Início Histórias 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Os romanos deixaram como legado invenções que foram aperfeiçoadas e que continuam a ser utilizadas. 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos.

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Os romanos deixaram como legado invenções que foram aperfeiçoadas e que continuam a ser utilizadas. Conheça 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos.

A Roma Antiga foi, sem dúvida, um dos maiores impérios da antiguidade. Essa civilização deixou-nos como legado algumas invenções úteis que foram aperfeiçoadas e continuam a ser utilizadas desde então, como por exemplo: jornais, placas na estrada, betão e até táxis equipados com taxímetros.

Reunimos uma pequena lista de coisas normais, para nós, que apareceram nas nossas vidas graças aos habitantes da Roma Antiga.

10 – Comida Rápida

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Termopólio – Comida rápida – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

A preparação de alimentos na Roma Antiga, nas casas dos ricos, era da responsabilidade dos criados ou cozinheiros, às vezes pagando uma quantia impressionante.

Além disso, mesmo nas casas dos ricos, as cozinhas eram pequenas e estreitas. Mas, parece que nem todos os antigos romanos preparavam a sua comida em casa. Por exemplo, durante as escavações em Ostia, num grande número de casas, em geral, não se descobriu uma cozinha.

Entre as pessoas comuns estavam estabelecimentos de fast food: popina (bar) e termopólio. O termopólio apresentava-se como um pequeno estabelecimento com um balcão que saía para a rua, no qual havia incorporado panelas com comida, que era aquecida com fogo.

Os pratos eram simples: feijões, lentilhas, ervilhas e também vinho misturado com água quente. Os visitantes costumavam comer em pé, embora em alguns sítios houvesse lugares para as pessoas se sentarem.

9 – Direito de Veto

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Direito de Veto – © Album / Prisma / EAST NEWS – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Como certamente já sabe, a palavra “veto” é traduzida do latim como “[eu] proibir”. O primeiro direito de veto como instituição social apareceu na Roma Antiga, onde cada um dos dois cônsules poderia bloquear a decisão de outro cônsul, e cada fórum público tinha o direito de vetar a lei, aceite pelo Senado.

Nos nossos tempos, esse direito é usado por chefes de estado e também frequentemente por membros do Conselho de Segurança da ONU.

É importante notar também que um grande número de sistemas de direito dos Estados europeus tomou como base precisamente a lei romana, que ainda hoje é estudada por estudantes de Direito.

8 – Táxi

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Táxi – © Album / Prisma / EAST NEWS – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Os “táxis” da Roma Antiga consistiam de um vagão que tinha atribuído aos eixos um tipo de taxímetro: uma caixa na qual, após cada etapa que passava (uma etapa, cujo comprimento era de aproximadamente 200 metros), uma pedra caía.

No final da viagem, o passageiro pagava ao motorista de acordo com a quantidade de pedras na caixa.

7 – Betão

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Betão – © Gauss Ulrike / East News – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

O betão foi descoberto nos primeiros mil anos e foi usado principalmente na Roma Antiga. Nesta região, os componentes para a produção de betão eram sempre de fácil acesso, como pozolanas (uma mistura de cinza vulcânica, pedra-pomes e tufo calcário) e brita.

Os romanos usavam betão para a construção de edifícios públicos, incluindo o Panteão de Agripa, cuja cúpula (na foto) até hoje é considerada a maior do mundo entre estruturas similares, feitas de betão não reforçado.

6 – Redes de Esgotos

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Redes de Esgotos – © AKG Images / East News – © Wikipedia Commons – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Os romanos não foram exatamente os primeiros a descobrir o que fazer com as águas residuais: as redes de esgotos mais antigas foram descobertas durante escavações nos territórios da Índia e da Babilónia.

Mas a maior de todas as descobertas desse tipo foi precisamente a Cloaca Máxima, que foi realizada do ano 616 a 579 a.C.. Presume-se que a sua construção poderia ter sido iniciada pelo imperador de Roma, Lucio Tarquinio Prisco.

O grande esgoto é formado por um canal coberto por conjuntos de pedras de até 3 metros de largura e mais de 4 de profundidade pelo qual, na antiguidade, saía o lixo da cidade.

Ao contrário de outros sistemas simples de esgoto, isto está bem preservado e em funcionamento até hoje._

5 – Estradas pavimentadas

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Estradas pavimentadas – © akg-images / Erich Lessing / EAST NEWS – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Os romanos construíram estradas para fins militares e comerciais, nas quais já em meados do século V a.C. havia normas legais, regulamentos de construção e manutenção de estradas. Além disso, eles desenvolveram um tipo de atlas rodoviário e até regras de trânsito.

As estradas romanas foram projetadas por engenheiros e construídas por escravos, que colocaram estradas de tal qualidade que até mesmo algumas delas estão perfeitamente preservadas e continuam a ser usadas até hoje (na fotografia podemos ver o famoso Caminho Appiano).

4 – Marcos com distâncias

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Marcos com distâncias – © Júlio Reis / Wikipedia Commons – © digitalsignal / Depositphotos – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Outra característica distintiva das estradas romanas eram as colunas de pedras ou miliária, do latim miliarium, cujo equivalente moderno seria as colunas de distância ou os sinais de trânsito.

Nas estradas, através de cada milha romana (1478 metros), as colunas eram colocadas com a sinalização da distância juntamente com o nome do imperador que governava naquela época.

3 – Pavimento com aquecimento

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Pavimento com aquecimento – © Error / Wikipedia Commons – © Historica Graphica Collection / Image State / East News – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Pode-se pensar que esses tipos de aquecimento, como pisos com aquecimento integrado, emergiram há relativamente pouco tempo, mas, na verdade, essa invenção tem mais de 2000 anos.

Esse antigo solo quente chamado de hipocausto consistia num sistema de buracos sob o solo, no qual o ar quente era introduzido devido a um forno a lenha localizado num nível mais baixo.

Supõe-se que tenha aparecido pela primeira vez na Grécia Antiga e no século I a.C.. Foi aperfeiçoado pelo engenheiro romano Gaius Sergio Orata.

A maior parte deste tipo de aquecimento estendia-se nas províncias mais frias do Império Romano, e também nos banhos termais (na fotografia superior).

2 – Jornais

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Jornais – © akg / North Wind Picture Archive / EAST NEWS – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Os predecessores dos jornais são considerados os pergaminhos, com mensagens de notícias sob o nome de diurno ato populi Romani, que poderia ser traduzido como “arquivo diário”, escrito à mão e que era colocado nas praças ou simplesmente entregue aos políticos e moradores nobres. No início, estas notícias continham relatórios não oficiais, mas depois, Julio César ordenou que fossem distribuídos regularmente e sem falhas.

Segundo as informações, os jornais dos antigos romanos comunicavam sobre acontecimentos que aconteciam na vida de personalidades proeminentes, ordens do Senado, decretos das autoridades, processos judiciais, acidentes, fenómenos naturais inusitados e até rumores locais. Em suma, era quase tudo o mesmo que hoje.

1 – Graffiti

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Graffiti – © Jebulon / Wikipedia Commons – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Os desenhos nas paredes e inscrições são conhecidos desde os primórdios da antiguidade, mas se falarmos sobre graffiti, um grande número de habitantes da Roma Antiga distinguiram-se.

Eles deixaram mensagens publicitárias nas paredes, insultos, declarações de amor, reclamações e histórias aos quadradinhos. Uma dessas caricaturas, de um tipo de personalidade política, foi preservada muito bem em Pompeia.

Nos tempos antigos, os escritos eram deixados nas paredes e não eram precisamente caracterizados por uma boa gramática e muitas palavras evidenciavam erros.

Mas não vale a pena repreendê-los. Desde então, precisamente graças a esses “artistas”, sabemos muito sobre a vida dos antigos romanos. Para além disso, alguns tipos de graffiti podem ser considerados verdadeiras obras de arte.

Jogos infantis

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Jogos infantis – © IgorVetushko / Depositphotos – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Não é de admirar que os filhos da Roma Antiga também tenham gostado da infância, desde as classes altas às classes mais baixas, eles sempre tiveram momentos para a diversão.

Os recém-nascidos tinham objetos semelhantes aos agora conhecidos como rocas e chupetas. Para as crianças um pouco mais velhas, havia aros, papagaios e até meninas que tinham bonecas como hoje.

Outro jogo que é conhecido é o chinês, que é tentar adivinhar o total de moedas que outros participantes mantêm na sua mão fechada.

Afinal, as crianças estavam à procura de diversão e encontravam uma boa maneira de passar o tempo.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.