Início Cultura 10 palavras da língua portuguesa para conhecer melhor

10 palavras da língua portuguesa para conhecer melhor

Quantas palavras de português aprendeu esta semana? Conheça melhor estas 10 palavras da língua portuguesa e aplique-as!

10 palavras da língua portuguesa
10 palavras da língua portuguesa para conhecer melhor

Quantas palavras de português aprendeu esta semana? Conheça melhor estas 10 palavras da língua portuguesa e aplique-as!

A língua portuguesa contém um vasto número de palavras que merecem ser conhecidas. Mas são tantas que acabamos por não conhecer todas. Embora seja útil dominar o máximo de palavras, a grande maioria das pessoas não se esforça por aprender frequentemente novas palavras.

É uma boa estratégia tentar aprender uma palavra nova por dia pois, no espaço de uma semana, aprendemos algumas palavras de forma ligeira. Se pensarmos que no espaço de um mês, aprendemos 30 palavras novas, percebemos que estamos no bom caminho. Se perspetivarmos as coisas no espaço temporal de um ano, constatamos grandes progressos nos nossos conhecimentos.

Revela-se, por isso, uma ótima estratégia que todos devíamos seguir. Contudo, não basta aprender as palavras, lendo os seus significados. O verdadeiro desafio está em aplicar as palavras aprendidas várias vezes, ao longo dos dias seguintes à sua leitura no presente artigo.


Leia também: «Estivéramos» é erro de português?


10 palavras da língua portuguesa para conhecer melhor

Vacina

Termo que vem do latim vaccīna-, «de vaca». Vacina é um nome feminino. Termo da área da medicina, referente a um (substância ou microorganismo) que provoca imunidade a determinadas doenças, depois de ser introduzido no corpo de um indivíduo.

Na medicina e veterinária, é ainda doença infetocontagiosa que surge no gado vacum, sob a forma de pústulas e cuja transmissão acidental ao homem acaba por protegê-lo contra a varíola.

Vacina pode ser operação de vacinar, vacinação. Pode ainda ser marca ou cicatriz dos efeitos de uma vacinação, em especial contra a varíola. Há ainda a vacina tríplice viral

que é uma combinação de três componentes virais que pretende a imunização contra a papeira (parotidite), o sarampo e a rubéola.

Quiçá

Termo que vem do latim quid sapit, «quem sabe». Quiçá é um advérbio que significa talvez, porventura.

Vogar

Termo que vem do catalão vogar, com o mesmo significado.

É verbo intransitivo

Significa deslocar-se sobre a água, navegar. Vogar é ainda boiar, flutuar. Também significa escorregar suavemente, deslizar. Também tem o significado de andar sem rumo, vaguear.

Vogar significa também divulgar-se, circular. Vogar significa ainda           estar na moda ou estar em uso.

Usado no sentido antiquado, vogar significa mover-se, flutuando, por impulso dos remos.

É verbo transitivo

Significa percorrer, navegando. Vogar no sentido antiquado significa impelir com os remos.

Discrepância

Termo que vem do latim discrepantĭa; “discordância”, desacordo. É um substantivo feminino.

Discordância é o que demonstra desigualdade em comparação com outra coisa ou pessoa. É diferença entre coisas que deveriam ser iguais. É divergência; é algo que possui diferença de pensamentos ou opiniões. Qualidade ou particularidade daquilo que discrepa. Disparidade. Algo que não tem harmonia, discrepância de tons. Diversidade de opiniões; ausência de acordo.

Burilado

Particípio passado de burilar. É um adjetivo que significa lavrado a buril. No sentido figurado, significa aperfeiçoado.

Prostração

Termo que vem do latim prospratiōne, com o mesmo significado. É um nome feminino. Prostração é o estado de extremo abatimento físico e psíquico. A prostração é caracterizada por imobilidade e ausência de reação a qualquer solicitação.

Desconfinamento

Termo que surge da união de desconfinar + mento. Desconfinamento é um nome masculino. Significa ato ou efeito de desconfinar. É o ato ou efeito de anular ou reverter situação de confinamento.

Obséquio

Termo que vem do latim obsequĭu-, com o mesmo significado. Obséquio é um nome  masculino que significa ato ou efeito de obsequiar. Também significa serviço prestado de boa vontade, favor.

Obséquio significa ainda gentileza, amabilidade, fineza.


Leia também: 10 palavras da Língua Portuguesa com diferentes significados


Pechincha

Termo que vem do quíchua (língua oficial da Bolívia e do Peru) pisincha, «lucro excessivo».  Pechincha é um nome feminino que significa compra vantajosa.

Pechincha é também bom negócio; ganho fácil.

Pechincha significa também popular grande conveniência.

Dispepsia

Termo que vem de grego dyspepsía, «digestão difícil», pelo latim dyspepsĭa-, com o mesmo significado, podendo ter vindo pelo francês dispepsia, «idem».

Dispepsia é um nome feminino que é próprio da área da medicina e significa dificuldade em digerir; engolir com dor; ou ter sintomas de desconforto, indigestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.