Relatos de emigrantes brasileiros em Portugal

Este artigo é dedicado aos Brasileiros que decidiram morar em Portugal. São relatos de emigrantes, pessoas normais, como você que está lendo aqui, agora…
Relatos de emigrantes brasileiros em Portugal
Como vai ver, cada emigrante tem as suas dificuldades quando chega, assim como tem as suas paixões…. Uns amam as praias, outros amam a culinária, mas todos têm algo em comum: saíram do seu país de origem e recomeçaram a vida em Portugal.

Ser emigrante pode brilhar aos olhos de muitas pessoas, às vezes é o sonho americano, outras vezes o sonho europeu, mas não é fácil ser emigrante em qualquer país do mundo. Este artigo servirá como informativo para quem está chegando.
Relatos de emigrantes brasileiros em Portugal
Um emigrante é um guerreiro, e ninguém se torna guerreiro sem luta! Conheça agora um pouco destes guerreiros.
Rodrigo Lopes, 37 anos, de Sorocaba, interior de São Paulo

O que levou você a escolher Portugal como Destino?
Fui para Portugal com 21 anos, em 2001, meu irmão mais velho não estava passando um bom momento no Brasil , ele a esposa conheciam um casal que estavam dispostos a ir também para Lisboa e resolveram ir, em fevereiro de 2001 e eu, aproveitando o embalo, fui em maio.
Está à quanto tempo em Portugal?
Morei 14 anos em Portugal.
Quais foram suas maiores dificuldades?
Passamos dificuldades é verdade, teve momentos em que tinha pouca comida… Nessa época a maior dificuldade penso que era um pouco racismo , muito preconceito para os brasileiros e os de outras nacionalidades, mas tudo foi melhorando com o tempo , obtenção de vistos , trabalhos melhores.
O que mais gosta em Portugal?
Eu vejo que em Portugal o dinheiro tem valor, o custo de vida é baixo, para conseguir estruturar sua vida você não leva anos, a segurança é muito melhor , escola também, hospitais também são excelentes. No momento estou no Brasil, mas estou de malas prontas para retornar a Portugal ainda este ano com minha família.
(cont.)
Eu perdi o bonde da historia. Deveria ter ido morar na terrinha quando era mais nova. Agora, é tarde. Lamento profundamente. Mas, para compensar, vou frequentemente, à passeio
Gosto muito de todas as publicações. Obrigada