Descubra a história de monarcas que ficaram conhecidos pelos seus conhecimentos mais excêntricos. Conheça as histórias dos reis mais loucos da história.
Os reis são seres humanos como os outros. Se, na História do mundo, houve reis generosos, altruístas e solidários, também existiram reis gananciosos, cruéis e insanos. A sua loucura demonstrou-se de várias formas e em diversas atitudes e comportamentos. A lista conta com 10 monarcas e também há espaço para um rei português, no caso uma rainha.
10 dos reis mais loucos da história mundial
1 – Sultão Ibrahim (Império Otomano, 1615-1648)
A fama deste sultão prende-se com o seu apetite sexual, que era voraz. Viveu num harém e há quem diga que inventou novas posições sexuais. Conta-se que terá enviado para o Estreito de Bósforo 280 das suas mulheres, excetuando Sechir Para (Torrão de Açúcar), a sua amada. Ela pesava cerca de 149 kg e o sultão apaixonou-se por achar que ela se assemelhava a uma… vaca. Acabou deposto e executado.
2 – D. Maria I (Portugal, 1734-1816)
D. Maria I era mãe de D. João VI. As mortes do seu marido, D. Pedro III (1768), e do seu filho, D. José (1788), abalaram-na consideravelmente, tornando-a numa mulher problemática e de difícil trato.
Os relatos da época dizem que acredita que o seu marido e filho estavam no inferno e, por isso, não conseguia dormir e passava grande parte da noite aos gritos no Palácio, por onde corria seminua. Em 1792, foi declarada incapaz, tendo sido sujeita a tratamentos típicos da época, como camisa de força e banhos de água fria.
3 – George III (Reino Unido, 1738-1820)
Este foi o rei que perdeu a guerra de independência dos EUA. Achava que estava morto e, por isso, passava horas a espumar e a falar com os mortos e os anjos. Em 1810, foi afastado do trono, durante a ameaça napoleónica. Morreu alguns anos depois, havendo relatos de que um dia falou com uma árvore, julgando que era o rei da Prússia.
4 – Qin Shi Huang (China, 259-210 a.C)
O primeiro imperador da China foi um grande tirano que só sonhava em ser imortal. Para isso, tomou várias substâncias, como o mercúrio, o qual o deixou louco. Enviou um exército em busca de uma bruxa com 1000 anos de idade que teria o elixir para a juventude eterna. Como o seu exército não voltou, mandou fazer uma tumba com réplicas do exército e rios de mercúrio
5 – Ivan IV (Rússia, 1530-1584)
Conhecido como Ivan, o Terrível, Ivan ficou famoso pela sua raiva e insanidade. Em 1560, quando a sua mulher morreu, levou a julgamento todos os seus conselheiros por bruxaria.
Dez anos mais tarde, na invasão de Novgorod, foi ainda responsável pela morte de 15 mil pessoas, só para poder punir dois administradores corruptos. Matou ainda o próprio filho e bateu na nora, que estava grávida, por não gostar das suas roupas.
6 – Príncipe Sado (Coreia, 1735-1762)
Após ter sofrido de sarampo, este príncipe coreano começou a ter pesadelos e delírios que se intensificaram com o passar do tempo. A partir daí começou a espancar e a matar os seus eunucos e a violar várias mulheres. Por ordem do próprio pai, foi preso num baú de arroz até que morreu à sede, cerca de uma semana depois.
7 – Carlos VI (França, 1368-1422)
Assumiu o trono com 11 anos e, em 1392, numa expedição militar, matou quatro dos seus cavaleiros e quase assassinou o seu irmão, Luís de Orléans. Achava que era feito de vidro e, por isso, não deixava que ninguém lhe tocasse. Por vezes, corria, achando estar a ser perseguido por inimigos invisíveis.
8 – Justino II (Império Romano do Oriente, 520-578)
Ficou conhecido por acabar com todos os acordos de paz e por ter ficado insano. Queria ouvir o som do órgão, durante todo o dia no palácio. Era transportado num trono de rodas e mordia quem se aproximasse dele. Acabou por abdicar do trono.
9 – Al Hakim (Egito, 985-1021)
Perseguiu cristãos e judeus, destruindo os seus templos e matando os peregrinos. Proibiu ainda as mulheres de saírem à rua e ordenou a morte de todos os cães do Cairo. Aos 36 anos de idade, desapareceu.
10 – Lúcio Aurélio Cômodo (Roma, 161-192)
Lúcio julgava ser a reencarnação de Hércules. Por isso, combatia animais e pessoas no Coliseu. Consta-se que um dia matou 100 leões. Também massacrava deficientes, amarrando-os e atirando-lhes maçãs. Quis alterar o nome de Roma para Colonia Commodiana. Foi estrangulado por um lutador de seu nome Narciso.
NCultura
Se leu “10 dos reis mais loucos da história mundial” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre História de Portugal no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…
Boa tarde fui grande historia para me mais maluco primeiro na lista obrigado
Se e possível sugestões falar sobre historia de profeta moame obrigado.