Os 10 países mais poluidores do mundo

Numa época em que importa alertar para o cada vez mais evidente aquecimento global, descubra os 10 países mais poluidores do mundo.

1
10834
Poluição

É um facto que a industrialização trouxe desenvolvimento e riqueza aos países, mas também é certo que é o principal causador de um efeito com proporções globais e pouco saudáveis para o planeta e para a vida dos seres vivos. A poluição faz parte da sociedade moderna, todos os países querem estar na vanguarda da tecnologia, principalmente os mais desenvolvidos ou com economias emergentes. Basta dizer que seis países do G8 constam desta lista dos 10 países mais poluidores.

Há acordos sobre a quantidade de emissões de gases, que provocam o efeito de estufa, para a atmosfera mas a verdade é que muitos países sacrificam o planeta na perseguição dos objectivos industriais e económicos, contribuindo para a degradação do meio ambiente e extinção de algumas espécies. Nos últimos anos houve um ténue progresso no controlo destas emissões com o objectivo de tentar aumentar a esperança de vida do nosso planeta.

Para comparação, saibam que as emissões de CO2 em Portugal em 2009 foram de 75,3 milhões de toneladas e que todos os anos uma fatia significativa deste valor se deve aos fogos florestais.

10. Irão

poluição11

O décimo país desta lista produz 471 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. O Irão tem grandes problemas de poluição do ar. Em Teerão o ar é tão poluído que um oficial Iraniano o descreveu de “suicídio colectivo”. Também a sua fonte primordial de água está contaminada. O lixo doméstico e os químicos das fábricas que são deitados no Mar Cáspio ameaçam seriamente a sua ecologia.

9. Coreia do Sul

Pollution
Pollution

A Coreia do Sul é o nono maior poluidor com 514 milhões de toneladas de dióxido de carbono emitidas por ano. Desde o boom económico do país nos anos 60, a industrialização e a procura pelas mais recentes tecnologias aumentou. Num país que está constantemente na vanguarda da técnica e sendo estas tecnologias desenvolvidas internamente, o sector industrial e as actividades transformadoras são tremendas. Os fumos que as fábricas e os meios de transporte lançam para a atmosfera libertam gases que podem provocar chuvas tóxicas.

8. Reino Unido

poluição5

O Reino Unido produz 586 milhões de toneladas de dióxido de carbono anualmente. Mesmo com o crescente esforço de utilização de energias mais eficientes, a poluição produzida pelos meios de transporte continua a ser um dos grandes problemas e os números continuam a aumentar com o crescente consumo de combustíveis fosseis como o petróleo e o carvão. Contudo o Reino Unido tem o maior sistema de produção de energia eólica do mundo e planeia desenvolver ainda mais o seu projecto de energia sustentável.

7. Canadá

poluição7

O Canadá deve aparecer nesta lista como uma surpresa para muitas pessoas, pelo menos para nós foi. Produz 614 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. Como estamos habituados a ouvir falar neste país devido ao seu alto nível de vida,  não suspeitava-mos dos seus altos níveis de poluição. Os maiores responsáveis são as empresas de exploração mineira, os meios de transporte e os químicos libertados para o ar e água.

6. Alemanha

poluição9

A Alemanha tem um ambicioso projecto para reduzir as emissões de dióxido de carbono a uma taxa de 3% por ano para cumprir com os objectivos assumidos com os  restantes países da zona euro, mas o valor que ainda produzem é de 858 milhões de toneladas. O governo alemão também encoraja os cidadãos a cortar no uso de electricidade, com o objectivo de reduzir até 2020 os consumos em 13%. Têm também planos para melhorar as centrais de energia, de modo a reutilizar algum do calor que produzem.

5. Japão

poluição2

Se até aqui os valores apresentados eram ridículos, a partir desta posição são catastroficamente ridículos. O Japão produz 1.247 milhões de toneladas de CO2 por ano. Planeia cortar as emissões em 25% à semelhança de outros países. A responsabilidade destes valores cai sobre as grandes áreas urbanizadas, industrializadas e os transportes. A agência ambiental japonesa tomou medidas de modo a reduzir as emissões ao regular os automóveis e apertando os controlos sobre as emissões de dióxido de nitrogénio.

4. Índia

poluição

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, com um total de 1,139,964,932 pessoas. Como resultado disso o país emite para a atmosfera 1,293 milhões de toneladas. A Índia está fortemente industrializada e está a crescer em termos de produção e exportação. Além das elevadas emissões, as pessoas estão a pagar um preço caro por este desenvolvimento e até as crianças são exploradas nas grandes fábricas.

3. Rússia

An elderly man exercises in the morning as he faces chimneys emitting smoke behind buildings across the Songhua river in Jilin

Apesar de ter uma população menor que a dos países que mais poluição produzem, a Rússia emite 1.704 toneladas de CO2 anualmente. Como o Japão a Rússia quer reduzir a emissão de gases para a atmosfera em 25%. Estes planos ficam envoltos em dúvida com a intenção dos líderes do país em iniciar a exploração das vastas reservas de petróleo do Árctico e com a construção de plataformas no Oceano Árctico.

2. Estados Unidos da América

polui3

Até 2007 os Estados Unidos era o país mais poluidor, e hoje ainda compete por esse lugar com um total de 5,833 milhões de toneladas de gases emitidos. Com uma das maiores indústrias de petróleo do mundo, os EUA consomem 18,690,000 barris de petróleo por dia, mais do que qualquer outro país. A sua população excede os 310 milhões de pessoas o que significa que há cada vez mais gente a usar os derivados do petróleo em transportes, produção de comida, em casa e no trabalho.

1. China

poluição4

A China ganha claramente o título de país mais poluído do mundo com 6,018 milhões de toneladas de gases emitidos por ano. Não constitui grande surpresa, já que grandes quantidades de bens são produzidos naquele país e exportados para todo o mundo. A China também tem a maior população do mundo, com 1,324,655,000 de habitantes e por isso as suas necessidades energéticas são colossais, quase todas satisfeitas à base do consumo de combustíveis fósseis.

1 COMENTÁRIO

  1. A responsabilidade de ter um planeta mais saudável é de cada um de nós. Podemos poupar eletricidade, gás, comprar menos brinquedos e outros artigos desnecessário, evitar o carro.
    Mas o que eu mais gosto de ver são os famosos a dar a cara elo ambiente quando não se privam de nada para evitar a poluição. É só para darem a cara, mas que andem mais a ppé, que andem de transportes publicos, que comprem menos bens desnecessários, que viagem menos, etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here