_
10 ideias erradas que os brasileiros têm sobre Portugal

Como em todos os países, em Portugal encontraremos um povo peculiar, isso é facto. A questão é que essa peculiaridade nem sempre é vista de forma natural e muitos costumam ter ideias totalmente erradas sobre como realmente são os portugueses.
Com várias visitas ao país eu já ouvi de tudo de colegas (inclusive de profissão) brasileiros. Alguns pensam que em Portugal só encontraremos coisas velhas. Outros pensam que o país é uma praia de Espanha (sim, é absurdo), outros pensam que as mulheres portuguesas são bigodudas.
Gente, na boa tudo isso é uma grande balela. Então, para derrubar alguns mitos, resolvi falar sobre as 10 ideias erradas que os estrangeiros (especialmente os brasileiros) têm sobre os portugueses.
Eles não passam a vida comendo bacalhau

Sim, eles possuem receitas suficientes de bacalhau para comer uma refeição diferente em cada dia do ano, mas isso não significa que passem a vida comendo apenas isso. Além disso, com uma dieta mediterrânea tão rica e variada, quem precisa comer bacalhau todos os dias?
As mulheres portuguesas não têm bigode

Aliás, podem ter a certeza que as mulheres portuguesas são das mais belas do mundo.
Quanto à história do bigode… bem… os espanhóis dizem que as portuguesas têm bigode, os franceses dizem que as espanholas têm bigode e os alemães dizem que as francesas têm bigode.
É uma implicância entre nações, bem parecida com nossa questão entre brasileiros e argentinos.
Portugal não é apenas mar e sol

Quem se atreve a dizer uma coisa dessas é porque não conhece nada sobre esse lindo e diverso país. Provavelmente nunca visitou as espetaculares aldeias de xisto ou as aldeias caiadas de branco no Alentejo.
Nem sequer sonha com a beleza das ilhas dos Açores e da Madeira. Ahhh… e pode mesmo existir dias de muito frio por Portugal sim, especialmente no norte do país.
Nem todos possuem famílias enormes

Havia sim um tempo em que cada casa tinha 6 ou 7 filhos, assim como aqui no Brasil. A média de filhos por mulher é hoje uma das mais baixas do mundo. Mesmo assim, a noção de família portuguesa é realmente mais volumosa.
Não se admirem portanto se, na mesa de Natal, estiverem sentadas 40 ou 50 pessoas, entre tios, primos e aqueles familiares afastados que eles só veem 1 ou 2 vezes por ano. Eles amam juntar todo mundo em datas especiais.
(cont.)
Olá sou portuguesa e amei ler alguns posts desse blog
Obrigada pela forma fantástica como descreve os portugues e Portugal! Vivi 5 anos em São Paulo então entendo muito bem muito do que escreve! Parabéns pela escrita leve e muito envolvedora, impossivel ficar apenas com a leitura de um só post queremos sempre saber mais alguma coisa!
Abraço e continue escrevendo pois você é nota 10!
Abraço e felicidades
Podemos ainda adicionar como informação complementar que ,com o estabelecimento do reino de Portugal em 1139, a sua indepêndencia foi reconhecida em 1143. Em 1297 foram definidas as fronteiras nos tratado de Alacanizes , tornando Portugal no mais antigo Estado Nação da Europa. Essas fronteiras se mantêm até aos dias de hoje com exepção do território de Olivença.
[…] A cultura de Portugal é muito preservada pelos portugueses, que buscam manter as tradições e passar de geração para geração. Nessa matéria vamos contar um pouco sobre os costumes de Portugal. […]
[…] a lista do que pensam encontrar, escritas por um brasileiro. Todos os brasileiros quando chegam a Portugal pensam estas 20 […]
[…] Como vai ver, cada emigrante tem as suas dificuldades quando chega, assim como tem as suas paixões…. Uns amam as praias, outros amam a culinária, mas todos têm algo em comum: saíram do seu país de origem e recomeçaram a vida em Portugal. […]