Portugal tem muitos parques e jardins que proporcionam momentos absolutamente cativantes. Confira os 10 jardins mais bonitos de Portugal!
Portugal tem uma riqueza natural invulgar, existindo muitos parques e jardins que comprovam toda a beleza do nosso país. A natureza manifesta-se em todo o seu esplendor de norte a sul, no continente e nas ilhas.
Reunimos uma lista de jardins absolutamente memoráveis, todos eles representam uma experiência arrebatadora. A lista que apresentaremos a seguir não está organizada numa escala de preferência, nem está por ordem geográfica.
Os 10 exemplos aqui apresentados revelam-se propostas igualmente deslumbrantes de jardins que todos deveriam conhecer e explorar: contemplar a sua beleza singular; fotografar; conhecer detalhes sobre a sua riqueza natural…
Os 10 jardins mais belos de Portugal
1 – Mata do Bom Jesus de Braga
Na Mata do Bom Jesus de Braga poderá encontrar diversos espaços que ficarão na sua memória. As árvores são frondosas e encontrará uma vegetação luxuriante. A mata e os jardins colocam na paisagem tonalidades de verde que encantam. Existe ainda fontes e zonas de merenda para um pequeno piquenique.
Há ainda um grande lago e grutas para tornar a experiência inesquecível. O funicular é o mais antigo do mundo que ainda se encontra em funcionamento permite a chegada ao principal monumento de Braga. Subir a pé as centenas de degraus pode ser desgastante, mas não explorar a enorme riqueza deste espaço verde é um crime.
2 – Jardim botânico da Madeira
O Jardim Botânico da Madeira permite acesso a magníficas vistas sobre a cidade do Funchal. Ele encontra-se na Quinta do Bom Sucesso, sendo a antiga quinta de William Reid, o escocês que fundou o famoso hotel que ficou com o seu nome. Este é um jardim absolutamente encantador, um destaque numa ilha luxuriante que o povo define da seguinte forma: “toda a Madeira é um jardim”.
O Jardim botânico da Madeira começou por ser o jardim privado da família, contudo, atualmente encontra-se sob gestão pública. Com quase 80.000 m², o Jardim botânico da Madeira alberga uma coleção de espécies fascinante, provenientes de diversos pontos do planeta. Destaca-se ainda o incrível Museu de História Natural.
3 – Jardim do Monte Palace, Madeira
Ora, é possível partir do Jardim Botânico, apanhar o teleférico com destino para o Jardim do Monte Palace. Esta é uma viagem de apenas 10 minutos que permite vivenciar uma experiência cénica, com vistas para a baía do Funchal. No Jardim do Monte Palace poderá encontrar uma vegetação exuberante, destacando-se ainda diversas espécies exóticas.
No século XVIII, o Monte Palace foi um luxuoso hotel. Contudo, atualmente os hóspedes são animais fascinantes, nomeadamente: cisnes brancos e negros, pavões, ou carpas Koi. No Jardim do Monte Palace poderá conhecer algumas espécies raras. Há especialistas internacionais que visitam o jardim para estudar algumas espécies, nomeadamente as Cicas. O jardim alberga uma das maiores coleções mundiais destes “fósseis vivos”.
4 – Serralves, Porto
A Fundação de Serralves encontra-se na cidade Invicta, sendo os Jardins de Serralves um destino obrigatório. Pois, há quem procuro o Museu de Arte Contemporânea e a Casa de Serralves que são os dois principais polos de atração locais. Contudo, a riqueza local é fascinante, pois ainda tem 18 hectares de parque e jardim a unir tudo numa experiência imperdível.
Como os jardins da Casa estão datados do início do século passado, quase que se vive uma viagem no tempo. A presença de instalações do museu no jardim, poderão até revelar-se outro dos destaques locais.
5 – Quinta das Lágrimas, Coimbra
A Quinta das Lágrimas tem uma série de curiosidades que a tornam num espaço mítico da cidade. Este cenário absolutamente deslumbrante foi palco para uma das relações amorosas mais polémicas e marcantes da história do nosso país, Pedro e Inês deram asas ao seu amor, mas a relação acabou numa tragédia. A Fonte dos Amores e a Fonte das Lágrimas revelam-se dois ex-libris locais.
Luís Vaz de Camões, nos Lusíadas, trocou os nomes originais das fontes para estes nomes mais poéticos. Atualmente, os jardins estendem-se por 18 hectares, encontrando-se integrados num hotel de luxo, felizmente os jardins permanecem abertos ao público. Algumas das principais figuras da história europeia visitaram a Quinta das Lágrimas.
6 – Jardins do Palácio Vila Flor, Guimarães
Os jardins do Palácio e Centro Cultural Vila Flor encontram-se na bela e histórica cidade de Guimarães, tratada carinhosamente como cidade-berço. Os jardins suspensos estão ligeiramente afastados do centro, por isso, possibilitam uma vista privilegiada para a cidade.
Originalmente, estes jardins integravam parte da casa apalaçada do século XVII. Por isso,
eles servem como um perfeito exemplo dos jardins senhoriais desse tempo. A coleção de camélias (a rainha entre as flores?) presente nestes jardins é importante, um dos elementos que tornam estes jardins especiais.
7 – Bacalhôa Buddha Eden, Bombarral
O maior jardim oriental da Europa encontra-se no Bombarral. Pode ser surpreendente esse facto, mas o Bacalhôa Buddha Eden tem 35 hectares e é verdadeiramente impressionante. Os dois budas dourados que recebem as pessoas são extraordinários, parecendo dar as boas-vindas a quem visita o espaço.
Neste jardim é possível deambular tranquilamente entre pagodes, havendo até dragões esculpidos que se erguem da água. Outro destaque local vai para os 600 soldados de terracota que foram pintados à mão. No Jardim da Escultura Moderna e Contemporânea há ainda peças da famosa Coleção Berardo, sendo que as peças são frequentemente renovadas de forma a proporcionar experiências novas sempre que se repetir a visita.
Leia também:
- 12 locais em Portugal saídos de contos de fadas
- Bacalhôa Buddha Éden: O maior jardim Oriental da Europa
- 12 jardins encantadores para descobrir no Porto
8 – Jardim botânico Tropical, Lisboa
O Jardim Botânico Tropical foi criado em 1906. Este jardim alberga cerca de 600 espécies originárias de todo o mundo tropical e subtropical, muitas das espécies por lá presentes encontram-se em risco de extinção ou já se encontram extintas no seu habitat natural.
9 – Parque da Terra Nostra, Açores
Este jardim encontra-se no meio de uma cratera, com um lago termal. O parque Terra Nostra encontra-se assim há cerca de 200 anos. Este é um espaço de uma beleza incrível que permite que se tome um banho retemperante. Nestes jardins existem diversas espécies provenientes dos quatro cantos do mundo.
Entre elas destacam-se os Rhododendrons da Malásia, há exemplares desta espécie em tons de branco, mas também noutras cores, nomeadamente: laranja, rosa, salmão e vermelho. Outro destaque para este jardim vai para a coleção de Camélias, existem mais de 600 exemplares.
10 – Mata Nacional do Buçaco, Mealhada
Na ortografia antiga este espaço era conhecido como Mata Nacional do Bussaco. Este belo local ocupa 105 hectares, escondendo-se nesta área um valor patrimonial incrível.
Uma das maiores coleções de árvores e arbustos da Europa está albergada na Mata Nacional do Buçaco. Neste espaço é possível encontrar também um património histórico riquíssimo, destacando-se as ermidas que evocam os Passos da Via Sacra, ou o Museu Militar do Buçaco.