Início Histórias 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Os romanos deixaram como legado invenções que foram aperfeiçoadas e que continuam a ser utilizadas. 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos.

3014
10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Os romanos deixaram como legado invenções que foram aperfeiçoadas e que continuam a ser utilizadas. Conheça 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos.

A Roma Antiga foi, sem dúvida, um dos maiores impérios da antiguidade. Essa civilização deixou-nos como legado algumas invenções úteis que foram aperfeiçoadas e continuam a ser utilizadas desde então, como por exemplo: jornais, placas na estrada, betão e até táxis equipados com taxímetros.

Reunimos uma pequena lista de coisas normais, para nós, que apareceram nas nossas vidas graças aos habitantes da Roma Antiga.

10 – Comida Rápida

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Termopólio – Comida rápida – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

A preparação de alimentos na Roma Antiga, nas casas dos ricos, era da responsabilidade dos criados ou cozinheiros, às vezes pagando uma quantia impressionante.

Além disso, mesmo nas casas dos ricos, as cozinhas eram pequenas e estreitas. Mas, parece que nem todos os antigos romanos preparavam a sua comida em casa. Por exemplo, durante as escavações em Ostia, num grande número de casas, em geral, não se descobriu uma cozinha.

Entre as pessoas comuns estavam estabelecimentos de fast food: popina (bar) e termopólio. O termopólio apresentava-se como um pequeno estabelecimento com um balcão que saía para a rua, no qual havia incorporado panelas com comida, que era aquecida com fogo.

Os pratos eram simples: feijões, lentilhas, ervilhas e também vinho misturado com água quente. Os visitantes costumavam comer em pé, embora em alguns sítios houvesse lugares para as pessoas se sentarem.

9 – Direito de Veto

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Direito de Veto – © Album / Prisma / EAST NEWS – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Como certamente já sabe, a palavra “veto” é traduzida do latim como “[eu] proibir”. O primeiro direito de veto como instituição social apareceu na Roma Antiga, onde cada um dos dois cônsules poderia bloquear a decisão de outro cônsul, e cada fórum público tinha o direito de vetar a lei, aceite pelo Senado.

Nos nossos tempos, esse direito é usado por chefes de estado e também frequentemente por membros do Conselho de Segurança da ONU.

É importante notar também que um grande número de sistemas de direito dos Estados europeus tomou como base precisamente a lei romana, que ainda hoje é estudada por estudantes de Direito.

8 – Táxi

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Táxi – © Album / Prisma / EAST NEWS – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Os “táxis” da Roma Antiga consistiam de um vagão que tinha atribuído aos eixos um tipo de taxímetro: uma caixa na qual, após cada etapa que passava (uma etapa, cujo comprimento era de aproximadamente 200 metros), uma pedra caía.

No final da viagem, o passageiro pagava ao motorista de acordo com a quantidade de pedras na caixa.

7 – Betão

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Betão – © Gauss Ulrike / East News – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

O betão foi descoberto nos primeiros mil anos e foi usado principalmente na Roma Antiga. Nesta região, os componentes para a produção de betão eram sempre de fácil acesso, como pozolanas (uma mistura de cinza vulcânica, pedra-pomes e tufo calcário) e brita.

Os romanos usavam betão para a construção de edifícios públicos, incluindo o Panteão de Agripa, cuja cúpula (na foto) até hoje é considerada a maior do mundo entre estruturas similares, feitas de betão não reforçado.

6 – Redes de Esgotos

10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos
Redes de Esgotos – © AKG Images / East News – © Wikipedia Commons – 10 coisas incríveis que temos hoje graças aos romanos

Os romanos não foram exatamente os primeiros a descobrir o que fazer com as águas residuais: as redes de esgotos mais antigas foram descobertas durante escavações nos territórios da Índia e da Babilónia.

Mas a maior de todas as descobertas desse tipo foi precisamente a Cloaca Máxima, que foi realizada do ano 616 a 579 a.C.. Presume-se que a sua construção poderia ter sido iniciada pelo imperador de Roma, Lucio Tarquinio Prisco.

O grande esgoto é formado por um canal coberto por conjuntos de pedras de até 3 metros de largura e mais de 4 de profundidade pelo qual, na antiguidade, saía o lixo da cidade.

Ao contrário de outros sistemas simples de esgoto, isto está bem preservado e em funcionamento até hoje.

(cont.)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.