Saiba quais são os 12 lugares em Portugal que o site The Culture Trip defende que deve visitar antes de morrer!
The Culture Trip é uma referência na área de turismo. Este site internacional dedica-se a divulgar o que de melhor se pode encontrar em diversos países. Entre os diversos conteúdos que se pode encontrar no site, há alguns que são dedicados ao nosso país.
The Culture Trip defende que “há algo único e fascinante para todos descobrirem em Portugal”. Este site internacional ficou rendido ao nosso país, tendo descrito Portugal da seguinte forma: “com praias idílicas, terreno selvagem e história antiga, aqui estão alguns dos muitos lugares deslumbrantes em Portugal que não devem ser perdidos”.
Foi desta forma que se propôs a elaborar uma lista de 12 locais portugueses para visitar antes de morrer.
12 lugares em Portugal para visitar antes de morrer
1 – Universidade de Coimbra, Coimbra
Coimbra é uma cidade que tem uma localização perfeita ao longo do rio Mondego. A cidade tem vários edifícios históricos, mas é a universidade pública de Coimbra que mais brilha, é uma atração nacional. A Universidade de Coimbra é a universidade mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo. Assim, esta pérola é um ex-libris de Coimbra, uma das cidades mais belas (e antigas) de Portugal.
A primeira Universidade portuguesa tem origem no século XIII, foi inicialmente localizada em Lisboa e mudou-se depois para o local atual, já no século XVI. A bela Universidade de Coimbra foi classificada como Património Mundial da UNESCO no ano 2013. Há vários atributos que tornam a Universidade uma atração imperdível, destacando-se “o Palácio Real de Alcáçova, a Biblioteca Joanina barroca, o jardim botânico do século XVIII e a Torre da Universidade”.
2 – Palácio da Pena, Sintra
O Palácio da Pena parece saído de um conto de fadas e poderia figurar nas páginas de um livro de histórias para crianças. Uma construção que surgiu da fértil imaginação do rei Fernando II.
O príncipe alemão casou-se com a rainha Maria II de Portugal. Os Jardins românticos apresentam tanto uma flora nativa como exótica. Existem ainda trilhos para passear e bancos para descansar ou ler um livro.
3 – A costa de Sagres
A costa de Sagres encontra-se no extremo sudoeste de Portugal. O site internacional descreve-a como sendo: “selvagem, remota e romântica”. The Culture Trip defende que se encontra algo que “é diferente de qualquer outra parte do Algarve”. Este local é muito visitado por moradores que desejam fugir das multidões de turistas e por surfistas.
Aqui poderá encontrar um cenário diferente, algo que gera uma sensação de isolamento, de comunhão com a natureza. Durante os meses mais frios do inverno essas sensações são ainda mais fortes. Visitar Sagres é uma decisão sensata, ela permite o descanso que se precisa e não só permite relaxar, como ainda se pode conhecer a excelente gastronomia local, nomeadamente o marisco fresco.
4 – Sé Catedral, Braga
Esta é a catedral mais antiga de Portugal e um dos principais locais de culto católico. Braga tem um património religioso incomum, o mais antigo e um dos mais importantes centros religiosos de Portugal. A Catedral de Braga ou Sé de Braga, é uma das atrações mais populares de Braga, conhecida como a Cidade dos Arcebispos.
Assim, é uma missão complicada visitar todas as igrejas desta cidade, contudo, há algumas que são autênticas atrações nacionais, nomeadamente: “a Sé Catedral, a Igreja da Misericórdia de Braga e o vizinho Santuário de Bom Jesus do Monte”.
5 – Centro da cidade, Angra do Heroísmo
As ilhas dos Açores são todas deslumbrantes e merecedoras de visita. Há os edifícios pintados de azul, amarelo e laranja, que deixam o centro da cidade iluminado. O centro de Angra do Heroísmo torna-se ainda melhor com a paisagem verdejante que lhe é característica, um verdadeiro “deleite para os olhos”.
Angra do Heroísmo é Património Mundial da UNESCO, foi um porto essencial durante a Era dos Descobrimentos. The Culture Trip recomenda visitas às seguintes atrações: “Sé de Angra, a Igreja da Misericórdia, a Câmara Municipal, o Castelo de São João Baptista e o Monte Brasil”.
6 – Funchal, Madeira
Funchal é a capital da Madeira. Este é um destino paradisíaco. O Funchal tem tanta riqueza que pode ser visitado em qualquer época do ano. A cidade encontra-se aninhada entre o mar e as montanhas, sendo um local onde se pode realizar diversas atividades ao ar livre.
É uma experiência divertida visitar os mercados, constatar a qualidade e frescura dos produtos locais, nomeadamente o peixe fresco e as frutas e legumes. Existem ainda bares e discotecas que mantêm a vida noturna muito vibrante. Experimente descer as ruas nos “Carreiros” onde os homens locais empurram e conduzem este meio de transporte pitoresco.
7 – Rua Direita, Óbidos
Óbidos é uma vila com muitos encantos. A Rua Direita é a rua principal e uma atração imperdível, um espaço onde poderá encontrar lojas, restaurantes e bares de ginjinha. O site internacional recomenda “caminhe pelas muralhas do castelo (apenas tenha cuidado, se sentir vertigens), pois grande parte do passeio é estreito e sem barreira de proteção.
The Culture Trip recomenda também que se passe pelo Literary Man Hotel, um espaço que resulta na transformação feita de um convento do século XVIII, que virou um hotel para leitores de livros.
8 – Ribeira, Porto
A Ribeira é Património da Humanidade desde 1996, um dos locais mais emblemáticos do Porto. Este espaço beneficia de um cenário incrível, de uma beleza invulgar, com o rio Douro como pano de fundo. A Ribeira tem esplanadas acolhedoras que permitem que se usufrua de vistas fantásticas, destacando-se pontes, barcos e monumentos com séculos de existência.
Na cidade do Porto há ainda uma série de exemplos de arquitetura barroca que contam com milhares de anos de história. The Culture Trip recomenda: “não deixe de visitar a Casa do Infante, outrora alfândega, mas mais conhecida como o local de nascimento do Infante D. Henrique, o Navegador”.
9 – Costa Nova, Aveiro
Aveiro tem diversos exemplares da Arte Nova, o centro da cidade de Aveiro é imperdível, parece uma pintura que ganha vida. A Costa Nova é uma atração que está situada junto a uma praia próxima. As casas de pescadores com listras de arco-íris revelam-se um ponto de passagem obrigatório.
A Costa Nova é um local tranquilo e colorido, existe um fácil acesso a partir do centro de Aveiro, serve como espaço perfeito para descontrair. Deixe-se deslumbrar pelos encantos da costa, contemple a beleza da praia e veja os surfistas em ação… Depois, escolha um dos muitos restaurantes que disponibilizam a melhor gastronomia local.
10 – Parque Nacional da Peneda-Gerês
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é um espaço absolutamente imperdível e é o único parque nacionalmente protegido. O Gerês é um local perfeito para os amantes de caminhadas, um espaço encantador que permite a observação de cavalos selvagens, por exemplo. O campismo é uma opção para os amantes da natureza.
A paisagem deslumbrante está presente em cada metro do Parque, há vales, rios, flora deslumbrante, animais selvagens, igrejas, monumentos, castelos, pontes e muitas, muitas mais atrações. The Culture Trip recomenda:
“Quem o visita deve tentar encontrar a Geira romana, com marcos milenares que remontam a milhares de anos”.
11 – Centro de Évora, Alentejo
O centro medieval de Évora é um local verdadeiramente encantador. Existem diversos marcos antigos e uma arquitetura preservada de forma perfeita. A praça principal é uma das suas maiores atrações, a famosa Praça do Giraldo, ponto de encontro para muitos. Este espaço é uma referência local, um espaço que a maioria escolhe para se sentar, conversar e relaxar. As esplanadas permitem que se possa apreciar as vistas.
No cenário, o destaque vai para os edifícios góticos. Existem antigos palácios que foram convertidos em edifícios públicos. A Igreja de Santo Antão, do século XVI, é outra atração local. A fonte de água ornamentada, do século XVI, também chama a atenção dos visitantes. O site The Culture Trip recomenda: “a poucos passos da praça central, encontra-se a misteriosa e bela Capela dos Ossos, o Templo Romano, o Palácio Real, a Sé de Évora do século XVIII e o Museu de Évora”.
12 – Terra Nostra, Furnas
O jardim Terra Nostra está presente em São Miguel, nos Açores. Terra Nostra é considerado um dos jardins mais sedutores e exóticos em toda a Europa. Este jardim apresenta uma vida vegetal abundante. A piscina geotérmica e as banheiras de hidromassagem geotérmicas mais pequenas, são outras atrações deste jardim associado a um hotel.
Assim, este é um destino de sonho que ganhou reputação enquanto retiro de bem-estar.
Este espaço, onde muitas pessoas vão para aliviar o stress, está aberto todo o ano, das 10h00 às 18h00. É um espaço acessível que tem uma taxa de entrada razoável. Os planos de viagem para a ilha de São Miguel devem ter incluídos todos os extras.
Leia também:
- Praia das Rocas reabre a maior piscina de ondas de Portugal
- Portugal tem dois dos tesouros escondidos da Europa
- 10 das cascatas naturais mais bonitas de Portugal
NCultura
Se leu “12 lugares em Portugal para visitar antes de morrer” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
Já visitei todos e concordo
Sim, antes de morrer! Depois de morrer é difícil!… bah!
Para visitar antes de morrer ou antes de tomar a sopa experimental?
Já visitei,mas dizer antes de morrer é forte demais.Porque não dizer imperdíveis para quem gosta de contemplar o belo e a natureza no seu esplendor!
E imperdible vou morar em portugal e pretendo viajar por tudo e da EUROPA MEU PAIS SOMOS DE ORIGEM PORTUGUESA E NOS ORGULHA ESSA LINDA TERRINHA !!!!!