São algumas maravilhas da arquitetura estes 14 estranhos edifícios em Portugal. Conheça este roteiro de construções insólitas.
Quem disse que a arquitetura tem de ser aborrecida e toda igual? A verdade é que há casas que são capazes de surpreender quem as vê por desafiarem a lógica e a gravidade. Portugal possui alguns exemplares verdadeiramente surpreendentes, sejam capelas, igrejas ou outros monumentos históricos. Quer saber do que falamos? Então, confira a seguinte seleção, no mínimo, inusitada.
14 dos mais estranhos edifícios em Portugal
14 – Capela de Nossa Senhora da Lapa, Vieira do Minho
Esta capela foi edificada numa gruta, sob um bloco de granito. Fica no monte de Penamourinho e tem uma lenda associada. Diz-se que uma pastora terá visto a imagem de Nossa Senhora da Lapa sob uma rocha. A partir daí, houve várias romarias até ao local, as quais aconteciam no princípio do mês de junho.
Foi no início do século XIX, que o Padre Rodrigues Ramos ordenou a construção de uma capela no local. Por lá, existe ainda um miradouro fantástico, ao qual pode aceder através de uma escada em madeira. Nas imediações, existem ainda áreas para fazer piqueniques e contactar com a fauna local.
13 – Casa do Penedo, Fafe
Em Fafe, nas freguesias de Várzea Cova e Moreira do Rei, fica esta casa inusitada, pois foi construída entre quatro rochas de grandes dimensões. Datada dos anos 70 do século passado, esta habitação continua a fazer furor.
Sem instalação elétrica, toda a casa é feita de rocha, excetuando as portas, as janelas e o telhado. No interior, a mobília, as escadas e os corrimões são feitos de tronco de árvore.
Mesmo o sofá é elaborado em betão e madeira de eucalipto, tendo um peso de cerca de 350 kg.
12 – Casa do Telhado em Pedra, Penhas Douradas
O que se destaca nesta casa é o seu telhado que é, na verdade, uma grande rocha. Em tempos, terá servido de abrigo para pastores, e armazém de mantimentos e de alfaias agrícolas. Um ponto de paragem obrigatória em Penhas Douradas.
11 – Casa da Fraga, Penhas Douradas
Ainda em Penhas Douradas se encontra esta outra casa curiosa. O isolamento desta casa é o que mais se destaca, encontrando-se num ermo da Serra da Estrela. A sua arquitetura é invulgar e a sua história peculiar.
Aqui, foram tratados pacientes com problemas pulmonares que, devido às condições climatéricas da serra, podiam melhorar o seu estado de saúde. Assim, através desta casa, as Penhas Douradas tornaram-se num sanatório reconhecido no país para quem sofre de problemas respiratórios. Desta casa, atualmente, apenas restam as paredes.
10 – Casas entre Pedras, Monsanto
Em Monsanto, a pedra é dominante e parece espremer as próprias casas. A também conhecida como a “aldeia mais portuguesa de Portugal” é dominada pela rocha que faz a suas ruas e as suas casas. Todo o cenário está em harmonia com a encosta da serra. Foi aqui que Saramago escreveu um dos seus romances, no caso “Viagem a Portugal”.
9 – Gabinete de Arquitetura na Chamusca, Ribatejo
Uma construção plena de criatividade e de imaginação. Uma casa que dá a ilusão de estar torta, partida e desintegrada. Passando por ela, é impossível não parar para fotografar.
8 – Gare do Oriente, Lisboa
A Gare Intermodal de Lisboa é um dos edifícios emblemáticos da capital, construída por ocasião da Expo 98, segundo desenho do arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava.
O seu design ousado foi merecedor do Prémio Brunel de arquitetura e a Emporis considera esta estação uma das mais incríveis de todo o mundo.
7 – Anta de Pavia, Évora
Esta anta data do IV ou III milénio a.C., mas no século XVII foi dedicada a São Dinis. Trata-se assim de um monumento megalítico, usado depois para culto cristão.
Aqui, existe a Capela de São Dinis onde, no interior, há um altar com um frontal composto por azulejos barrocos. É considerado monumento nacional.
6 – Casa do Artesanato, Sagres
Esta é uma loja de artesanato conhecida como “A Mó”. O que a torna singular é o facto das suas paredes estarem cobertas por trabalhos artesanais. Aqui, encontra sobretudo bons exemplares de cerâmica portuguesa, que conferem muita cor ao espaço.
5 – Casa Invertida, Furnas (Açores)
O posto de transformação da Empresa de Eletricidade dos Açores, em São Miguel, é verdadeiramente distinto, pois trata-se de um edifício invertido, que capta a atenção de quem visita a ilha.
4 – Casa “Ourém”, Aldeia de Melroeira
Da imaginação do arquiteto Filipe Saraiva, nasceu esta casa que exibe um desenho simplista, quase infantil. Contudo, esse desenho já lhe mereceu um prémio de arquitetura, o International Architecture Awards 2018.
Leia também
- Um dos 13 edifícios fabulosos e únicos no mundo é português
- 7 edifícios sinistros e assustadores em Portugal
- 20 fascinantes edifícios que desafiam as leis da física
3 – Quinta da Pacheca
Já pensou dormir em barricas enormes? É o que propõe a Quinta da Pacheca com os seus Wine Barrels, pipas que funcionam como quartos. Situados na zona demarcada do Douro, a melhor forma de ficar a conhecer este alojamento é mesmo passando lá uma noite.
2 – Cella Bar – Ilha do Pico, Açores
Este bar parece reunir em si várias referências ao mar, como um barco, uma baleia ou, simplesmente, as ondas do oceano. A sua popularidade é internacional, já que até recebeu, em 2016, o prémio de edifício do ano. Parece uma escultura gigante, em perfeita harmonia com a Natureza.
1 – Casa da Música, Porto
Causou bastante estranheza na altura da sua construção em plena Boavista, no Porto. A Casa da Música foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, no contexto do Porto 2001. Desde então, é um ponto de visita obrigatória, mesmo para quem não vai assistir a nenhum concerto.