Fique a conhecer alguns vocábulos portugueses e aprenda a sua origem. Estes são insultos com muita pinta que pode incluir no seu vocabulário. Se pretende insultar alguém e não quer ter consequências, faça-o com recurso a termos mais desconhecidos… Use “palavras caras”!
Se chegou a este artigo por ter gostado do título e pretende encontrar termos inapropriados para insultar alguém, não tenha ilusões. O NCultura defende os mais elevados valores morais. Por isso, naturalmente que defende que não se deve insultar ninguém. O NCultura também não defende qualquer tipo de violência, seja ela física ou verbal. Toda a violência deve ser evitada, sempre!
O título do presente artigo do NCultura apenas pretende atrair mais pessoas para algo que é fundamental, a leitura. Primeiro, para a leitura do presente artigo (fica desde já feito o convite para que o faça) e, depois, para qualquer outra leitura. Fica desde já feita a recomendação para a leitura regular dos artigos do NCultura, mas também de um dicionário, de jornais, revistas e livros.
O título pretende ser chamativo e o lado politicamente incorreto tem algo de comercial. Assim, pretende-se com este artigo (e título) chegar a mais pessoas, de forma a levar essas pessoas a ler mais, estas e outras palavras. A leitura tem um papel importante na nossa vida. Se este título contribuir para levar mais pessoas a lerem mais, significa que a aposta teve o devido retorno.
10 insultos com muita pinta da língua portuguesa
1 – Modorrento
Termo que vem de “modorra”+”-ento”. Esta palavra é adjetivo que significa que tem ou sente modorra; sonolento. Este termo significa apático. Este termo significa também preguiçoso.
2 – Nutrido
Esta palavra é adjetivo que significa que se alimentou; sustentado. Este termo significa gordo; robusto. Este termo significa também mantido; continuado. Este termo significa ainda educado.
Termo que vem do latim nutrītu-, com o mesmo significado. Nutrido é particípio passado de nutrīre, «nutrir; alimentar».
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: culto, educado, gordo, instruído, anafado, carnudo, continuado, mantido, nédio, reforçado, robusto, sustentado.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: descarnado, desnutrido, franzino, magro.
3 – Frustrado
Termo que vem do latim frustrātu-, com o mesmo significado. Frustrado é particípio passado de frustrāre, «enganar; iludir». Esta palavra é adjetivo que significa que não produziu efeito; que não teve o resultado pretendido; malogrado. Este termo significa que não conseguiu ou que foi impedido de realizar as suas expectativas.
Este termo significa também que não chegou a desenvolver-se; imperfeito. Esta palavra é nome masculino que na Psicologia significa pessoa que não conseguiu ou que foi impedida de realizar a suas expectativas.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: desencantado, desenganado, imperfeito, baldado, dececionado, desapontado, incompleto, insatisfeito, malogrado.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: encantado, inebriado, maravilhado, satisfeito.
4 – Crapuloso
Termo que vem do latim crapulōsu-, «bêbedo». Esta palavra é adjetivo que significa relativo ou dado à crápula. Este termo significa também devasso.
5 – Devasso
Derivação regressiva de devassar. Esta palavra é adjetivo que significa dissoluto; libertino; licencioso. Esta palavra é nome masculino que significa indivíduo desregrado, depravado.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: dissoluto, imoral, impudico, corrupto, debochado, desregrado, libertino, licencioso, pervertido.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: decente, decoroso.
6 – Fétido
Termo que vem do latim foetĭdu-, com o mesmo significado. Esta palavra é adjetivo que significa que exala cheiro desagradável; que fede; fedorento. Esta palavra é nome masculino que significa fedor.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: fedorento, infeto, malcheiroso, podre, pútrido.
7 – Hediondo
Termo que vem do castelhano hediondo, com o mesmo significado. Esta palavra é adjetivo que significa repugnante, nojento, asqueroso. Este termo significa que é moralmente condenável, suscitando repulsa; sórdido; depravado. Este termo significa também imundo. Este termo significa ainda feio.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: asqueroso, badalhoco, depravado, encardido, feio, fétido, desagradável, desgracioso, disforme, horrível, imundo, indecente, nojento, porcalhão, repugnante, sebáceo, sórdido, sujo.
8 – Disforme
Termo que vem de “dis-”+”forme”. Esta palavra é adjetivo de 2 géneros que significa muito grande; desproporcionado. Este termo significa deformado; monstruoso.
Há termos que podem ser encarados como sinónimos desta palavra, nomeadamente: descomunal, desconforme, alterado, deformado, deforme, desproporcionado, enorme, modificado.
Existem também termos que podem ser encarados como antónimos desta palavra, como acontece com os seguintes exemplos: conservado, pequeno, proporcionado.
Disforme é forma do verbo disformar (nomeadamente: 1.ª pessoa do singular do presente do conjuntivo, eu disforme / 3.ª pessoa do singular do presente do conjuntivo, ele, ela, você disforme / 3.ª pessoa do singular do imperativo, disforme ele, ela, você).
9 – Impudico
Termo que vem do latim impudīcu-, com o mesmo significado.
Esta palavra é adjetivo que significa destituído de pudor ou vergonha; despejado; impudente. Este termo significa que choca ou ofende; indecente; obsceno. Este termo significa também lascivo; luxurioso. Este termo significa ainda desenvolto. Esta palavra significa que não tem vergonha; descarado. Este termo significa ainda desonesto.
10 – Acaveirado
Termo que vem do “a-”+”caveira”+”-ado”. Esta palavra é adjetivo que significa parecido com uma caveira. Este termo significa muito magro; macilento.
Este artigo visa estimular a paixão pela língua portuguesa, levar as pessoas a querer conhecer o significado das palavras e a valorizar o uso do dicionário.
Leia também:
NCultura
Da próxima vez que estiver numa discussão acesa, use um destes insultos com muita pinta! O que achou destes vocábulos? Dê-nos a sua opinião nos comentários.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…