Início Tradições 13 truques para fazer o melhor frango assado do mundo!

13 truques para fazer o melhor frango assado do mundo!

Gosta de frango assado? Quem não gosta, não é verdade? A grande maioria adora! Aprenda 13 truques para fazer o melhor frango assado do mundo!

truques para fazer o melhor frango assado
13 truques para fazer o melhor frango assado do mundo!

Gosta de frango assado? Quem não gosta, não é verdade? A grande maioria adora! Aprenda 13 truques para fazer o melhor frango assado do mundo! O frango assado é delicioso. São várias as famílias que escolhem o frango assado como refeição de domingo, pois é uma refeição que é adorada pela maioria das pessoas.

Além de ser um alimento saudável, o frango é um alimento bastante versátil, podendo ser protagonista de diversas receitas, ficando particularmente delicioso quando é assado. Mas nem todos o fazem como o frango assado deve ser feito.

13 truques para fazer o melhor frango assado do mundo!

A escolha do frango certo

Quando for comprar um frango, o melhor é escolher um frango com mais de um quilo e no máximo dois quilos. Se usar um frango muito pequeno, ficará seco rapidamente; enquanto que se usar um frango muito grande, pode não ficar bem assado. Depois, o frango deve ser limpo e ser colocado inteiro, por isso é importante ter um frango de tamanho médio.

truques para fazer o melhor frango assado
13 truques para fazer o melhor frango assado do mundo!

Tempero obrigatório

Deve usar-se sal e pimenta quer no interior, quer no exterior. Além de temperar o frango por fora, é importante temperar por dentro. Assim, o sabor do molho irá diretamente para a carne, nomeadamente em partes como o peito.

Tempero extra

Se o sal e a pimenta são obrigatórios como tempero, também é importante acrescentar outros produtos que ajudam a tornar o frango ainda mais delicioso. Há outros temperos que devem ser usados nesta carne.

O chef Jamie Oliver usa açafrão, mas outros que também resultam no frango assado são: coentros, pimento vermelho picado, gengibre, cominhos em pó, alho, tomilho, manjericão, orégãos, noz-moscada… entre outros.

truques para fazer o melhor frango assado
13 truques para fazer o melhor frango assado do mundo!

Estratégia, sob a pele!

Um truque muito comum é colocar um pouco de manteiga (ou em pasta com outros temperos) entre a pele do frango e a carne. Assim, depois do frango ser levado ao forno, a manteiga irá derreter e tornar a carne ainda mais fantástica.

Esta estratégia torna partes do frango muito mais suculentas e macias, partes que normalmente tendem a ficar secas, como o peito.

Leia também:

O frango em liberdade

Embora muitos o defendam, não se deve amarrar o frango. Assar o frango amarrado pode ser mais estético, pois as coxas e asas ficam coladas ao corpo, mas deve ser evitado.

Alguns chefs, como o famoso Helston Blumenthal, defendem que essa prática impede que as partes sejam devidamente cozinhadas, nomeadamente a parte interna das coxas. Assim, é melhor assar sem amarrar as pernas do frango!

truques para fazer o melhor frango assado
13 truques para fazer o melhor frango assado do mundo!

Uso de azeite

Esfregue a carne com água e azeite. Antes de levar o frango ao forno, esfregue o frango com um pouco de água ou azeite. Esta estratégia irá mantê-lo húmido, tornando a carne irresistível.

Limão

Um conselho dado pelas avós que se revela muito eficaz é o uso de limão. Basta que coloque meio limão dentro do frango, pois isso permite hidratar e fornecer sabor.

Se tem ervas aromáticas em casa, use e abuse delas. Por exemplo, pode cortar um raminho de alecrim ou tomilho e introduzi-lo juntamente com o limão. O famoso Gordon Ramsay também recomenda que se coloque uma cebola cortada ao meio.

Não abuse de líquidos

É um erro muito comum encher-se a assadeira com líquidos, nomeadamente água, vinho, óleo.

Para um frango ser assado, basta colocar um pouco de líquido para que ele não fique seco, mas sem exagerar na quantidade.

Se se abusar de líquidos, o frango ficará mais cozido do que assado…

truques para fazer o melhor frango assado
13 truques para fazer o melhor frango assado do mundo!

A temperatura e o tempo ideais

O tempo ideal para assar o frango varia de acordo com o seu peso, com o seu tamanho e com o tipo de forno. Mas deve ter-se como referência que: cada quilo de frango deve assar por 45 minutos.

Se usar um frango de 2 kg, deve assá-lo por 90 minutos. O forno deve assar a uma temperatura entre 180 e 200 graus. Não o faça a uma temperatura inferior, nem que supere os 200º.

Gire de vez em quando

Uma etapa importante para assar o frango é virá-lo. Deve fazê-lo a cada 15 a 20 minutos para assar o frango uniformemente. Martín Berasategui é, atualmente, um dos mais renomados chefs espanhóis. Ele segue uma rotina bem definida de colocação e assadura do frango.

Começa por assar o frango por 15 minutos de cada lado. Depois, coloca por mais 10 minutos, com o peito para cima. Finalmente, ele assa o frango por mais 10 minutos, com o peito para baixo.

truques para fazer o melhor frango assado
13 truques para fazer o melhor frango assado do mundo!

Acompanhar o frango com batatas…

As batatas assadas são o melhor acompanhamento do frango assado. Elas devem ser assadas juntamente com a carne. As batatas assadas são um acompanhamento delicioso.

As clássicas batatas fritas também são cheias de sabor e um bom complemento, mas as batatas assadas contêm muito menos gordura. São muito mais saudáveis e mais saborosas.

Vegetais assados

Vegetais grelhados ou assados revelam-se outro acompanhamento de excelência para o frango assado. Entre os que melhor acompanham o frango estão tomates, beringelas ou pimentos (verdes e vermelhos). Estes concedem ainda mais sabor ao frango, tornando a refeição memorável.

truques para fazer o melhor frango assado
13 truques para fazer o melhor frango assado do mundo!

A pressa é inimiga da perfeição… mas há solução para quem não tem tempo

O frango assado embalado, pronto a comer, é uma opção para os que têm muita pressa e não têm muito tempo. É menos deliciosa, mas dá para usufruir de uma boa refeição.

Se tem pressa e não tem muito tempo para colocar a assar o frango, esta é a única alternativa que tem e pode ser encontrada no supermercado. Para preparar este tipo de frango, basta fazer alguns furos no recipiente e levar ao microondas por 10 minutos, aproximadamente.

O resultado é surpreendentemente delicioso e pode ajudá-lo em dias em que não disponha de muito tempo.

NCultura

Se leu o presente artigo e gostou, reaja a ele e faça um comentário!

Se tem neste tema um particular interesse, conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostei da receita, vou experimentar, por acaso quero mesmo aprender a fazer um bom frango assado.
    Gostaria também que enviassem receita de batatas assadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.