Existem diversas atrações populares na cidade Invicta. Reunimos um conjunto 12 monumentos no Porto de visita obrigatória.
O Porto é a cidade mais charmosa de Portugal. Tem uma história incrível que orgulha os portuenses. No conjunto de monumentos que estão distribuídos pela cidade Invicta está espelhada parte dessa história. A antiguidade da cidade e o respeito que os portuenses sentem pelo seu património tornam esta cidade um destino fabuloso.
O sucesso desta cidade é refletido nas ruas. São inúmeros os estrangeiros que visitam esta cidade singular que é frequentemente elogiada em revistas e sites internacionais. O charme único desta cidade é regularmente mencionado.
Existem inúmeras atrações na cidade do Porto que gozam de grande popularidade. São acarinhadas pelos portuenses e muito procuradas pelos turistas. Reunimos um conjunto de atrações verdadeiramente imperdível, que são de passagem obrigatória!
12 monumentos no Porto de visita obrigatória
- Mosteiro de São Bento da Vitória
- Muralha Fernandina
- Palácio do Freixo
- Casa da Música
- Ponte Luis I
- Capela das Almas
- Igreja e Torre dos Clérigos
- Sé Catedral do Porto
- Igreja da Lapa
- Estação de São Bento
- Castelo do Queijo
- Palácio da Bolsa
1 – Mosteiro de São Bento da Vitória
Esta construção está presente no coração do velho Porto. O Mosteiro de São Bento da Vitória está presente numa rua com o mesmo nome. A construção deste monumento remonta ao séc. XVII e estendeu-se ao séc. XVIII. O mosteiro permitiu acolher monges beneditinos.
Em 1977, o Mosteiro de São Bento da Vitória foi classificado como Monumento Nacional. Mais tarde, em 2007, mais precisamente, parte do edifício foi atribuído ao Teatro Nacional de São João. Este local é reconhecido como uma das salas mais emblemáticas do Porto.
O Teatro Nacional de São João potencia o espaço, realizando no local diversos espetáculos e eventos.
Informação útil:
Morada: Rua de São Bento da Vitória 45, 4050-542 Porto
Contactos: [email protected] / 22 340 1900
Nota: para realizar uma visita a este monumento é necessário informar com uma antecedência de 48 horas.
2 – Muralha Fernandina
A muralha medieval do Porto é uma atração bastante encantadora e popular, muito estimada entre os portuenses. A Muralha Fernandina foi mandada construir pelo rei D. Afonso IV, em 1336.
No entanto, ela só ficaria concluída em 1376, já no reinado de D. Fernando. Por isso, o nome desta construção ficou como Muralha Fernandina. A viagem temporal que a muralha nos faz fazer é fascinante.
Contudo, apenas existem dois trechos do troço original, uma herança reduzida em comparação com o tamanho original, mas pouco sobreviveu até à atualidade. Um dos troços sobreviventes está presente junto à Rua Arnaldo Gama e é designado como Trecho dos Guindais.
O outro troço da Muralha Fernandina encontra-se junto às Escadas do Caminho Novo e é designado de Trecho do Caminho Novo. No ano de 1926, ambos os trechos sobreviventes da Muralha Fernandina foram classificados como Monumentos Nacionais.
3 – Palácio do Freixo
A construção desta atração icónica da cidade do Porto remonta ao séc. XVIII. O edifício contou com o talento do famoso Nicolau Nasoni. O selo de qualidade deste arquiteto está presente nos traços de grande sumptuosidade apresentados pelo Palácio do Freixo.
Este edifício é considerado um dos exemplares mais notáveis do barroco civil português. O Palácio do Freixo é um dos monumentos portuenses com maior imponência. Ele tem planta quadrangular.
Esta construção apresenta quatro torreões salientes em cada ângulo. Eles encontram-se recobertos por telhados em pirâmide. No interior do Palácio do Freixo, é possível contemplar diversos detalhes decorativos que revelam grande riqueza.
No exterior, ainda é possível caminhar pelos belíssimos jardins de inspiração italiana. A experiência é particularmente agradável quando se está a passear num local deslumbrante, que está de frente para o Douro, com vistas maravilhosas.
Atualmente, o Palácio do Freixo funciona como um hotel resort urbano de luxo, que é designado como Pestana Palácio do Freixo.
Informação útil:
Morada: Estrada Nacional 108 206, 4300-316 Porto.
4 – Casa da Música
Este edifício foi criado pelo arquiteto Rem Koolhaas, de nacionalidade holandesa. A Casa da Música é uma das obras arquitetónicas mais espetaculares de Portugal. A beleza da Casa da Música é inegável.
Embora seja efetivamente uma das grandes obras arquitetónicas do país, houve grande polémica e muita discussão no momento da construção da Casa da Música. Esta construção é, atualmente, considerada um dos marcos arquitetónicos da cidade Invicta e goza de grande reputação internacional.
A Casa da Música tornou-se um ícone da cidade do Porto. Esta construção mítica está localizada mesmo ao lado da Rotunda da Boavista. A sua beleza reivindica protagonismo no cenário local.
A Casa da Música é um edifício bastante encantador. Neste edifício, é possível tirar fotografias incríveis, seja no interior da sala de espetáculos, seja no exterior da Casa da Música.
Informação útil:
Morada: Avenida da Boavista, 604/610, Porto, 4149-071.
Contactos: 22 012 0220
Horário: de segunda a sábado, das 9.30 às 19h. Aos domingos, está aberto das 9h30 às 18h.
Mais informações, aqui.
5 – Ponte Luís I
A Ponte Luís I ocupa um lugar especial no coração dos portuenses. Trata-se de um espaço mítico que encanta até os turistas que visitam a cidade. Esta construção é pequena, tem pouco mais de 385 metros, mas tem muitos encantos.
A vista da ponte é absolutamente fantástica. O cenário é maravilhoso. A Ponte Luís I é protagonista nos postais onde também surge a zona da Ribeira e a passagem dos Barcos Rabelos…
Esta ponte é uma construção maravilhosa, com história, que foi erguida no século XIX, mais precisamente no ano de 1881. A Ponte D. Luís é uma das 6 pontes que faz a união das belas cidades do Porto e de Gaia. Ela liga as deslumbrantes margens do rio Douro.
Coube ao engenheiro belga Théophile Seyrig a responsabilidade pelo projeto desta ponte icónica da cidade Invicta. Théophile Seyrig chegou a colaborar com Gustave Eiffel na construção de outra ponte emblemática, a Ponte de D. Maria Pia.
6 – Capela das Almas
A Capela das Almas, também designada como Capela de Santa Catarina, revela-se um ponto de passagem obrigatório para quem visita a cidade do Porto. Esta é uma atração bastante popular. A sua beleza é verdadeiramente impressionante.
A Capela das Almas está situada em plena baixa portuense. Esta construção é particularmente bela e chama facilmente a atenção pelo seu conjunto de azulejos. O edifício da Capela das Almas foi construído no final do séc. XVIII.
Os seus azulejos em tons de azul são deslumbrantes. Eduardo Leite é o autor dos azulejos que revestem a Capela das Almas. Os azulejos não foram colocados no momento da construção do templo, mas sim mais tarde. Os azulejos estão datados de 1929 e representam a vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina.
Informação útil:
Morada: Rua de Santa Catarina 428, 4000-124 Porto.
7 – Igreja e Torre dos Clérigos
A construção deste monumento ocorreu em pleno século XVIII. A Igreja dos Clérigos apresenta um estilo barroco. Ela deslumbra pela grande atenção dada ao detalhe decorativo.
A Torre dos Clérigos é mais um monumento icónico da cidade do Porto que foi projetado pelo famoso arquiteto italiano Nicolau Nasoni. Esta construção é seguramente um dos ex-libris do Porto. A Torre dos Clérigos é um espaço icónico da cidade Invicta. Este edifício é muito estimado pelos portuenses. No entanto, também é dos mais fotografados pelos turistas.
A imponência desta construção encanta. São mais de 70 metros. A experiência de subir ao alto da Torre dos Clérigos é única e proporciona as melhores vistas sobre o Porto. No entanto, para lá chegar, há que superar primeiro o desafio de passar os 240 degraus…
Todos os que visitam a cidade devem realizar esta experiência, tida como obrigatória por todos os portuenses.
A Igreja e a Torre dos Clérigos representam atrações imperdíveis para quem visita a cidade do Porto. Este conjunto está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Informação útil:
Morada: Rua de São Filipe de Nery, 4050-546 Porto.
8 – Sé Catedral do Porto
A Sé Catedral do Porto está presente em pleno centro histórico. A origem desta construção remonta ao século XII. No entanto, a Sé Catedral do Porto sofreu algumas intervenções ao longo do tempo. Além de ser um dos monumentos mais antigos da cidade Invicta, trata-se também de um dos mais acarinhados pelos portuenses.
Atualmente, esta construção apresenta caraterísticas de Arte Românica (entre outras influências). A fachada da Sé Catedral do Porto apresenta um corpo central que se encontra enquadrado por duas torres e pela deslumbrante rosácea.
O claustro velho deste templo religioso revela-se um elemento importante que nos recorda a origem medieval do monumento. Pela história, pela importância, pela beleza, a Sé é um ponto de paragem obrigatório para quem visita a cidade Invicta.
Informação útil:
Morada: Terreiro da Sé, 4050-573 Porto.
9 – Igreja da Lapa
A origem da construção da Igreja da Nossa Senhora da Lapa remonta ao século XVIII. No entanto, as obras da Igreja da Lapa só ficaram concluídas no século XIX. A sua construção deve-se à vontade da Irmandade da Lapa em ter uma construção do género no local.
No interior deste templo religioso, encontra-se guardado o seu maior tesouro, o coração do rei D. Pedro IV de Portugal. O coração do monarca está guardado a ‘sete chaves’.
Ele foi doado à cidade em testamento, como gratidão ao povo do Porto. Essa inusitada oferta visou agradecer os portuenses pelos seus sacrifícios, como sinal de homenagem à sua coragem durante o famoso cerco à cidade.
O Órgão de Tubos é outro elemento que se destaca na Igreja da Lapa e que é considerado um dos melhores da Península Ibérica.
Informação útil:
Morada: Largo da Lapa nº 1, 4050-069 Porto.
10 – Estação de São Bento
O seu nome original era Estação Central do Porto. Foi no ano de 1896 que o edifício começou a funcionar, embora de forma provisória. Contudo, o surgimento de alguns imprevistos levaram a algumas alterações no projeto de arquitetura. D. Carlos I realizou a cerimónia de lançamento da primeira pedra em 1900.
A Estação Ferroviária de São Bento está localizada em pleno coração da cidade Invicta, no Centro Histórico do Porto, mais precisamente na Praça Almeida Garrett. A estação situa-se no Largo da Feira de São Bento, bem próxima da popular muralha fernandina.
No total, estão presentes 22.000 azulejos na Estação de S. Bento. As composições são monocromáticas, em azul e branco, e a beleza apresentada é singular. O conjunto de azulejos preenche cerca de 551 m² de superfície.
Os azulejos da estação encontram-se perfeitamente integrados na arquitetura, além de se revelarem um verdadeiro deleite para todos os que por ali passam. Esta estação destaca-se entre as demais pela sua singularidade e por apresentar uma beleza incomum. É comum ver diversas pessoas de máquina fotográfica na mão, portugueses e estrangeiros, que não resistem à tentação de eternizar o momento, mal passam pela deslumbrante estação.
Informação útil:
Morada: Praça de Almeida Garrett, 4000-069 Porto.
11 – Castelo do Queijo
A construção do Forte de São Francisco Xavier remonta ao século XVII. Ele permitiu assegurar a defesa da cidade, um elemento-chave para impedir invasões. O Forte de São Francisco Xavier é mais conhecido pelo povo através do nome de Castelo do Queijo.
O nome Castelo do Queijo deve-se ao facto de desta fortaleza se encontrar assente numa rocha de granito, em forma de queijo. Esta atração fantástica da cidade do Porto está presente numa zona estratégica.
Este Imóvel de Interesse Público encontra-se relativamente perto da foz do rio Douro. O Forte de São Francisco Xavier está presente num cenário deslumbrante, que está localizado numa posição privilegiada. A sua localização dominante sobre o mar permite que tenha grande protagonismo na paisagem local.
Informação útil:
Morada: Praça de Gonçalves Zarco 20, 4100-274 Porto.
12 – Palácio da Bolsa
O Palácio da Bolsa é seguramente um dos monumentos mais belos da cidade do Porto. A origem do Palácio da Bolsa remonta à segunda metade do séc. XIX, época em que começou a ser construído.
Este edifício foi construído no local do antigo Convento de São Francisco. Este convento tinha sido destruído devido a um incêndio. O Palácio da Bolsa serve de casa da Associação Comercial do Porto. O edifício apresenta uma riqueza decorativa deslumbrante. O Palácio da Bolsa prima pela elegância.
No interior do Palácio da Bolsa, existem diversas divisões que apresentam detalhes distintos. O Salão Árabe é o espaço mais espetacular que se encontra no Palácio da Bolsa, uma divisão deslumbrante, que impressiona pela estética incomum no nosso país.
O Salão Árabe revela-se uma verdadeira ode ao ouro. Este espaço extraordinário apresenta uma planta oval. Neste local, podem ser realizados eventos muito distintos. O Salão Árabe pode servir de palco a jantares, reuniões, conferências e exposições.
Informação útil:
Morada: Rua de Ferreira Borges, 4050-253 Porto.
Quer saber onde pode comer no Porto?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Café Santiago
Morada: Rua Passos Manuel, 226, Porto (Baixa)
Encerra ao domingo. Aberto das 11h00 às 23h00 nos restantes dias.
Contactos: (+351) 222 055 797
Mais informações, aqui.
Capa na Baixa
Morada: Rua do Bonjardim, 175, Porto (Baixa).
Aberto de segunda a quinta das 11h00 às 00h00. Sextas e sábados fica aberto até às 02h00.
Contactos: (+351) 223 321 020.
Offline
Morada: Rua Pádua Correia, 273, Vila Nova de Gaia (Mafamude)
Aberto das 12h00 às 02h00. Aos domingos abre às 18h00. Não encerra.
Contactos: (+351) 223 758 344
Mauritânia Real
Morada: Rua Ló Ferreira, 239, Matosinhos
Aberto todos os dias das 12h00 às 02h00.
Contactos: (+351) 229 371 363
Tappas Caffé
Morada: Rua Dr. António Granjo, 549, Vila Nova de Gaia (Candal)
Contactos: (+351) 223 706 196.
Encerra domingo ao almoço e segunda. Aberto 12h00 às 14h30 e das 19h00 às 22h30 nos restantes dias.
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir no Porto?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Pousada do Porto, Palácio do Freixo
Morada: Estrada Nacional 108, 206 4300-316 Porto, Portugal
Contactos: (+351) 225 311 000 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Maison Albar Hotels – Le Monumental Palace
Morada: Avenida dos Aliados 151, 4000-067 Porto, Portugal
Contactos: (+351) 227 662 410 / [email protected].
Mais informações, aqui.
The Yeatman
Morada: Rua do Choupelo, (Santa Marinha), Vila Nova de Gaia, Porto 4400-088, Portugal.
Contactos: (+351) 220 133 103/00 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Maison Particulière
Morada: Largo de São Domingos, 66 4050-545 Porto Portugal.
Contactos: (+351) 227 661 400 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Pestana Vintage Porto Hotel
Morada: Praça da Ribeira, 1, 4050-513 Porto, Portugal.
Contactos: (+351) 223 402 300 / [email protected]
Mais informações, aqui.