Há locais incríveis próximos da cidade Invicta. Tome nota das nossas sugestões e não perca estes fantásticos destinos a menos de uma hora do Porto.
A cidade do Porto tem inúmeros encantos. Não faltam atrações nesta cidade emblemática que se tornou num destino de eleição, bastante recomendado, em revistas e plataformas digitais internacionais. Por isso, é comum passear pela cidade e ver inúmeros turistas a seguirem em direção às principais atrações do Porto.
No entanto, eles desconhecem que existe uma imensa riqueza nas proximidades da capital do Norte. Reunimos um conjunto de lugares formidáveis que permitem testemunhar esses tesouros turísticos. Há locais fantásticos próximos da cidade Invicta. Tome nota das nossas sugestões para escapadinhas memoráveis.
10 fantásticos destinos a menos de uma hora do Porto
1 – Arouca
Esta vila é encantadora. Quem a visita fica com a sensação de que se trata de uma das vilas mais bonitas do país. A Serra de Montemuro é um elemento marcante da paisagem. Trata-se da oitava maior elevação de Portugal continental.
No entanto, a Serra da Freita também merece os maiores elogios. Ela apresenta cumes que superam os 1000 metros de altitude.
Existem duas atrações particularmente fascinantes na Serra da Freita, daquelas que qualquer pessoa tem de ver uma vez na vida. Uma delas é a Frecha da Mizarela, que consiste numa cascata com 900 metros de altitude, apresentando uma das maiores quedas de água da Europa.
A outra atração é um fenómeno geológico raro… O povo identifica este fenómeno como “Pedras Parideiras”. Tratam-se de pedras que nascem de uma rocha-mãe. Existe a crença local de que se consegue aumentar a fertilidade se uma pessoa dormir com uma destas pedras debaixo da almofada.
2 – Amarante
Este destino encontra-se a pouco mais de 30 min do Porto. Existem várias opções para se ficar a descansar devidamente em Amarante. A Casa da Calçada seguramente que deixará qualquer pessoa rendida. Trata-se de um hotel que já foi palácio.
Após escolher o local onde ficar hospedado, pode sempre partir à descoberta do património românico de Amarante. Há diversas atrações, nomeadamente igrejas, mosteiros e uma ponte.
A Igreja de São Gonçalo e o Convento de São Gonçalo são duas atrações que ninguém que visita Amarante pode perder. O Museu Amadeo de Souza-Cardoso revela-se outro espaço que merece a atenção de todos. Este museu apresenta obras do famoso pintor amarantino que deu nome ao espaço, mas também de outros artistas, como António Carneiro, por exemplo.
Para quem tem fome, pode sempre provar os famosos doces de São Gonçalo, vendidos nas pequenas barracas que se encontram ao lado do convento. Estes doces de forma fálica adoçam a boca de muita gente inocente e fazem soltar sorrisos e gargalhadas. No entanto, para os mais chiques, há sempre a opção de visitar o Largo do Paço, no hotel Casa da Calçada, um restaurante com uma estrela Michelin.
3 – Braga
Esta cidade apresenta uma grande riqueza, existindo diversas distrações para tornar a sua estadia memorável. A Galeria Mário Sequeira revela-se um espaço interessante. No entanto, muitos dos que procuram conhecer a capital do Minho procuram o Santuário do Bom Jesus do Monte, um excelente exemplo do neoclássico português.
Nesta cidade, podemos encontrar a catedral mais antiga do país, a Sé de Braga. Outra construção religiosa merecedora de uma visita é o Mosteiro de Tibães.
A Capela Árvore da Vida é outra atração local, mas apresenta uma arquitetura contemporânea. Para se viver uns momentos agradáveis, podemos passar na livraria Centésima Página e no Museu Nogueira da Silva, que apresenta um jardim encantador.
4 – Castelo de Paiva
O Rio Douro Hotel & Spa é uma das melhores opções para ficar uns dias por este local fascinante. Este é um hotel camuflado que se encontra numa encosta que domina o rio Douro e que se encontra junto à localidade de Raiva. O hotel tem tudo o que necessita, até luxos como uma piscina exterior com horizonte em cima do rio.
Em Castelo de Paiva, há também boa comida. Por isso, aproveite para visitar alguns dos restaurantes tradicionais locais, como O Cantinho e a Casa de São Pedro, para experimentar comer e chorar por mais. O Centro Histórico de Castelo de Paiva é bastante agradável. Passe pelo jardim do Largo do Conde de Castelo de Paiva, onde pode encontrar edifícios seculares, tais como os Paços do Concelho, a Igreja Matriz, o Chafariz e o Edifício da Cadeia.
Nesta aventura, pode visitar as aldeias de Xisto de Midões e Gondarém. Pode ainda visitar os monumentos que integram a Rota do Românico, que se encontram em localidades vizinhas, como Penafiel e Paredes.
5 – Guimarães
Esta é uma das cidades portuguesas mais fascinantes, porque tem uma história incrível e muitos documentos que ajudam a contá-la. O Castelo de Guimarães é um espaço que deixa qualquer visitante rendido. A Muralha Medieval e o Paço dos Duques de Bragança são outras referências.
O teleférico permite-nos subir até ao pulmão verde (e miradouro) da cidade. O Parque e Santuário da Penha são atrações imperdíveis. Pode ainda visitar e conhecer espaços como a Plataforma das Artes, o Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA), o Centro Cultural Vila Flor (e os seus jardins) para sentir o pulsar cultural de Guimarães.
Todos os que visitam Guimarães devem passar pela Praça de Santiago e pelo Largo do Toural, zona central onde se podem encontrar várias lojas, restaurantes e bares da cidade. Entre os espaços mais emblemáticos, estão A Cozinha, restaurante do chef António Loureiro (já distinguido com uma estrela Michelin), a Adega dos Caquinhos, a Cervejaria Martins, onde, a cinquentenária Confeitaria Clarinha e a livraria Luís Pinto dos Santos.
6 – Lamego
O Douro tem paisagens verdadeiramente deslumbrantes. Uma visita a Lamego permite-nos conhecer parte dos seus encantos, enquanto se está a recarregar energias. O Douro Royal Valley Hotel & Spa é um local que assegura conforto e uma experiência que ficará para sempre guardada no seu cofre de memórias. Este hotel foi inaugurado em 2009 e desde então que tem apaixonado todos os clientes que o visitam.
A opção Six Senses Douro Valley poderá ser um investimento elevando, mas viverá como um rei. Esta quinta do século XIX foi transformada num hotel, apresentando quartos e suites dispersos por uma floresta à beira-rio. Lamego é conhecida por ser o berço do espumante. Por isso, pode aproveitar a sua estadia para visitar as Caves da Murganheira (Abadia Velha, Ucanha).
A Sé de Lamego é uma construção religiosa fascinante, uma catedral gótica de uma beleza incomum. Há outros templos interessantes em Lamego, como o imponente Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.
7 – Ponte de Lima
Ponte de Lima é uma vila especial, que até já teve a oportunidade de ser promovida a cidade. No entanto, recusou. Por isso, trata-se de uma das vilas mais antigas de Portugal, Ponte de Lima é um cartão de visita que apresenta o Minho no seu melhor. Trata-se de um destino rústico, histórico, onde a Natureza ainda parece intacta.
Ponte de Lima é conhecida como a capital dos jardins. Aqui, organiza-se o Festival Internacional dos Jardins. Existem vários espaços verdes, destacando-se o Jardim Labirinto, o Jardim Renascença, o Jardim Romano, o Jardim Barroco, o Parque Temático do Arnado e o horto botânico. Para outra experiência bastante agradável, deve visitar as famosas Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, que apresentam uma paisagem protegida a norte do Rio Lima. Neste espaço com 350 hectares, poderá encontrar espécies vegetais raras.
8 – Torreira e Furadouro
É uma experiência particularmente inspiradora andar de carro ao lado da Ria de Aveiro. Se passar uns dias na Torreira e no Furadouro, pode fazer praia. Há quem aproveite para dar um salto a Aveiro e pernoitar na Pousada da Ria, que se encontra no istmo que permite unir Murtosa às praias de São Jacinto, em plena ria. Pode também pernoitar no Furadouro Boutique Hotel Beach & Spa.
Pode aproveitar a estadia para provar os petiscos locais. O restaurante Avenida Praia revela-se uma das melhores opções, apresentando peixe fresco e saboroso. A pizzaria Calábria Mar é outro restaurante que pode encontrar na Torreira. Ambos os espaços conseguem saciar toda a família e amigos.
Faça uma visita (romântica ou não) às espantosas Dunas de São Jacinto. Esta é uma reserva natural feita de areais, pequenos bosques e lagoas. Se pretende viver momentos memoráveis, tem de fazer um passeio pelas praias da Torreira, de Monte Branco, de Cortegaça ou do Furadouro. Elas apresentam areais a perder de vista. São autênticos paraísos.
9 – Viana do Castelo
Viana é uma cidade pequena que apresenta uma vida cultural interessante. Existem vários pontos de interesse neste destino imperdível, destacando-se À Moda Antiga, um espaço (mercearia/loja/ café) com exposições e bons petiscos; a loja de design/ galeria Objectos Misturados; o Mercado na Loja (cafetaria/loja gourmet), um espaço com lanches, almoços e brunches altamente recomendáveis; o Dínamo 10, que se trata de local de co-working com atividades culturais.
O navio-museu Gil Eannes é uma atração imperdível. O Museu do Traje é fascinante. Há outros espaços culturais de interesse, nomeadamente o Museu de Artes Decorativas. A Biblioteca Municipal, de Álvaro Siza Vieira, e o Centro Cultural, desenhado por Souto de Moura, são construções especiais da cidade. O Santuário de Santa Luzia é uma construção religiosa que se encontra no cimo do monte Santa Luzia. Esta é uma das basílicas mais encantadoras. Ela revela-se também um dos miradouros mais fantásticos de Portugal.
10 – Vila Nova de Cerveira, Moledo e Caminha
A proximidade entre estes destinos faz com que seja frequente visitar os três pontos de interesse. Tratam-se de destinos que se complementam; que tornam a experiência de visitar todos em algo invulgar. Cerveira deve ser visto como o ponto de partida. Este destino conjuga o melhor de dois mundos: praias e cultura. O Aquamuseu do Rio Minho, o Convento de SanPayo, o Castelo e o Miradouro de Vila Nova de Cerveira são atrações fantásticas.
Em Moledo, pode fazer praia. Apesar do vento marcar presença, muitos portuenses gostam de visitar este destino para isso. No entanto, pode visitar a Praia da Mariana, em Afife, onde não há tanta ventania. No restaurante A Mariana, junto à praia, pode provar o robalo ao sal com algas.
Vila Praia de Âncora, em Caminha, revela-se o último destino. Neste local, pode visitar o restaurante Amândio, que apresenta a melhor comida da região. O Pincho, em Amonde, revela-se um local imperdível. Por aqui, encontra um conjunto de lagoas e quedas de água que deixam todos os visitantes rendidos.
Leia também:
- Atreva-se na ponte suspensa nos Passadiços do Paiva, em Arouca
- Amarante: Provavelmente, a cidade mais casamenteira de Portugal
- Factos interessantes sobre o Bom Jesus do Monte e a Sé de Braga
O que levar na mala numa escapadinha?
Produtos de Higiene
- Corta unhas/ lima de unhas
- Escova e pasta de dentes
- Desodorizante
- Fio dental
- Gilete ou máquina de depilar
- Creme hidratante pós-solar
- Perfume
- Cotonetes
- Lenços e toalhitas
- Repelente de insetos
Roupa
- Roupa interior (2 peças por cada dia de viagem)
- Meias (1 par por dia)
- T-shirts
- Agasalhos (1 camisola de manga comprida e um casaco)
- Camisa/blusa
- Chinelos
- Sapatilhas/sandálias
- Calças/calções
- Calções de banho/biquíni/fato de banho
- Pijama
Itens de estação
- Impermeável
- Guarda-chuva
- Chapéu
- Óculos de sol
- Protetor solar
Aparelhos eletrónicos
- Telemóvel com carregador
- Leitor de MP3/4 com headphones
- Máquina fotográfica com bolsa de transporte, cartão de memória e carregador
- Carregador de telemóvel portátil
- GoPro
- Lanterna