Gosta de aprofundar o seu conhecimento? Disponibilizamos para si 10 palavras portuguesas que enriquecem o vocabulário juntamente com o seu significado!
Existem diversas palavras de português que desconhecemos. Revela-se uma estratégia sensata tentar aprender uma palavra de português diariamente. Existem mais de 306.949 palavras de português. Esse é o número de entradas na 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948), que é o maior dicionário de português.
Devemos fazer um grande esforço para aprender novas palavras, de forma a alargar o nosso vocabulário ativo. Quanto mais palavras conhecermos, mais aptos estamos a comunicar de forma eficaz. Está preparado(a) para enfrentar o desafio de conhecer novas palavras?
10 palavras portuguesas que enriquecem o vocabulário
Enfermo
Termo que vem do latim infirmu-, «enfermo». Este nome masculino significa aquele que está doente; paciente. É ainda adjetivo que significa que está doente. No sentido figurado, significa que não funciona bem.
Leia também
- Língua Portuguesa: as 20 palavras mais estranhas
- 22 palavras mais engraçadas da língua portuguesa
- Língua Portuguesa: 10 das palavras mais engraçadas
Dispepsia
Este termo vem do grego dyspepsía, «digestão difícil», pelo latim dyspepsĭa-, com o mesmo significado, por via do francês dispepsie, com o mesmo significado.
Este nome feminino, dispesia é próprio da área da medicina, significa dificuldade em digerir, com dor e sintomas de desconforto; indigestão.
Dispesia pode (em determinados contextos) ter como sinónimos os termos seguintes: apepsia e indigestão.
Doloso
Termo que vem do latim dolōsu-, «astucioso; fraudulento». Este adjetivo significa que encerra dolo. Este termo também significa fraudulento; enganoso. Doloso significa ainda que procede com dolo.
Mordaz
Termo que vem do latim mordāce-, com o mesmo significado. Este termo é adjetivo de 2 géneros e significa que morde. Este termo também significa que corrói, corrosivo. Mordaz significa ainda acre, acerbo.
Outros significados deste termo são: satírico, cáustico (em sentido figurado). Ainda em sentido figurado, mordaz significa maledicente. O termo mordaz significa ainda agressivo; pungente, em sentido figurado.
Corrupto
Termo que vem do latim corruptu-, com o mesmo significado, particípio passado de corrumpĕre, «corromper; estragar». Este adjetivo significa estragado. Este termo também significa podre. Em sentido figurado, corrupto significa que corrompe ou está corrompido moralmente; depravado. Ainda em sentido figurado, corrupto significa que aceita suborno.
Sadio
Termo que vem do latim sanatīvu-, «que cura». Este adjetivo significa que é bom ou próprio para a saúde; salubre; higiénico. Este termo também significa que goza de boa saúde; saudável.
Prosperidade
Termo que vem do latim prosperitāte-, com o mesmo significado. Este nome feminino significa qualidade ou estado do que é próspero. Este termo significa ainda boa fortuna; felicidade. Prosperidade também significa riqueza; florescimento.
Pérfido
Termo que vem do latim perfĭdu-, com o mesmo significado. Este termo é adjetivo e nome masculino, sendo uma palavra que significa que ou o que falta à sua fé ou à sua palavra. Este termo também significa que ou o que é traiçoeiro e desleal.
Empertigado
Particípio passado de empertigar. Adjetivo que significa muito direito; teso. Este termo também significa vaidoso, altivo, em sentido figurado. Empertigar é verbo transitivo que significa pôr direito e teso. Em sentido figurado, significa ensoberbecer.
É ainda verbo pronominal, significando endireitar-se. Em sentido figurado, significa mostrar-se altivo. Ainda em sentido figurado, empertigar significa encher-se de vaidade.
Intumescido
Termo que vem do latim intumescĕre, «inchar». Este adjetivo significa que intumesceu ou inchou. É particípio passado de intumescer, sendo verbo transitivo e intransitivo. Intumescido significa inchar; fazer(-se) túmido. Intumescido significa ainda inturgescer; entumecer.
No sentido figurado, intumescido significa ensoberbecer(-se).
Este artigo visa estimular o gosto pela aprendizagem. Estimular a paixão pela língua portuguesa. Dar a conhecer a vasta riqueza da nossa língua de forma a que as pessoas procurem aprender cada vez mais.
Assim, este artigo tem como outro objetivo fazer com que os portugueses se façam acompanhar de um dicionário, de forma a esclarecerem no imediato as suas dúvidas, mal estas surjam, estejam as pessoas a ver televisão, a pesquisar na internet ou a ler um livro, uma revista ou um jornal.
NCultura
Se leu “10 palavras portuguesas que enriquecem o vocabulário” e gostou deste artigo faça um comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…