Início Cultura 11 erros de português que podem ser humilhantes

11 erros de português que podem ser humilhantes

Ninguém gosta de errar, contudo não faltam erros a surgir no nosso quotidiano. Confira estes 11 erros de português que podem ser humilhantes.

11 erros de português
11 erros de português que podem ser humilhantes

Ninguém gosta de errar, contudo não faltam erros a surgir no nosso quotidiano. Confira estes 11 erros de português que podem ser humilhantes.

Existem erros que facilmente passam despercebidos. São tão frequentes que nem percebemos que são na verdade erros de português. Isso acontece no discurso falado, mas também no escrito. Se os erros não são detetados, há naturalmente o perigo de serem perpetuados.

Por isso, devemos estar atentos, muito atentos e aprofundar os nossos conhecimentos sobre determinados conceitos que são frequentemente confundidos. Devemos procurar obter o máximo de conhecimento sobre as palavras e sobre a língua portuguesa, manter-nos informados sobre algumas regras e trabalhar de maneira a não contribuir para esta propagação do erro a que se tem assistido. Estar equipado com um dicionário sempre que estamos a ler, seja uma revista, um jornal, um livro, é importante pois permite aprofundar o conhecimento sobre alguns conceitos.

11 erros de português que podem ser humilhantes

Náusea

Termo que advém do grego nausía, com o sentido de “enjoo do mar”, pelo latim nausĕa, que tem o mesmo significado. Náusea é a vontade que se tem de vomitar, o enjoo, a sensação de nojo e repugnância.


Leia também: Dúvidas de Português: 10 classes de palavras


Frase exemplo: A náusea foi uma experiência surreal. Obrigado pelo comprimido. Funcionou de forma maravilhosa!

Erro frequentemente cometido: “nausia”, “nausea” ou “náusia”.

Tomografia

De tomo + grafia. Este nome feminino, próprio da área da medicina, é referente à técnica que utiliza o raio x para obter imagens, por planos e na profundidade que se deseje, de um órgão ou tecido, o que permite localizar, com precisão, uma qualquer lesão. Imagem obtida por este processo.

Na medicina, há a tomografia axial computorizada, que é o exame médico cujo objetivo é obter imagens detalhadas do interior do corpo humano, ajudando a diagnosticar e a detetar as áreas de intervenção, sem recorrer à cirurgia.

Frase exemplo: Equipa de investigadores analisa tomografias de pulmões afetados por Covid-19. Conclusões serão apresentadas brevemente.

Erro frequentemente cometido: Tomugrafia ou tumografia.

Esterilizar

De estéril+izar. Este verbo transitivo significa tornar estéril ou infértil. Destruir os germes nocivos de. No sentido figurado, esterilizar também pode ser usado no sentido de tornar inútil.

Frase exemplo:Com o aumento dos casos do Covid-19, os cuidados devem ser redobrados. É necessário higienizar, esterilizar, desinfetar, sanitizar…

Erro frequentemente cometido: Estirilizar (embora também sejam erros comuns estrelizar, estrilizar)

Abcesso

Este termo advém do latim abscessu. A palavra abcesso vem da área da medicina, sendo um termo que significa formação purulenta, inclusa numa cavidade, formada na sequência da inflamação de um determinado tecido no organismo.

Frase exemplo: O dentista tinha três décadas de carreira, mas nunca tinha visto um abcesso como o meu.

Erro frequentemente cometido: “obcesso” (há outros erros comuns associados a esta palavra, tais como: “abecesso”, “absesso”, “abceço” ou “abssesso”).

Disenteria

Termo que vem do grego dysentería, tendo como significado «doença intestinal»; pelo latim dysenterïa, «disenteria». Este termo está ligado à medicina, indicando infeção dos intestinos que, em regra, provoca dores abdominais, evacuações frequentes (por vezes, com presença de sangue) e ulceração da mucosa.

Frase exemplo: Como ele estava com disenteria, não tinha condições para trabalhar. Por isso, faltou.

Erro frequentemente cometido: “desintria” (tal como “disentria” ou “desentria”).


Leia também: Dúvidas de português: o que é uma hipérbole?


Cirurgia

Termo que vem do grego kheirourgia, “trabalho manual”, pelo latim chirurgĭa, com o mesmo significado. Nome feminino próprio da medicina, especialidade que se dedica ao tratamento de doenças e de traumatismos por meio de uma intervenção manual ou instrumental no corpo do paciente.

É o método de tratamento que utiliza esse processo; intervenção cirúrgica, operação. Há diversos tipos de cirurgias, tais como estética, plástica, reconstrutiva.

Frase exemplo: A cirurgia está marcada. Contando com o tempo de recuperação, penso voltar ao ativo dentro de 6 meses.

Erro frequentemente cometido: cirugia.

Logótipo

Termo que advém do grego lógos, “palavra” + týpos “tipo”, é o elemento gráfico representativo de uma marca. Um logótipo pode ser constituído por símbolos e/ou letras e pode ser utilizado como um serviço, um produto, a identidade visual de uma instituição.

Na tipografia, o termo logótipo é um termo referente ao grupo de duas ou mais letras fundidas num só tipo para acelerar a composição tipográfica ou para formar sigla.

Frase exemplo: O logótipo da empresa foi modificado. Está bem melhor, mais moderno.

Erro frequentemente cometido: logotipo.

É importante perceber que a palavra logótipo é um neologismo, por isso a palavra “logotipo” é por vezes tolerada. Mas a forma (mais) correta de escrever a palavra é logótipo.

Mazelas

Termo que vem do latim macella, por cacúla, “mancha”. Mazelas significa chaga, matadura. Doença, mal. No sentido figurado, mazela significa defeito. Ainda, mancha na reputação, desonra.

Frase exemplo: O João teve um acidente e as mazelas consequentes são verdadeiramente  assustadoras.

Erro frequentemente cometido: maselas.

Framboesa

Este termo é referente ao pequeno fruto proveniente do framboeseiro. É doce, vermelho (quando maduro) e muito saboroso.

Frase exemplo: O iogurte preferido da Maria é de framboesa.

Erro frequentemente cometido: “frambueza” ( “frambuesa”, “franboeza” são outros erros comuns).

Usura

Usura é uma forma do verbo usurar. Mais especificamente a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo de usurar. É ainda a 2ª pessoa do singular do imperativo de usurar.

Do latim usūra, “juro”. Termo referente ao juro de um capital ou de um empréstimo. É ainda referente ao juro superior ao estabelecido por lei ou por uso; agiotagem, onzena. Modo de vida de usurário. Avareza, mesquinhez. É também referente ao desgaste provocado pelo uso, por atrito, pelo tempo.

Não se deve escrever “uzura”.

Frase exemplo: Ele exigiu 11%. Qualquer cobrança acima disso seria enquadrada como crime de usura.

Erro frequentemente cometido: uzura.

Berbicacho

Termo que identifica situação complicada ou de difícil resolução. Berbicacho é também sinónimo de problema; um obstáculo, um empecilho.

Frase exemplo: É preciso saber reagir a este berbicacho internacional.

Erro frequentemente cometido: berbicaxo.

O NCultura tem publicado diversos artigos como este, visando aprofundar o significado de determinadas palavras. Além disso, há também o objetivo de fomentar o hábito de recorrer a um dicionário. É útil tê-lo na mão sempre que lemos um livro, uma revista, um jornal. Nestas atividades, é normal encontrarmos algumas palavras que nos suscitam dúvidas, convém esclarecê-las no momento.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.