações. É um destino rural especial, que parece ser uma aldeia mágica. Por isso, é considerada uma das aldeias mais românticas de Portugal.
As paisagens deslumbrantes ajudam a criar uma atmosfera distinta que torna esta aldeia num destino perfeito para casais. São Xisto apresenta-se como uma varanda para o Rio Douro, que corre lá em baixo e reivindica protagonismo na paisagem.
Esta aldeia está presente bem no centro de toda a região vinhateira. Além da grande tranquilidade, esta aldeia tem muitos locais onde se pode conversar com cenários incríveis. Uma experiência memorável que se pode viver nesta aldeia é passear de mão dada com a pessoa amada…