A estação do outono revela-se particularmente bela. Conheça lugares mais bonitos para visitar no outono e contemplar a singular beleza desta estação.
Todas as estações do ano têm as suas características, proporcionam experiências distintas e todas apresentam os seus encantos. A estação de outono é a que se avizinha, é a que se sucede ao verão e a que se antecede ao inverno.
Passear pela rua pode revelar-se uma experiência encantadora. Embora as temperaturas caiam e possa existir chuva com maior regularidade, a Natureza apresenta-se de uma forma particularmente bela.
As árvores ficam diferentes, mais belas. As folhas assumem outras tonalidades, nomeadamente a cor dourada. O vento leva a folhas a passear pelo chão. Por tudo isto e muito mais, esta é uma estação mágica que se revela perfeita para fazer viagens onde a Natureza nos pode surpreender pela positiva.
Reunimos alguns dos melhores locais para passear nesta época tão singular.
10 dos lugares mais bonitos para visitar no outono
- Serra da Arrábida
- Vale do Douro
- Serra de Sintra
- Mata Nacional do Buçaco
- Mata da Albergaria, Gerês
- Ilha de São Jorge
- Serra da Estrela
- Parque Natural de Montesinho
- Belver
- Parque Natural do Alvão
1 – Serra da Arrábida
A Serra da Arrábida encontra-se na margem do estuário do Rio Sado. Este local apresenta a Natureza no seu melhor. Embora possa ser deslumbrante ao longo de todo o ano, visitar este espaço em pleno outono permite que se viva uma experiência distinta.
A Serra da Arrábida fica particularmente bela nesta época do ano. Nesta estação do ano, a Serra da Arrábida permite que se encontre um cenário maravilhoso. Tudo o que é feito por lá é realizado num cenário arrebatador, com paisagens de roubar o fôlego.
Há quem opte por explorar a riqueza das montanhas para fazer caminhadas, enquanto vê vistas que são das mais belas do país. A flora diversificada da Serra da Arrábida permite que se realizem várias atividades, enquanto se respira ar puro e se contempla uma bela paisagem.
Nas proximidades, existem praias paradisíacas (nomeadamente: Portinho d’Arrábida, Galápagos, Galapinhos). Por isso, muitas pessoas gostam de aproveitar este momento para experimentar desportos náuticos como mergulho ou canoagem.
Fazer um passeio romântico de barco neste outono também pode ser uma experiência memorável. O outono parece ser uma altura perfeita para passear, visitar aldeias piscatórias locais, que são pequenas, mas encantadoras.
Outra vantagem que as pessoas têm nesta estação é viver ao máximo as riquezas da região sem as multidões que são habituais do verão. Aproveite o momento para provar a gastronomia e acompanhe com o famoso vinho da região.
2 – Vale do Douro
O Vale do Douro apresenta uma paisagem única, que será do agrado de todos os que o visitam, sejam famílias, grupos de amigos, casais ou solo travellers. A região vinícola do Douro é a mais emblemática do país e destaca-se entre as melhores do planeta.
Além de estar na origem de alguns dos melhores vinhos do mundo e do vinho do Porto que é um produto que se tornou uma bandeira do país, esta região prima pela sua beleza singular. Sendo belíssimo ao longo do ano, durante o outono o Vale do Douro revela-se de uma forma distinta.
Nesta estação, a luz que cobre as vinhas apresentam-nas com uma beleza incomum. Apresentam tonalidades diferentes, com tons de vermelho, castanho e dourado. Existem várias experiências encantadoras que se podem realizar nesta estação como, por exemplo, um cruzeiro.
Realizar um passeio de barco permite contemplar a paisagem encantadora da região. Outra experiência imperdível é visitar as vinícolas antigas. Nesta experiência, pode ir provando os melhores vinhos da região ou o famoso vinho do Douro.
3 – Serra de Sintra
A Serra de Sintra proporciona uma experiência memorável. A sua beleza é fantástica e está presente ao longo de todo o ano. As paisagens da Serra de Sintra são sempre deslumbrantes.
No entanto, no outono, encanta todos os amantes das características desta estação. As cores das folhas das árvores adquirem outras tonalidades, enriquecendo a paisagem com cores mais quentes.
Sintra tem ainda a magia de ser uma vila que parece extraída de um conto de fadas. Há castelos, palácios e outras atrações turísticas que nos fazem entrar nesse universo infantil cheio de princesas e de príncipes.
Existem vários tours que se podem realizar que permitem visitas aos palácios e castelos. Estas encantadoras construções encontram-se rodeadas de jardins que se apresentam ainda mais belos nesta estação tão especial.
4 – Mata Nacional do Buçaco
Na freguesia do Luso e no concelho da Mealhada, encontra-se esta mata que encanta todas as pessoas que a visitam. A Mata Nacional do Buçaco consiste numa área protegida presente na deslumbrante serra do Buçaco. Foi no primeiro quartel do século XVII que a Mata Nacional do Buçaco foi mandada plantar.
Esta mata foi plantada por instrução da Ordem dos Carmelitas Descalços. A Mata Nacional do Buçaco tem muros a delimitar a sua localização. Estes muros limitam o acesso ao local.
Na Mata, é possível encontrar espécies vegetais muito distintas, provenientes de locais do mundo inteiro. Na Mata Nacional do Buçaco, existem cerca de 250 espécies de árvores. Trata-se assim de uma das matas mais ricas em Portugal.
O património natural da Mata Nacional do Buçaco é deslumbrante, mas encontra-se bem complementado pelo património arquitetónico e cultural. Por isso, a Mata Nacional do Buçaco proporciona aos seus visitantes uma experiência verdadeiramente inesquecível.
Entre as atrações locais estão o Palace Hotel do Bussaco, o Convento de Santa Cruz, o Museu Militar, entre outros. Os miradouros locais permitem contemplar a beleza outonal desta mata. A partir destes miradouros a Mata Nacional do Buçaco apresenta-se no máximo esplendor.
5 – Mata da Albergaria, Gerês
Esta Mata encantadora está presente no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A Mata da Albergaria é tão deslumbrante que parece uma floresta encantada presente num livro de contos infantis.
Na Mata da Albergaria, encontra-se um dos melhores exemplos da floresta autóctone atlântica, típica do Norte do nosso país. Existem diversos carvalhos seculares nesta Mata, árvores que ficam particularmente belas nesta época do ano.
No outono, as árvores ficam ainda mais bonitas. Apresentam-se em diferentes tonalidades. Uma forma de contemplar a beleza do cenário é passear neste local, poder ouvir os pássaros e o rio Homem.
O percurso fica bastante encantador com as folhas caídas a serem varridas pelo vento. Ao longo da caminhada, poderá encontrar algumas atrações imperdíveis, como os vestígios da Geira (via romana).
Os marcos miliários da antiga Via Romana que permitia ligar Bracara Augusta (Braga) a Asturica Augusta (Astorga) são uma atração local que encanta todo o visitante da Mata da Albergaria.
Ao longo do seu passeio por esta mata, poderá encontrar uma riqueza incomum. Existem diversos animais como as rãs ou os cavalos garranos que apresentam a beleza da vida selvagem no seu melhor. Existem ainda atrações naturais imperdíveis, como um ribeiro com águas límpidas que leva à criação de cascatas e piscinas naturais formidáveis.
6 – Ilha de São Jorge
O Arquipélago dos Açores tem imensas riquezas naturais deslumbrantes. A pequena Ilha de São Jorge integra o Arquipélago. Ela localiza-se perto da Ilha do Pico e é uma atração imperdível. Embora seja encantadora ao longo do ano todo, nesta estação apresenta uma beleza particular.
Entre os seus diversos encantos estão as suas várias fajãs, uma particularidade local que maravilha todos os que visitam a ilha. Um dos grandes tesouros desta ilha está no seu famoso Parque Florestal das Sete Fontes, que adquire outras tonalidades durante o outono.
A área de 50 hectares deste espaço é significativa, este é um dos parques mais importantes da ilha. O Parque Florestal das Sete Fontes foi inaugurado em 1976 e rapidamente se tornou num dos centros naturais mais importantes dos Açores. Este parque apresenta uma riqueza incomum, que alberga diversas espécies de fauna e flora.
Entre os seus destaques está o viveiro de diferentes plantas e várias espécies de pássaros e insetos que tornam este parque um local fantástico. Passear por aqui assegura uma das melhores experiências que se pode viver no outono em Portugal.
Esta é uma experiência que se pode (e deve) viver em família. Além de se encontrarem várias zonas de piqueniques, existem ainda locais de diversão infantil para assegurar bons momentos para as crianças. Os adultos encontrarão a diversão noutras atrações locais, nomeadamente nos lagos tranquilos e deslumbrantes.
Desta forma, este local permite que se faça um convívio saudável e divertido num cenário incrivelmente deslumbrante.
7 – Serra da Estrela
A Serra da Estrela é outra referência turística do país. Além de ser reconhecido como o ponto mais alto de Portugal Continental, a Serra da Estrela apresenta diversas qualidades. A beleza natural torna esta parte do país particularmente bela durante o outono.
Se no inverno a paisagem fica maravilhosa pela presença do manto branco da neve, durante o outono a sua beleza continua a ser sedutora. Na paisagem, destacam-se as florestas luxuriantes, que se apresentam douradas.
Entre as experiências imperdíveis a realizar durante esta estação está visitar as pequenas aldeias e vilas que podem ser encontradas nas montanhas. Durante o outono a Serra da Estrela apresenta um charme especial. A tranquilidade da vida no campo que se vive nesta parte do país tornam-no num destino perfeito para uma escapadinha.
Realizar um passeio a pé pelos bosques de faias de Manteigas, na Serra da Estrela, revela-se uma das melhores experiências que se pode realizar no nosso país em pleno outono.
O percurso pedestre da Rota das Faias tem 5,4 km. Ele encontra-se sinalizado e até pode ser feito parcialmente para quem não quiser cumprir a totalidade do percurso. Uma experiência comum a quem visita a Serra da Estrela nesta época do ano é ir às lojas locais.
Aproveite a oportunidade para comprar roupas quentes. O tempo frio vem para ficar durante uns tempos. A boa gastronomia local também se revela uma experiência imperdível para todos os visitantes da Serra da Estrela.
8 – Parque Natural de Montesinho
O Parque Natural de Montesinho (também conhecido pela sigla PNM) é um dos maiores de Portugal. O PNM está abrangido pela Zona de Proteção Especial das Serras de Montesinho e de Nogueira e pelo Sítio Montesinho/Nogueira da Rede Natura 2000.
O Parque Natural de Montesinho está situado no nordeste transmontano, na zona entre Bragança e Vinhais. O PNM caracteriza-se por ter uma grande diversidade. Ela pode ser confirmada em diferentes áreas, como diversidade morfológica, geológica e climática.
O Parque Natural de Montesinho revela-se uma experiência maravilhosa. Quase que proporciona uma viagem ao passado. A beleza natural do PNM é fantástica. A Natureza envolvente apresenta-se intocável, como se o Homem a respeitasse mais naquele local do que noutro qualquer.
Na aldeia de Montesinho, encontrará uma aldeia transmontana repleta de encantos. Nesta aldeia, pode conhecer algumas das tradições locais, envolver-se na vida das suas gentes, aprender a fazer produtos importantes para os seus habitantes, nomeadamente o pão e folar caseiros.
Outra experiência particularmente agradável que se pode viver em Montesinho é colaborar na produção dos enchidos. Muitas das pessoas que visitam a aldeia também não resistem à experiência de passar a tarde com um pastor. Aproveitam a oportunidade para acompanhar o seu percurso pelas serras, dando a conhecer o seu quotidiano com as ovelhas.
9 – Belver
A freguesia portuguesa de Belver encontra-se presente no belo município do Gavião, que integra o distrito de Portalegre. Belver é uma pequena vila que representa a bela região do Alentejo.
Visitar Belver em pleno outono torna possível conhecer o Alto Alentejo com cores outonais e avistar o Tejo dourado. A experiência de subir ao castelo é imperdível. Trata-se do ex-libris local.
Existem sobreiros e oliveiras que se tornam particularmente encantadores nesta época do ano. Os medronheiros apresentam-se mais volumosos, pois estão carregados dos frutos de tonalidade vermelha que marcam a estação.
Visitar vilas históricas como as de Marvão e de Castelo de Vide são duas experiências distintas, mas igualmente agradáveis. Ambas imperdíveis.
10 – Parque Natural do Alvão
Passear por este parque em pleno outono implica viver uma experiência singular, maravilhosa. O Parque Natural do Alvão é seguramente um dos lugares mais intocados de Portugal. A sua beleza natural apresenta-se ainda mais sedutora em pleno outono.
Passear pelos percursos onde as florestas reivindicam protagonismo e onde se pode contemplar na paisagem rios em estado puro.
Entre as grandes atrações locais estão lagoas rochosas e as Fisgas do Ermelo, conhecidas por serem a maior queda de água de Portugal. O passeio pode continuar. Os encantos são mais que muitos. Visitar as aldeias de Lamas de Olo, Ermelo e Barreiro implica conhecer a arquitetura rural que é característica da região transmontana.