Drave é uma aldeia única! Se gosta de natureza e paisagens deslumbrantes, siga o nosso conselho e vá visitar Drave, a aldeia mágica que encanta.
Drave tem tudo o que se precisa para se viver uma experiência absolutamente memorável, pois é única. Esta aldeia representa uma viagem mágica, fazendo-nos explorar a riqueza de outros tempos, além de conceder espaço para viajarmos em nós mesmos. O silêncio e os seus encantos fazem com que haja maior disponibilidade para a reflexão.
Visitar Drave, a aldeia mágica perdida nas montanhas
A aldeia “abandonada”
Drave encontra-se desabitada, sendo uma aldeia que se encontra parada no tempo. Nesta aldeia não há eletricidade, nem água canalizada. Não há saneamento, nem gás, nem lojas, nem restaurantes.
Todos os relógios deveriam parar sempre que por ali se passa, pois a passagem do tempo não faz muito sentido em Drave. Há mais de uma década que não vive ninguém nesta aldeia que integra o Geoparque de Arouca. Tal facto, não impede que ela seja frequentemente visitada…
Localização: como chegar a Drave?
A aldeia de Drave encontra-se localizada entre a Serra da Freita, a Serra de São Macário e a Serra da Arada (faz parte do Geoparque de Arouca, no distrito de Aveiro). Portanto, está num espaço onde só se chega a pé.
A aldeia mais próxima é Regoufe, que se encontra a 4 kms, podendo deixar aí o carro, seguindo depois o percurso a pé.
Informações úteis
Coordenadas GPS de Drave: N 40º 52´48″ – W 8º 8´36″.
Morada: Drave, 4540-282, Covelo de Paivó, Aveiro, Arouca, Drave
Breve história
É no reinado de D. Dinis que surge a primeira referência a Drave, a qual remonta ao século XIV. Ao longo do tempo, foi sendo habitada, tendo o telefone chegado à aldeia apenas em 1993. No entanto, encontra-se desabitada há mais de uma década.
O presente
Esta aldeia é “mágica”, integrando-se na paisagem de uma forma encantadora, contribuindo para um cenário absolutamente deslumbrante. As casas típicas da aldeia, a beleza natural, a igreja, o rio… são muitos os encantos que tornam Drave numa atração turística.
O Corpo Nacional de Escutas (CNE) adquiriu cerca de 1/3 da aldeia em 1995. Desde o início do milénio que o CNE tem conduzido vários trabalhos de reabilitação da aldeia. Abriu a sua Base Nacional da IV/Drave Scout Centre, um centro escutista destinado a caminheiros (com escuteiros que se encontram entre os 18 e os 22 anos). Este centro recebe todos os anos milhares de caminheiros portugueses e estrangeiros que colaboram entre si na reconstrução e manutenção desta aldeia.
Vídeo de: naturezas.com
Atividades: o que fazer em Drave?
Fazer um piquenique em família ou com amigos
Levar a comida na mochila é uma prática comum para quem visita Drave. Na ausência de restaurantes, lojas ou supermercados, esta é a única forma de se comer no local.
Estando em grandes grupos (em família ou com amigos), pode aproveitar, estender a toalha e realizar um belo piquenique, partilhando a comida e contemplando a maravilhosa paisagem.
Ir a banhos e dar uns mergulhos!
É uma das atividades preferidas de quem não resiste aos encantos das várias lagoas e cascatas que se encontram ao longo do percurso.
O trilho
Fazer o trilho PR 14 é “a” atividade mais natural. É viver na íntegra a experiência de visitar Drave, a “Aldeia Mágica”, como é conhecida. Drave encontra-se a quase 1000 m de altitude e o trilho que liga Regoufe a Drave tem cerca de 4 quilómetros. Não é particularmente difícil.
O percurso pedestre pode fazer-se com muitos encantos envolventes, que oferecem uma paisagem distinta, de acordo com a estação em que se esteja, sendo que o verão é a melhor estação para fazer o trilho, pois podem-se desfrutar das lagoas e das cascatas da Ribeira de Palhais. Porém, como é uma estação muito quente torna o percurso bem mais penoso, pois não há sombras.
Informações práticas sobre o trilho
– O percurso não é circular.
– Distância: 4 km (8 km ida e volta).
– Tempo estimado: O percurso demora 2 horas e tem grande exposição solar!
– Dificuldade do trilho: Fácil/Moderada.
– Local de Partida/Chegada: Capela de Regoufe.
Pontos de interesse
Dois espigueiros de grandes dimensões
Encontram-se à entrada do aglomerado, na zona mais baixa, servindo toda a aldeia.
Casas de habitação
Estas construções (predominantemente de xisto) podem ser encontradas ao longo da encosta. As casas possuem anexos destinados à agricultura, nomeadamente palheiros, currais, espigueiros e azenhas.
Capela de Nossa Senhora da Saúde
Esta construção revestida a cal e com telhado de telha cerâmica encontra-se no centro da aldeia de Drave.
O Solar da Drave
Esta construção consiste numa casa com balcão e dois pisos. O piso superior é revestido a cal.
As piscinas naturais e as cascatas
Descer até à Ribeira de Palhais é uma experiência obrigatória pois, além de se aproveitar a sombra, pode sempre refrescar-se nas piscinas naturais e nas cascatas. É um espaço encantador onde se pode realizar um piquenique para descansar e recuperar forças para depois fazer a viagem de regresso.
Recomendações
Faça-se acompanhar de uma mochila leve e confortável;
Coloque na mochila comida e bebida (água, muita água!);
Leve calçado indicado para caminhadas de montanha;
Leve máquina fotográfica/smartphone para eternizar os melhores momentos da caminhada;
Leve um saco para o lixo, respeite a Natureza e traga o lixo consigo.
Verão / primavera
Leve protetor solar, óculos de sol e chapéu.
Outono / inverno
Leve impermeável/capa de chuva.
Leia também:
- Visitar Dornes: o que fazer, onde comer e dormir
- Serra da Estrela: a incrível Casa da Fraga
- Descubra 5 das aldeias mais bonitas de Portugal
Onde dormir?
Drave é uma aldeia isolada e desabitada. Não há espaços para dormir na aldeia. Pode fazer como milhares de escuteiros fazem anualmente e acampar no local. No entanto, se não prescinde do conforto, existem algumas opções de alojamento.
Arouca é a melhor opção para ficar alojado. Fica a pouco mais de 20 km de Regoufe e há diversidade na oferta. No entanto, se procura garantir os melhores preços, recomendamos vivamente que reserve o seu alojamento com o máximo de antecedência possível pois, devido aos Passadiços do Paiva e à Ponte 516 Arouca serem atrações muito populares, durante a época alta (e aos fins-de-semana), as melhores opções de alojamento esgotam com facilidade.
Casa da Árvore – AL (a 52 km de Drave)
Morada: Lugar da Paradinha, 4540-063, Alvarenga, Aveiro, Arouca, Alvarenga
Contactos: +351 914 264 431 [email protected]
Casa Amarela – AL (a 6,1 km de Drave)
Morada: Lugar de Cabreiros, 4540-241, Cabreiros Aveiro, Arouca, Cabreiros
Contactos: [email protected] +351 916 882 039
Casa do Volfrâmio – AL (a 29 km de Drave)
Morada: Rio de Frades, 4540-243, Cabreiros Aveiro, Arouca, Rio de Frades
Contactos: +351 918 100 159 +351 256 946 175 [email protected]
Casa de Vilarinho – AL (a 45 km de Drave)
Morada: Lugar de Vilarinho, 4540-257, Canelas Aveiro, Arouca, Canelas
Contactos: +351 913 309 247 [email protected]
Hotel São Pedro
Morada: Avenida Reinaldo Noronha, nº24, 4540-105, Arouca Aveiro
Contactos: 256 944 580 [email protected] 932 899 182
Mais informações, aqui.