Descubra 10 das melhores praias fluviais da região de Santarém! Desde praias com águas cristalinas a paisagens deslumbrantes, estas praias fluviais oferecem momentos refrescantes no meio da natureza. O nosso país é muito procurado por estrangeiros por várias razões. Uma das principais serão as praias. Existem praias marítimas deslumbrantes, nomeadamente no Algarve, nos Açores, na Madeira.
No entanto, noutras zonas do país, também se podem encontrar outro tipo de praias. As de água doce. As praias fluviais proporcionam experiências distintas. Santarém esconde no seu território diversas praias que asseguram momentos únicos aos seus visitantes. Há autênticos destinos paradisíacos em Santarém. Reunimos um conjunto de praias memoráveis. Bons mergulhos!
10 das melhores praias fluviais da região de Santarém
1. Praia Fluvial dos Olhos d` Água (Alcanena)
Esta praia encantadora situa-se na freguesia da Louriceira. É nos famosos Olhos de Água, onde nasce o Rio Alviela. Ao longo de mais de cem anos, foi nesta nascente, que foi captada a água que serviu para o abastecimento de maior parte da cidade de Lisboa.
2. Praia Fluvial do Carvoeiro (Mação)
Após ser hasteada a Bandeira Azul na Praia Fluvial de Carvoeiro, esta praia revelou-se uma atração da região. Esta praia recebe o galardão que confere qualidade e excelência há muitos anos. O Galardão Qualidade de Ouro, criado e desenvolvido pela Quercus, revela-se outro indicador que revela a riqueza da Praia de Carvoeiro.
3. Praia Fluvial Aldeia do Mato (Abrantes)
É na união de freguesias de Aldeia do Mato e Souto que se encontra a praia fluvial Aldeia do Mato, estando presente no concelho de Abrantes. Esta praia é uma referência do distrito de Santarém. Esta atração revela-se uma piscina fluvial na Albufeira de Castelo de Bode. A Natureza envolvente contribuiu para o sucesso desta maravilhosa praia. As ótimas condições asseguram uma experiência memorável. Esta praia também oferece atividades de recreio e de lazer.
4. Praia Fluvial de Dornes (Ferreira do Zêzere)
Esta emblemática praia fluvial está presente nas proximidades da vila de Dornes. Este paraíso pertence ao concelho de Ferreira do Zêzere. As paisagens sobre o rio Zêzere são deslumbrantes.
A vila é uma atração fantástica, que apresenta uma carga monumental e histórica elevada que torna este paraíso ainda mais memorável. Este é um destino perfeito para amantes de desportos náuticos ou radicais, havendo a possibilidade de explorar várias atividades de lazer.
5. Praia Fluvial da Lapa (Sardoal)
Há uma paz celestial na Zona de Lazer da Lapa. Neste espaço, podemos viver momentos em autêntica comunhão com a Natureza. A levada de água límpida da Ribeira de Arcês e a zona envolvente repleta de sombras de eucaliptos e salgueiros-chorão de grandes dimensões ajudam a tornar o espaço num local singular.
A pequena zona de areal é propícia ao descanso, servindo de espaço perfeito da leitura ao lazer. Na Zona Fluvial, há pé para adultos e crianças crescidas, uma riqueza que se apresenta em toda a sua extensão. Só no final do pequeno açude se encontra um espaço mais fundo.
6. Praia Fluvial do Agroal (Ourém)
Esta praia é uma referência da freguesia de Formigais, concelho de Ourém. A água limpinha é muito fria, mas esta praia fluvial proporciona uma experiência memorável. Esta praia fluvial nasceu das águas frias termais do Rio Nabão. Esta piscina fluvial foi construída para se poder relaxar nas águas frias da nascente do Agroal. Este espaço tem uma profundidade que varia entre 0.90m e 2.70m.
7. Praia Fluvial do Sorraia (Coruche)
Esta praia encontra-se em Coruche. A Praia Fluvial do Sorraia recebeu a aprovação da Agência Portuguesa do Ambiente, após a qualidade da sua água ter sido atestada. Esta praia fluvial foi inaugurada como uma zona balnear oficial no dia 9 de julho 2021. Ela encontra-se presente na margem direita do rio, junto ao Parque do Sorraia.
8. Praia Fluvial do Couço (Coruche)
Esta praia encontra-se entre as localidades de Santa Justa e do Couço no concelho de Coruche. A praia fluvial do Couço e o seu parque de merendas estão mesmo ao lado da Ponte Joaquim Casanova do Bêco.
9. Praia Fluvial do Patacão (Alpiarça)
Esta praia encontra-se por terras ribatejanas, num cenário deslumbrante. A Praia Fluvial do Patacão está presente nas margens do rio Tejo em terras de Alpiarça, apresentando-se junto a uma antiga aldeia piscatória já abandonada, a Aldeia do Patacão.
Fique a conhecer outras praias fluviais do nosso país:
- As melhores praias fluviais do Norte: 11 praias fantásticas!
- As melhores Praias Fluviais do Alentejo: como chegar e onde dormir
- 8 das melhores praias fluviais do Centro de Portugal
10. Praia Fluvial do Porto das Mulheres (Chamusca)
A praia da Chamusca é uma zona fluvial não oficial. Trata-se de uma praia fluvial selvagem. Ela está presente no Rio Tejo, na Zona do Porto das Mulheres. Este local intrigante fica mesmo ao lado a Nacional 118 que permite a passagem pelo centro da Chamusca.
A Praia Fluvial do Porto das Mulheres tem uma zona de areal extensa. Esta é uma praia com água calma e quente.