Início Cultura O poder da língua portuguesa: 10 das palavras mais poderosas

O poder da língua portuguesa: 10 das palavras mais poderosas

A riqueza da língua portuguesa é fascinante. Há palavras com muita força!... O poder da língua portuguesa: 10 das palavras mais poderosas.

palavras mais poderosas
O poder da língua portuguesa: 10 das palavras mais poderosas

Entre 10 das palavras mais poderosas da língua portuguesa, há algumas que fazem parte da atualidade. Perceba as razões da sua força e entenda a sua importância na sociedade dos nossos dias.

Selecionámos as 10 palavras mais poderosas da língua portuguesa. São termos que refletem bem os ideais e princípios do mundo em que vivemos. Na sociedade atual, em que se exige que se seja ágil, que proativo e resiliente, estas palavras são frequentemente usadas, sendo diariamente ouvidas nos telejornais e regularmente usadas no marketing e na publicidade que acredita nos seus poderosos efeitos.

As palavras que selecionámos revelam-se palavras fortes, que não só inspiram como geram maior coragem e motivação. Estas palavras fomentam em nós o desejo de tomar as rédeas do nosso destino, de escolher o nosso futuro e de criá-lo à medida dos nossos sonhos. Quer conhecer o efeito destas palavras?

O poder da língua portuguesa: 10 das palavras mais poderosas

Agir

Este termo significa operar; significa também atuar. Agir é uma palavra de ação e de movimento. Agir é atuar sobre o destino; ter capacidade de decisão. Demonstrar poder decisório sobre o que ocorre no nosso quotidiano; é intervir na construção do futuro.

Agir é sermos agentes, tornar-nos seres ativos e não meros espectadores. Pode até não resultar no que pretendemos, pode até não conceder o final que preconizamos, mas agir é intervir e modificar.


Leia também: 15 palavras da língua portuguesa que muitos escrevem mal


Autoestima

O auto-apreço é uma auto-valorização que possibilita obter maior confiança sobre os nossos próprios atos, sobre os nossos pensamentos, sobre as nossas decisões.

A autoestima é o caminho para o amor-próprio, para o nosso brio e orgulho. Para que consigamos ser bem sucedidos nas metas que traçamos é fundamental que nos sintamos bem, com boa autoestima.

Acreditar

Acreditar é ter fé, crer em algo ou alguém. Acreditar não é, neste caso, viver a crença numa religião ou ideologia; é sim ter uma crença em nós próprios, acreditar no que fazemos, nas nossas capacidades, na conquista dos nossos sonhos.

Acreditar é o começo de qualquer empreendimento; é algo imprescindível no caminho para o sucesso.

Agora

O momento atual, o presente, o instante. O agora é viver o presente e o momento. O agora é um dos lemas e inspirações principais.

É indispensável viver o agora e recordar a afirmação de Dalai Lama: “Só existem dois dias no ano em que não se pode fazer nada pela vida: ontem e amanhã.” Assim sendo, o dia de hoje, este preciso momento, o agora, é o momento que interessa verdadeiramente.

Esta palavra contém uma força que nos leva a agir perante a adversidade, a ser céleres na procura de uma solução para os problemas que nos surgem.

Assertividade

A assertividade é a qualidade de quem é assertivo, de qume é direto, de quem é objetivo. Esta qualidade é uma característica muito pretendida.

Seja na vida pessoal, seja na vida profissional, ser assertivo é uma qualidade importante, pois define-se por um posicionamento objetivo e claro perante algo. Esta postura assertiva está associada a uma comunicação clara, que é direta, produtiva e eficaz.

Continue a ler depois do QUIZ da Língua Portuguesa

Autonomia

Independência e liberdade são características de quem manifesta a sua autonomia. Está entre as capacidades mais importantes do ser humano. A autonomia é uma conquista na vida. Desde o nosso nascimento que fazemos um percurso rumo a uma maior autonomia. Assim, os seres vivos tendem a adquirir uma autonomia crescente.

Essa conquista permite adquirir maior independência e reclamar para si um maior poder decisório, havendo uma maior capacidade para mudar a própria vida e para a construção do próprio futuro. A autossuficiência é o verdadeiro rumo para a emancipação.

Flexibilidade

A flexibilidade é a qualidade do que é flexível. A flexibilidade não se trata apenas de uma flexibilidade material ou física, mas uma flexibilidade interior, uma flexibilidade psicológica e de espírito.

É uma capacidade de adaptação ao mundo, às pessoas, às circunstâncias e, sobretudo, às súbitas alterações que surgem, evidenciando assim versatilidade e agilidade.


Leia também: Língua Portuguesa: diz-se Obrigado ou Obrigada


Persistência

Não desistir é uma das grandes qualidades de qualquer ser humano. Demonstra grande capacidade, perseverança, constância, firmeza. Ser capaz de insistir nas suas metas, nos seus sonhos, nos seus projetos ou nos seus desejos.

É importante ser capaz de demonstrar determinação, empenho e afinco perante obstáculos ou adversidades.

Proatividade

Uma das competências mais pretendidas e apreciadas em contexto laboral é a proatividade. Demonstrar capacidade de fazer acontecer; de agir de imediato perante o acontecimento imprevisto.

Demonstrar capacidade de atuar em prol de algo, ter iniciativa e liderança. Demonstrar ser alguém com dinâmica, com capacidade empreendedora é ter a capacidade de liderar o caminho, é saber reagir a qualquer contexto ou solicitação.

Resiliência

Esta é uma capacidade importante que marca a diferença. É ser capaz de superar as maiores adversidades. Demonstrar resiliência é optar por nunca desistir, manter o otimismo, mesmo quando se está perante situações difíceis ou complexas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.