Início Histórias Ilha Sentinela do Norte, o lugar mais hostil do mundo

Ilha Sentinela do Norte, o lugar mais hostil do mundo

Os sentineleses estabeleceram-se na região há 60 mil anos e recebem os visitantes com violência. A Ilha Sentinela do Norte, o lugar mais hostil do mundo.

2208
Ilha Sentinela do Norte, o lugar mais hostil do mundo
Ilha Sentinela do Norte, o lugar mais hostil do mundo

_

_

Ilha Sentinela do Norte, o lugar mais hostil do mundo

É difícil acreditar que existem pessoas no mundo que nada sabem sobre televisão, nunca viram um carro ou roupa confecionada. Contudo, ainda existem tribos que estão completamente à parte da civilização global e não mantêm qualquer tipo de contacto com o mundo exterior.

Com quase 60 mil anos de idade, a Ilha Sentinela do Norte é uma parte das ilhas de Andaman e Nicobar, que fica no Oceano Índico, entre Mianmar e Indonésia. Lá, é o local onde existe uma das tribos mais isoladas do planeta. Os sentinelenses são tão hostis ao contacto externo que a ilha foi considerada o lugar mais difícil do mundo para se visitar.

Os sentinelenses parecem ser descendentes diretos dos primeiros seres humanos que surgiram a partir da África. A quantidade de habitantes ainda não pode ser certificada, mas estima-se que existam entre 40 e 500 nativos.

Não importa o caráter do visitante, ao chegar às margens da ilha, seja de propósito ou por acidente, os ilhéus recebem os intrusos quase sempre da mesma forma: com lanças e flechas, em posição de ataque.

Presentes, como alimentos e roupas, não têm importância para eles. Essa hostilidade chegou ao ponto de os nativos oferecerem resistência às missões de salvamento após o tsunami em 2004.

No momento em que o tsunami desastroso atingiu o Oceano Índico, um grupo de socorristas ofereceu ajuda para os sentinelenses, através de um helicóptero da marinha indiana. Eles queriam encontrar e ajudar os sobreviventes, embora as chances fossem pequenas.

Tentaram descer pacotes de comida para o chão, mas foram recebidos com a hostilidade dos nativos, inclusive um guerreiro sentinelense surgiu da selva densa e atirou uma flecha tentando atingir o helicóptero.

Não se sabe muito sobre este povo tribal: a linguagem é estranha e os hábitos desconhecidos. As suas habitações estão escondidas na mata densa e fechada, por isso não existe nenhuma pista sobre como vivem.

Tudo o que se sabe é que os sentinelenses são caçadores e coletores, pois eles não cultivam nada, ao que se julga.

Vivem de frutas, peixes, tubérculos, porcos selvagens, lagartos e mel. A Índia tem a soberania sobre Sentinela do Norte, mas acredita-se que as pessoas dessa ilha nem sequer sabem o que é a Índia.

Depois de várias tentativas fracassadas para se conseguir um contacto amigável, o governo indiano finalmente afastou-se e fez com que todas as visitas à ilha fossem proibidas.

(cont.)

2 COMENTÁRIOS

  1. O mundo moderno e’ a doenca! Demais “povos” contemplem o que vcs ja foram no passado, mulheres e homens capazes, no vigor de sua forma fisica, livres, independentes, soberanos, senhores de si-mesmos. Clareza mental, corpo imaculado, livre dessas nojeiras farmaceuticas que mantem as pessoas cronicamente doentes, e livres tambem de outras prisoes psicologicas e materiais, livres de impostos, estados, governos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.