Por vezes dificultamos as tarefas diárias sem nos apercebemos. Fique a conhecer 12 erros de limpeza que deve evitar! O momento da limpeza da casa tem diversos desafios difíceis de resolver. As lides domésticos têm várias tarefas difíceis, cansativas, aborrecidas. Apesar de muitas pessoas realizarem regularmente estas tarefas, há erros que são constantemente cometidos.
Ora, ter a oportunidade de conhecer esses erros é fundamental para parar de repetir esses comportamentos inadequados. Se aprender a fazer bem as coisas, poupa tempo e energias.
12 erros de limpeza que deve evitar já
1 – Começar a limpeza pelo chão
É um erro começar por limpar os pavimentos. Este é um dos erros de limpeza que é constantemente cometido. Muitas pessoas apresentam esse comportamento. Fazem-no já por instinto.
Contudo, é um erro começar a limpar a casa pelo chão, porque após limpar o pó e as janelas, o chão irá sujar-se novamente! Comece pelos vidros da divisão, passe para a mobília e o chão deve ficar para o fim. Este é o procedimento de limpeza mais eficiente.
2 – Esquecer de limpar áreas de maior uso
É frequente ver pessoas a esquecerem-se de limpar algo essencial. Há pontos específicos que são usados constantemente. Por isso, contêm muitos germes e bactérias. Elementos como torneiras, maçanetas de portas e puxadores de armários podem não parecer muito sujos, mas estão. Por isso, deve fazer questão de limpá-los bem!
3 – Borrifar o produto nas mobílias diretamente
É um erro comum borrifar as mobílias com produtos de limpeza, diretamente. Seguramente que já o fez. Ao fazê-lo está a contribuir para a formação de uma camada que serve como proteção do pó acumulado na área. Por isso, trata-se de um erro que ajuda a reter mais pó. Esta estratégia só deve ser realizada num cenário em que o móvel se encontre realmente muito sujo. O procedimento a realizar é borrifar a solução para um pano de microfibra. Posteriormente, deve esfregar o pano no objeto.
4 – Esquecer-se de limpar a banca da loiça
Um dos locais com maior número de bactérias é o lava-loiça. Como está constantemente a ser usado e a ter água, as pessoas tendem a esquecer-se de o lavar. Contudo, este espaço promove facilmente a propagação de maus cheiros. Deve fazer questão de limpar minuciosamente o lava-loiça após cada utilização. O procedimento é simples: recorra a um detergente neutro sem cheiro (pode ainda usar um desinfetante sem cheiro). Para prevenir os odores, deve evitar que as sobras de alimentos caiam pelo ralo do lava-loiça.
5 – Esquecer-se de lavar as esponjas
Não é suficiente enxaguar a esponja de cozinha. Este é um dos itens mais sujos. Por isso, devem ser trocados com frequência, porque acumulam restos de comida e bactérias. A troca destas esponjas deve acontecer uma vez por semana (no mínimo).
Além disso, para eliminar bactérias, deve colocar a esponja molhada no microondas. Depois, deve aquecer durante 2 minutos.
6 – Utilização de detergente da loiça nas tábuas de madeira
As tábuas de madeira devem ser higienizadas. Após preparar uma refeição lave-a com uma solução caseira. Misture detergente e 2 a 3 gotas de lixívia, para desinfetar as tábuas de madeira.
É nestas tábuas que se preparam diferentes alimentos, o que pode promover a contaminação com outros alimentos. Idealmente, deve reservar diferentes tábuas para diferentes alimentos: carne, peixe cru, legumes. Sendo necessário realizar a higienização, após cada utilização.
7 – Não usar material de proteção
É um erro comum realizar a limpeza da casa sem luvas. A pele das mãos é superabsorvente. Por isso, absorve facilmente qualquer substância. Acontece até com produtos naturais. Mesmo estes podem secar a pele.
Use luvas com o interior forrado a algodão. Elas são confortáveis e permitem criar uma barreira mais protetora. Evite usar luvas de borracha ou látex.
8 – Lavar janelas em dias de sol
As janelas devem ser limpas em dias nublados, sem sol. Com sol, o produto limpa-vidros seca com maior facilidade. Ora, quando seca muito rapidamente ficam muitas manchas nas janelas.
9 – Organização dos talheres na máquina de lavar
Não é uma boa estratégia colocar os talheres por categoria. É um erro juntar todas as colheres. Depois juntar todos os garfos, em diferentes compartimentos da máquina de lavar loiça.
Os talheres devem ficar todos misturados. Essa estratégia é a adequada, porque é mais improvável que as peças fiquem “encaixadas” umas nas outras. Assim, será mais fácil assegurar uma limpeza eficaz.
10 – Esquecer-se de limpar a máquina de café
Para preparar um bom café fresco pela manhã, necessita de ter uma máquina bem limpa. Se a máquina de café não for limpa, fica um espaço ideal para as bactérias se propagarem. As máquinas acabam por formar mofo devido à sua temperatura.
Por isso, deve lavar frequentemente todas as partes amovíveis da máquina, não apenas a cafeteira. O reservatório é outra parte que merece uma atenção cuidada! Outro erro comum é manter a água parada durante muitas horas (ou dias!). Para evitar intoxicações alimentares, deve trocar a água diariamente.
Aprenda mais dicas de limpeza:
- Aprenda a limpar madeira com métodos simples e eficazes
- Como limpar e tirar manchas da banheira deixando-a impecável
- Aprenda a eliminar o mau cheiro do caixote do lixo
11 – Usar sempre o mesmo pano
Usar o mesmo pano para diferentes opções e por muito tempo é outro erro comum. Deve trocar de pano regularmente. Se verificar que as superfícies permanecem um pouco pegajosas, após limpar com um pano, significa que já passou da hora de trocar o pano.
Idealmente, deve trocar de panos diariamente. Após cada utilização, os panos devem ser lavados na máquina. Além disso, não misture. Cada pano com a sua função, um para o pó, outro para secar a louça, …
12 – Ter a máquina de lavar loiça sobrecarregada
Sobrecarregar a máquina da loiça é um dos erros de limpeza mais comuns. As pessoas pretendem poupar água, energia e detergente com esta opção.
Contudo, após verificarem que a loiça não ficou bem lavada e com peças muito sujas, sentem a necessidade de lavar novamente na máquina ou lavar à mão. Por isso, gastam mais água, detergente e energia, elétrica ou de mãos…