Início Cultura 10 palavras extensas e (quase) ilegíveis da Língua Portuguesa

10 palavras extensas e (quase) ilegíveis da Língua Portuguesa

Palavras portuguesas que são extensas e praticamente impossíveis de proferir. Conheça 10 palavras extensas e (quase) ilegíveis da Língua Portuguesa.

palavras extensas
10 palavras extensas e (quase) ilegíveis da Língua Portuguesa

Palavras portuguesas que são extensas e praticamente impossíveis de proferir. Conheça 10 palavras extensas e (quase) ilegíveis da Língua Portuguesa.

Existem palavras que são tão extensas, quanto difíceis de ler que se tornam em verdadeiros trava-línguas, praticamente ilegíveis. A grande maioria destes conceitos surge em áreas ligadas à medicina e à química, onde surge a necessidade de criar termos que congreguem diferentes palavras.

Fruto dessa circunstância, nem todas as palavras que se seguem estão presentes em dicionários comuns. Elas apenas marcam presença em dicionários especializados da área na qual surgiram. Fique a conhecer 10 palavras extensas e (quase) ilegíveis da língua portuguesa que, embora difíceis de proferir, vale bem a pena conhecer!

10 palavras extensas e (quase) ilegíveis da Língua Portuguesa

Inconstitucionalissimamente

Em 10º  lugar, está a palavra inconstitucionalissimamente, sinónimo de anticonstitucionalissimamente. Significa algo feito de forma extremamente inconstitucional, ou seja, contrária à constituição. Possui 27 letras.


Leia também: Língua Portuguesa: a vírgula em 4 regras simples


Oftalmotorrinolaringologistas

Em 9º lugar, surge oftalmotorrinolaringologistas, conceito que se refere aos profissionais especializados nas doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta. O termo otorrinolaringologista é conhecido, mas às suas funções junta-se a especialização dos olhos, surgindo assim os oftalmotorrinolaringologistas. Termo que possui um total de 28 letras.

Anticonstitucionalissimamente

Na 8ª posição, surge anticonstitucionalissimamente, este termo que faz com que a inconstitucionalidade seja elevada ao seu grau mais alto. Possui 29 letras.

Monosialotetraesosilgangliosideo

Na 7ª posição, surge a palavra monosialotetraesosilgangliosideo, termo que representa uma substância presente em medicamentos como o sinaxial e o sygen. Este termo, associado ao ramo da medicina, congrega um total de 32 letras.

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é mais um conceito ligado ao ramo da medicina e é, provavelmente, a palavra mais intrigante, presente neste artigo. O conceito hipopotomonstrosesquipedaliofobia foi inventado como brincadeira e identifica uma doença psicológica que se caracteriza pelo medo irracional (também conhecido pelo nome de fobia) de pronunciar palavras grandes ou complicadas. Será curioso perguntar a um doente que sofre desta doença qual é o nome da sua doença…

Esta patologia tem como caraterísticas o extremo nervosismo (pura aversão) sentido por algumas pessoas quando têm de proferir em público palavras extremamente longas (tão comuns na área da medicina, por exemplo). A fobia assenta no medo de errar e de ser visto como alguém intelectualmente inferior.

Contudo, o termo correto para este problema descrito como “fobia de palavras longas” é megalologofobia (recorrendo aos prefixos gregos megalo e logos) ou, ainda, sesquipedalofobia (recorrendo ao prefixo latino sesquipedalis).  Possui um total de 33 letras.

Dimetilaminofenildimetilpirazolona

Em 5º lugar, fica o nome de uma substância conhecida como Dimetilaminofenildimetilpirazolona, a qual está ativa em vários comprimidos para a dor de cabeça. No total, são necessárias 34 letras para escrever esta palavra.

Tetrabrometacresolsulfonoftaleína

Próximo do pódio, ficou o conceito tetrabrometacresolsulfonoftaleína. Este termo é mais específico da área de química e possui 35 letras.

Piperidinoetoxicarbometoxibenzofenona

A medalha de bronze, que é como quem diz o 3º lugar, ficou para o conceito de piperidinoetoxicarbometoxibenzofenona. Este é um termo que identifica uma substância presente em medicamentos como o Baralgin. Ele possui 37 letras.


Leia também: Qual a origem das línguas ibéricas?


Paraclorobenzilpirrolidinonetilbenzimidazol

Com 43 letrinhas apenas se forma a palavra que conquista a medalha de prata, o segundo lugar. Falamos, naturalmente, do conceito paraclorobenzilpirrolidinonetilbenzimidazol que identifica uma substância presente em medicamentos como o Ultraproct.

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconióticos

E a medalha de ouro vai para o grande campeão dos trava-línguas, com um total de 47 letras. Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconióticos significa portadores de uma doença pulmonar aguda, causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.

Esta é mais uma das palavras que surge da junção de diferentes conceitos (pneumo+ ultra+ microscópico+latim silex,–icis, pedra, pedra vulcânica+latim vulcanus,-i, fogo +coniose+ótico).

Agora, como exercício, diga lá 10 vezes estas palavras, muito rápido. Aceita o desafio?!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.