Há alguns locais onde é mais comum haver queda de neve. São lugares de uma beleza fascinante. Descubra os dez encantadores locais para ver neve em Portugal.
Em alguns países do norte da Europa, a neve é algo comum. Portugal é um país com um clima bastante agradável, por isso a queda de neve nunca acontece por todo o território. Aliás, a queda de neve é um fenómeno raro em Portugal, que só ocorre com frequência em alguns locais privilegiados, nos meses de inverno, quando a temperatura chega a atingir graus negativos.
A Serra da Estrela, conhecida por ser o ponto mais alto de Portugal Continental, revela-se o primeiro destino em que se pensa quando se quer ver neve em Portugal. No entanto, há no nosso país outros locais onde é frequente nevar.
Coloque na agenda uma visita a estes lugares no inverno e habilite-se a passar uns dias bem divertidos. Se encontrar neve poderá fazer uma batalha de bolas de neve ou construir em família (ou com amigos) um boneco de neve.
Há alguns locais onde é mais comum haver queda de neve. São lugares de uma beleza fascinante. Quer saber quais são os 10 melhores destinos para ver a neve em Portugal?
10 encantadores locais para ver neve em Portugal
1 – Piódão
O Natal e a neve são elementos especiais da estação de inverno. Piódão é uma aldeia histórica, presente no concelho de Arganil, na Serra do Açor. Este local formidável, conhecido como “aldeia presépio”, fica ainda mais belo quando se encontra coberto por um manto de neve.
Os encantos desta aldeia são tantos, que Piódão dispensa qualquer apresentação. Piódão permite-nos testemunhar como os portugueses foram capazes de se adaptar aos locais mais inóspitos ao longo dos séculos.
Servindo de exemplo da capacidade de adaptação do ser humano aos cenários mais improváveis, esta aldeia foi classificada como Imóvel de Interesse Público, existindo uma magia especial neste local, tornando-o numa referência turística.
Piódão é conhecida pelas suas casas, as mais pitorescas de Portugal. Esta aldeia está rodeada de pastos, havendo ainda nascentes a fazerem parte dos encantos locais. O cenário é deslumbrante ao longo de todo o ano.
No entanto, no inverno, a beleza é inigualável, quando os telhados das suas típicas casas de xisto e de lousa ficam encobertos de neve. Esta aldeia serrana apresenta-se de feição rural, sendo um local com acessos difíceis.
2 – Sortelha
A neve é uma experiência rara no país, mas faz questão de visitar regularmente as terras do Sabugal, nomeadamente Sortelha. Os locais agradecem a gélida bênção. Quando Sortelha se encontra coberta pelo manto branco, torna-se particularmente bela!
Este local tem muita história. Sortelha é uma das vilas mais antigas de Portugal. Por toda essa riqueza histórica, Sortelha permite-nos fazer uma autêntica viagem no tempo.
Visitar esta aldeia amuralhada num contexto em que a neve faz parte do cenário revela-se uma experiência verdadeiramente imperdível, algo absolutamente inesquecível!
3 – Linhares da Beira
Este destino faz parte das Aldeias Históricas de Portugal. Linhares da Beira tem uma riqueza histórica assinalável, por isso é um local que merece ser visitado pelos portugueses. A antiguidade de Linhares da Beira está comprovada nos vestígios em pedra que levam à conclusão de que os portugueses já beneficiavam desta riqueza no século XII, pelo menos.
A história do local torna a experiência particularmente encantadora. Passear pela aldeia é algo incrível, único. O seu Castelo de Linhares é uma das atrações locais.
Esta aldeia apresenta-se a 800 metros de altitude, normalmente. Ela apresenta uma paisagem incrível. Fazer um passeio pela aldeia, quando a neve resolve aparecer, revela-se uma experiência mágica!
4 – Bragança
A dificuldade de acessos deve-se à sua localização. Está presente num dos extremos do país. Bragança tem uma história rica. A antiga cidade tem um povo que batalhou pela manutenção de tradições e costumes ao longo de séculos.
A região de Trás-os-Montes é tão fria que muitos dizem que tem nove meses de inverno. Também dizem que tem três meses de inferno, uma vez que nessa altura as temperaturas são muito altas.
Os invernos longos e rigorosos fazem com que neve neste local, que se encontra no extremo nordeste de Portugal. Quando caem nevões em Bragança, o povo local sai à rua para admirar a incrível paisagem pintada de branco.
Visitar o topo da imponente Torre de Menagem do Castelo neste cenário incomum permite apreciar uma paisagem deslumbrante.
5 – Lindoso
A bonita aldeia de Lindoso está presente no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta aldeia minhota está situada no concelho de Ponte da Barca. O cenário tem na paisagem a Serra Amarela e a Serra do Cabril, encontrando na margem esquerda o rio Lima.
Lindoso tem nas suas típicas antigas casas de granito, um dos seus atributos mais populares. Nesta aldeia, ainda subsistem algumas instalações agrícolas. Lindoso tem uma longa história.
As primeiras referências ao povoamento local datam do século IX. Portanto, antecedem a formação do nosso país. A grande atração local é o imponente Castelo do Lindoso, o maior motivo de orgulho das gentes da aldeia. Esta construção foi classificada de Monumento Nacional. Em tempos, serviu como um importante bastião de defesa dos portugueses.
6 – Soajo
Esta vila está presente no concelho de Arcos de Valdevez, na serra da Peneda. A vila do Soajo está presente no Parque Nacional da Peneda-Gerês, considerado um destino de sonho para quem pretende passar uns dias em perfeita comunhão com a Natureza.
Sendo reconhecida como uma das mais típicas vilas portuguesas, Soajo apresenta ruas encantadoras que se encontram pavimentadas com lajes de granito. Uma das grandes atrações de Soajo está no conjunto de espigueiros, todos em pedra. Os espigueiros estão assentes num afloramento de granito. O espigueiro mais antigo data de 1782. Muitos dos espigueiros ainda são usados atualmente, servindo para secar o milho.
As casas desta vila pitoresca foram construídas com blocos de pedra. Em torno da aldeia, encontramos uma Natureza no seu máximo esplendor, quase imaculada. A povoação local vivia em regime comunitário até há cerca de um século.
Soajo, que chegou a ser sede de concelho, teve como atividade base a agricultura. Noutros tempos, Soajo tinha as suas próprias leis e atividades. Quando a neve cai por esta região, o cenário fica deslumbrante.
7 – Marvão
A vila de Marvão está situada na região do Alto Alentejo. Esta encantadora vila medieval está localizada entre Castelo de Vide e Portalegre. A muralha está presente no ponto mais alto da Serra de São Mamede. Esta vila pode ser visitada durante todo o ano. Não faltam razões para fazê-lo.
No entanto, quando Marvão fica coberta de neve, o seu encanto é elevado a outro patamar. Não é um acontecimento comum. Por vezes, a neve decide aparecer e faz magia. A imagem é digna de postal. Quando a Serra de São Mamede se cobre de branco, a vila de Marvão e as suas muralhas reivindicam protagonismo na paisagem.
Leia também:
- Os melhores locais para se divertir na neve em Portugal
- 8 encantadoras aldeias para ver neve na Serra da Estrela
- 14 estâncias de neve para ir de carro
8 – Montesinho
Esta aldeia típica transmontana revela-se um destino rural encantador, podendo ser visitado durante o ano todo. Montesinho é uma aldeia presente a cerca de mil metros de altitude. Esta aldeia localiza-se na serra de Montesinho. Portanto, permite vistas verdadeiramente deslumbrantes.
Por isso, esta aldeia é uma das grandes atrações do Parque Natural de Montesinho. A neve, quando cai em Montesinho, torna o espaço mágico, parecendo extraído de um conto de fadas.
Só seria mais encantador e fabuloso se as espécies que habitam por aqui falassem, como o lobo-ibérico, a corça ou o veado. Passear pelas ruas da aldeia de Montesinho é uma experiência que fica na nossa memória. Elas encontram-se calcetadas e bem cuidadas, com casas típicas transmontanas, a dar um encanto particular à aldeia.
Numa dessas casas, está instalado o museu. O Núcleo Interpretativo e a Igreja de Montesinho são algumas das atrações desta aldeia. A presença de neve torna qualquer passeio num momento verdadeiramente deslumbrante.
9 – Montalegre
Parte do concelho de Montalegre integra o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta vila presente no distrito de Vila Real está localizada na bonita região das terras altas de Barroso, onde estão as serras do Gerês, do Larouco e do Barroso.
O cenário local apresenta uma beleza colossal. Há serras, carvalhais, rios e ribeiros que permitem concluir que a beleza natural é espantosa. No Planalto de Barroso, faz-se sentir muito frio. O escritor Ferreira de Castro imortaliza essa imagem no livro Terra Fria.
Quando Montalegre fica coberta de neve, as pessoas testemunham uma das paisagens portuguesas mais deslumbrantes. A freguesia Pitões das Júnias, que é considerada uma das aldeias mais pitorescas de Portugal, é uma das pérolas turísticas de Montalegre. Quando se encontra pintada de branco, nenhum poeta faz jus à sua beleza. O que os olhos testemunham fica para sempre gravada na nossa memória.
10 – Serra da Estrela
Para o fim, fica o destino mais popular para ver a neve. A Serra da Estrela apresenta um cenário deslumbrante do alto dos seus 1993 metros de altitude. Trata-se do ponto mais alto de Portugal Continental.
Os portugueses tendem a procurar a Serra da Estrela na estação mais fria do ano. Este destino é perfeito para quem adora neve, para quem quer praticar desportos de inverno. Este é o único sítio no nosso país onde é possível esquiar, fazer snowboard, como andar de trenó ou andar de moto ski.
Visitar a Torre da Serra da Estrela durante o inverno implica a vivência de uma experiência incrível. Quando a serra da Estrela fica coberta de um manto branco, a sua beleza atinge o seu máximo. Por tudo isto, a Serra da Estrela é considerada a rainha da neve.