Destinos que ficam para sempre na memória. Faça-se à aventura e fique a conhecer a riqueza das aldeias mais bonitas do Norte de Portugal!
A beleza é algo que nos encanta a todos, embora nem todos defendam como belas as mesmas coisas. Apesar da subjetividade do termo, há sempre coisas que mesmo não conseguindo agradar a todos, agradam à maioria das pessoas.
Reunimos algumas das aldeias minhotas mais belas. São destinos que conseguem agradar mesmo aos mais céticos. Estes destinos são perfeitos para uma escapadinha. Todos eles revelam uma riqueza incomum.
As aldeias presentes neste artigo possuem uma localização privilegiada e estão circundadas por uma beleza natural incomum. Além disso, reúnem um conjunto de atrações que as torna em destinos memoráveis.
13 das aldeias mais bonitas do Norte de Portugal
1. Branda da Aveleira
Esta aldeia encontra-se em Melgaço, às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Branda da Aveleira comprova que a resiliência humana não tem limites. Ao longo de vários séculos, esta aldeia serviu como residência temporária.
No século passado, o pequeno aglomerado de casas desta aldeia esteve quase a desaparecer. Contudo, as pessoas desta localidade revelaram toda a sua fibra. A aldeia não só resistiu, como renasceu das cinzas. Atualmente, reúne um conjunto de atrações que a torna num destino para uma escapadinha encantadora.
2. Abade de Neiva (Barcelos)
Esta aldeia pode ser encontrada no concelho de Barcelos. Ela foi fundada em 1152, por vontade da rainha Mafalda de Sabóia (mulher de D. Afonso I). Neste local, começou a erguer-se um grande mosteiro que ficaria incompleto. Atualmente, Abade de Neiva conta apenas com 2000 habitantes. São pessoas acolhedoras que pretendem partilhar a sua terra com quem visita a aldeia.
3. Germil
Esta foi uma terra de lobos e de ursos! As principais preocupações dos habitantes desta aldeia eram esses animais. Daí, existirem na terra as soluções que os habitantes de Germil encontraram para contornar esses perigos, o Fojo do Lobo e a Silha do Urso.
O Fojo do Lobo permitia encurralar o devorador de rebanhos, já a Silha do Urso permitia proteger as colmeias. Existem outras atrações nesta aldeia minhota, nomeadamente: os espigueiros, os moinhos medievais, um relógio de sol, uma pequena cascata nos arredores, entre outras.
4. Castro Laboreiro
Castro Laboreiro tem no castelo o seu ex-libris. Esta aldeia tem uma história interessante e o seu castelo foi palco de diversas batalhas. Nesta aldeia, há diversas atrações encantadoras.
Entre elas, estão pontes e igrejas medievais. Os fornos e moinhos comunitários ajudam a perceber um pouco mais da vida que era comum numa das aldeias mais belas do Minho.
5. Lindoso
Esta aldeia tem um castelo bastante popular e interessante, mas o seu impressionante conjunto de espigueiros (são mais de 60) encontra-se entre os maiores destaques desta aldeia.
Os espigueiros são de construções bastante úteis que servem para guardar o milho. Estes espigueiros permitem que se possa testemunhar as tradições comunitárias tão características desta terra. Existem outras atrações fantásticas em Lindoso, nomeadamente uma ponte medieval, pequena, mas encantadora.
Nesta aldeia, também existem várias calçadas medievais fascinantes.
6. Sistelo
Os socalcos nas montanhas contribuíram para que Sistelo fosse apelidada de “Tibete português”. O slogan permitiu que Sistelo passasse do anonimato onde esteve escondida durante décadas para um caso sério de sucesso em termos de turismo rural.
Sistelo tornou-se numa terra icónica para a região, para o país. Além da paisagem arrebatadora, esta aldeia apresenta outras atrações, nomeadamente o seu castelo, um pequeno palácio do século XIX.
7. Vale de Poldros
Vale de Poldros é uma aldeia encantadora que conta apenas com 1 habitante! A aldeia até consiste numa “branda”, um local onde o gado era guardado pelos pastores durante os dias quentes de verão.
As melhores pastagens, durante essa época, eram encontradas por aqui. Por isso, passear por esta aldeia implica ver diversos abrigos para o gado. As brandas foram sendo abandonadas com o evoluir dos tempos e da agricultura e o mesmo aconteceu com esta aldeia.
Apenas resiste 1 habitante nesta terra, que tem tantos encantos que consegue atrair até si muitos turistas. Fernando Gonçalves é o único habitante. Ele decidiu regressar à sua terra Natal em 2004 e abriu um restaurante neste sítio, após ter sido emigrante em Andorra durante décadas.
8. Soajo
A aldeia do Soajo é uma das aldeias presentes no Gerês que tem o poder de nos encantar. O seu ex-libris está no numeroso conjunto de espigueiros. Nos últimos anos, Soajo tem sido recuperada, para dar nova vida à aldeia.
As pessoas recuperaram as casas que possuíam nesta aldeia. Muitas dessas casas foram transformadas em turismo rural. Outros optaram por não prescindir da liberdade de ficar uns dias na sua segunda habitação, a casa da aldeia.
9. Gavieira
Esta aldeia pode não ter tanta fama como outras aldeias aqui apresentadas, mas tem muitos encantos. Gavieira é uma aldeia fantástica e está presente num contexto em que o cenário é deslumbrante.
Além disso, nas proximidades, há atrações como o Santuário da Nossa Senhora da Peneda ou a Cascata da Peneda, uma atração onde se vê a água a cair de uma altura de 30 metros.
10. Estorãos
Esta é uma aldeia pequena no tamanho, mas grande no impacto que cria nos visitantes. Esta aldeia minhota está presente em Ponte de Lima.
Estorãos tem numa pequena ponte românica, de pedra, uma das suas grandes atrações. O velho moinho é outra atração imperdível, pois apesar da sua longevidade, mantém a sua roda de madeira intacta.
As Lagoas de Bertiandos encontram-se bem próximas, por isso, se visitar esta aldeia em pleno verão, não desperdice a oportunidade de dar uns mergulhos nas suas águas.
11. Bico
Paredes de Coura é um local com fama por outras temáticas, mas a aldeia Bico também está presente neste concelho. Esta aldeia está presente na encosta da serra do Corno de Bico, nas margens do rio Coura.
Bico tem na Igreja Paroquial, o seu ex-libris. Existem outras atrações encantadoras nesta aldeia, nomeadamente: as suas Capelas (de Santa Luzia, em Vencemal; de São Bento, em Vilares; de Santo António).
Bico concorreu à iniciativa 7 Maravilhas – Aldeias de Portugal, no ano de 2017, na categoria de “Aldeias em Área Protegida”, mais precisamente.
12. Panque
No concelho de Barcelos, está presente uma aldeia que não tem a mesma popularidade que outras aldeias presentes nesta lista, mas que tem muitos encantos. Panque é uma aldeia com menos de 1000 habitantes. Entre as suas grandes atrações, estão: a Igreja Paroquial de Santa Eulália de Panque e a capela de São Martinho de Mondim.
13. Parada do Monte (Melgaço)
São menos de 500 os habitantes que têm o privilégio de viver em Parada do Monte. A aldeia Parada do Monte encontra-se no concelho de Melgaço. Esta encantadora aldeia está presente num território que tem como cenário uma paisagem absolutamente maravilhosa.
Além dessa riqueza, esta aldeia reúne um conjunto de atrações que tornam Parada do Monte um destino imperdível. O seu ex-libris é a igreja paroquial setecentista. Outras atrações locais são as diversas alminhas que se podem encontrar na aldeia.