O nosso país tem diversos destinos perfeitos para uma escapadinha. Lugares fascinantes que encantam pela sua história, pela sua beleza, pela sua tranquilidade. O seu conjunto de atrações ajuda a saber mais sobre o seu passado. Um desses locais merecedores de uns dias de exploração é Castro Daire. Esta vila proporciona uma experiência maravilhosa a quem a visita.
Visitar Castro Daire, a vila mágica no Centro de Portugal
A vila de Castro Daire encontra-se presente na região Centro, mais precisamente no distrito de Viseu. A Vila de Castro Daire está situada no cume de um monte. O topónimo da vila tem origem num antigo castro que estava localizado na parte mais elevada deste lugar.
Ela beneficia de uma heterogeneidade geográfica que lhe permite apresentar um encanto peculiar. A sua beleza é distinta. Encontra-se enquadrada por um verde absoluto de vegetação luxuriante. A paisagem local conjuga o vale do Rio Paiva e a Serra do Monte, o rio e o planalto.
Desta forma, todas as pessoas que visitam Castro Daire podem viver uma aventura memorável, repleta de sensações. Partir à descoberta desta vila permite-nos saciar toda a curiosidade. Há construções fantásticas, além de paisagens de cortar a respiração. A rede de miradouros que se encontra por aqui apresenta vistas verdadeiramente arrebatadoras.
Sabe-se que neste espaço territorial habitaram romanos, devido ao aparecimento de documentos epigráficos. Noutros tempos, várias pontes romanas desempenharam um papel importante neste local. Entre elas estava a Ponte Pedrinha. Esta construção foi demolida em 1877.
O Centro Histórico de Castro Daire é merecedor de uma visita. A oportunidade de passear pelo Bairro do Castelo é enriquecedora. O Pelourinho é um elemento que conta um pouco da história da vila. O Solar dos Aguilares é outro elemento que interessa a quem visita a vila.
O património geológico e natural no território de Castro Daire ajuda a revelar que neste espaço houve muitos acontecimentos relevantes. Há por aqui diversos geossítios de interesse. Entre eles destacam-se: o Penedo do Nuno, o Penedo Pudim e o Taffoni de Faifa. A Cascata da Pombeira é outra atração natural que merece a nossa visita.
Os amantes das caminhadas podem realizar um dos oito percursos pedestres que Castro Daire tem. Além da maravilhosa beleza da paisagem local, na qual o rio Paiva ganha protagonismo, poderá descobrir a exuberante fauna e flora.
Em Castro Daire, encontrará um destino perfeito para o relaxamento e para viver momentos de lazer. Por isso, são cada vez mais as pessoas a escolherem este local como local para uma escapadinha.
O património cultural e edificado da vila de Castro Daire revela a sua riqueza histórica. As construções religiosas são atrações relevantes desta localidade, destacando-se a Igreja matriz de Castro Daire.
Há ainda um conjunto de capelas que demonstra o interesse do povo local pela matéria religiosa, nomeadamente a Capela das Carrancas, a Capela do Mártir S. Sebastião, Capela do Desterro e Capela de Santo António. O Palácio da Justiça é outra construção importante na vila.
O Museu Municipal de Castro Daire é outro espaço icónico. Ele está situado no centro da Vila, encontrando-se presente na Casa da Cerca: seguramente um dos edifícios mais emblemáticos da vila.
Uma das melhores experiências que se pode ter neste espaço geográfico é visitar a Praia Fluvial da Folgosa, um local de visita obrigatória nos meses quentes de verão. A tentação de dar um mergulho nas suas águas calmas e refrescantes revela-se algo de verdadeiramente memorável.
Castro Daire pode ser visitada ao longo de todo o ano. No entanto, existem festas e romarias, feiras e festividades, que tornam a experiência particularmente interessante, como o Dia de São Pedro (padroeiro de Castro Daire) que se celebra a 29 junho.
As Festas Populares da Vila de Castro Daire realizam-se na última quinzena de junho. O dia 3 agosto é marcado pela Feira e Festa da Senhora da Ouvida. A Nossa Senhora da Soledade é realizada no dia 15 de agosto. Já no mês de setembro realizam-se as Festa das Colheitas.
Aproveite a sua visita à vila para se deliciar com o tradicional Bolo Podre.
Também poderá gostar de ler:
- Alpedrinha, a Sintra das Beiras no Centro de Portugal
- Penhas da Saúde: uma aldeia apaixonante na Serra da Estrela
- 5 lindíssimas aldeias para visitar no Alentejo
Levadas, Vitoreira, Meã e Pereiró são aldeias de xisto que se encontram nas proximidades e que também merecem ser visitadas.
As Termas do Carvalhal encontram-se no território do município e são reconhecidas como uma das melhores estâncias termais de Portugal. Os ótimos acessos são uma mais-valia destas Termas, que se encontra num cenário bastante agradável.
Este é um espaço muito procurado para o tratamento de diversos problemas de saúde. Compreende-se que as termas sejam cada vez mais vistas como uma opção de lazer pelo serviço de qualidade e pelo bem-estar que promovem.
A Casa do Vila é um alojamento local, uma das opções que tem para ficar uns dias.
Morada: Rua Direita, nº8, 3600-598 Reriz
Contactos: (+351) 913 911 993 / [email protected]